TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenamento e implementação de inovações tecnológicas na gestão de fluxos de materiais

Projeto de pesquisa: Armazenamento e implementação de inovações tecnológicas na gestão de fluxos de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 7

Logística

Enviado por 313122720, nov. 2013 | 8 Páginas (1898 Palavras) | 1 Consultas

|

• 4.5

• 1

• 2

• 3

• 4

• 5

|

Denunciar

|

VOCÊ

GOSTOU DISTO?

DIGA AOS SEUS AMIGOS...

Envie

Centro Universitário UNA

Débora Everlyn

Eduardo Leite

João Pedro Alves

Ricardo Drumond

Armazenagem e Implementação de Inovações Tecnológica na Gestão de Materiais

Belo Horizonte

2013

Débora Everlyn

Eduardo Leite

João Pedro Alves

Ricardo Drumond

Armazenagem e Implementação de Inovações Tecnológica na Gestão de Materiais

Seminário apresentado como requisito de avaliação do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário UNA para aprovação na disciplina de Gestão de Recursos Materiais.

Professor orientador: Luis Francisco Chabot Olmo

Belo Horizonte

2013

1 INTRODUÇÃO

A armazenagem compreende uma das áreas mais importantes na gestão de materiais, já que através de seu bom gerenciamento pode-se conseguir um custo total menor e um nível mais elevado de serviço ao cliente. A armazenagem diz respeito ao estoque de produtos entre o ponto de origem e o ponto de consumo, sendo relacionada tanto ao estoque de produtos na forma de matéria-prima, ou seja, antes de passar pelo processo de manufatura, quanto ao estoque do produto acabado, aquele que está pronto para ser distribuído para os clientes.

Visto que a armazenagem é um processo altamente crítico e complexo, que envolve grande parte do sistema logístico, é preciso que se definam estratégias e que se faça uma boa gestão da armazenagem de materiais para obter o resultado desejado, o queleva à importância da implementação de inovações tecnológicas na gestão de materiais.

É habitual (e necessário) que as empresas atualmente se valham de inúmeros tipos de sistemas integrados para auxiliá-las em suas tomadas de decisão, bem como no acompanhamento de rentabilidade, produção, vendas, serviços ao cliente, entre outros. Esses sistemas também desempenham um papel importante na gestão da armazenagem.

Considera-se também como inovação tecnológica, além dos sistemas integrados, os computadores, impressoras de código de barra, leitores óticos dentre outras soluções ligadas à tecnologia que auxiliam e melhoram o desempenho do processo logístico.

Levando em conta a relevância do tema, trataremos os assuntos ligados à armazenagem e seus diversos tipos, além da importância da inovação tecnológica para a gestão de materiais na cadeia de suprimentos.

1.1 Objetivo geral

Apresentar os conceitos de armazenagem e inovação tecnológica e sua aplicabilidade na gestão de materiais.

1.2 Objetivos específicos

a) Definir o que é armazenagem;

b) Apresentar os principais tipos de armazém e armazenagem;

c) Identificar como a inovação tecnológica pode ser aplicada na gestão de materiais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Sustentação teórica

Segundo Lopes e Souza (2006), a função armazenagem compreende as atividades de guardar, localizar, manusear, proteger e preservar os materiais comprados, produzidos e movimentados por umaempresa, com o objetivo de atender às suas necessidades operacionais. Esses materiais podem se tratar de materiais de consumo, de transformação (nesse caso a matéria-prima), ou materiais de revenda, que são aqueles que uma empresa compra acabado com o intuito de revendê-lo.

Já Lambert (1998) descreve armazenagem como parte integrante de todos os sistemas logísticos. Ele acrescenta ainda que a armazenagem possui um papel vital em proporcionar o nível desejado de serviço ao cliente e um custo total menor para as empresas.

Fleury, Wenke e Figueiredo (2000) evidenciam as profundas transformações pelas quais a armazenagem tem passado nos últimos anos, e ressalta que a armazenagem é uma das áreas mais tradicionais do sistema logístico.

Entre essas transformações, estão à necessidade da implementação de recursos tecnológicos que possam auxiliar no processo de armazenagem. Fleury, Wenke e Figueiredo (2000) destacam que no Brasil, por exemplo, torna-se cada vez maior o número de projetos de automação na armazenagem, desde os mais simples que envolvem sistemas de separação de pedidos, até os mais sofisticados em que toda operação tem o mínimo de intervenção humana.

A implementação da inovação tecnológica na gestão de materiais torna os processos, sejam de armazenagem ou o processo logístico em geral, mais eficiente e eficaz, reduzindo o custo total e, por consequência, aumentando a competitividade da empresa no mercado.Fleury, Wenke e Figueiredo (2000) destacam ainda que a implantação de sistemas automáticos, seja de movimentação de materiais, ou gerenciamento de operações, é, na verdade, uma reação às demandas de um novo ambiente de negócios, em que os clientes estão mais exigentes e a competição entre as empresas mais acirrada.

TIPOS DE ARMAZÉM

De acordo com LOPES (2006) a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com