TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo “SWOT e BSC e a seleção brasileira de futebol masculino”

Por:   •  4/11/2018  •  Artigo  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Artigo “SWOT e BSC e a seleção brasileira de futebol masculino”

Nome completo aluno/autor: Adriana F

E-mail:

Introdução

Minha definição de visão: uma frase que defina as metas de longo prazo para uma organização, pensando no contexto futuro onde ela estará inserida, e neste cenário futuro o que se espera para entregar aos acionistas. Ela é definida pela alta direção, cascateada para demais níveis, em objetivos metas, políticas, e planos de ação.

Segue minha sugestão de visão para a seleção brasileira de futebol: Ser o time de esporte mais reconhecido mundialmente, vencedor das copas de futebol masculino de 2022 e 2026.

Entendo como missão uma frase do que se espera da organização na prática contendo onde, como, quem, para quem e para que a organização vai trabalhar e existir.

Segue missão para a seleção brasileira de futebol: Ser a equipe de futebol masculino que representa o Brasil, vencedora reconhecida por toda a população mundial, que aprecia o esporte futebol masculino, através de treino intensivo e melhor escolha dos jogadores.

No mundo inteiro a Copa de futebol masculino é um campeonato a mais ao divertimento. No Brasil, a copa do mundo pára o país. As escolas fecham, os ônibus coletivos param, as estradas ficam vazias... Praticamente a população inteira de uma nação fica à frente da tela para apreciar, criticar, vibrar, torcer peça seleção brasileira. É, sem dúvida, uma paixão nacional reconhecida!

Matriz SWOT e a seleção brasileira de futebol

SWOT é uma matriz de referência para análise do cenário de uma organização. As siglas se referem à palavras em inglês, que em português significam: Fortalezas, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Levantando estes pontos de uma organização em determinado cenário, pode-se avaliar potenciais de melhoria, de possíveis entrantes, de possíveis produtos substitutos, e do grau de competitividade daquela organização, naquele cenário ou contexto.

Segue SWOT de minha autoria para a seleção brasileira para esta copa mundial de 2018:

S: Equipe mundialmente conhecida pela alta performance, ótimo histórico de campeã, o que intimida competidores.

S: Técnico reconhecido Tite nacionalmente, em país onde o futebol é o esporte mais praticado, há um conhecimento das regras e detalhes por toda a população.

S: A maioria dos jogadores fazem parte de clubes mundialmente conhecidas e que dispõe de treinamentos baseados em última geração para aumentar a performance dos jogadores.

W: Pouco treino do time prévio ao campeonato mundial Copa do Mundo.

W: Cada jogador vem de um time diferente que possui diferentes jogadas combinadas, diferentes perfis, é difícil à adequação à um novo time, à um novo perfil de comportamento durante o jogo.

W: A maioria dos jogadores é muito imatura, levam as famílias para a copa, e a atenção dos jogadores muitas vezes fica por conta de atividades e atrativos que não os jogos da Copa.

O: Oportunidade para todos os jogadores se tornarem ídolos reconhecidos mundialmente, mais do que já são.

O: Oportunidade para os jogadores se exporem em outra função diferente da que jogam em seus times de origem, por exemplo, ser mais atacante, mais defesa, etc.

O: A oportunidade para todos os jogadores da seleção brasileira em participar de uma copa do mndo abre portas futuras para eles serem técnicos, após término da carreira de jogador.

T: Há times de países que investiram muito em futebol nos últimos anos, são muito bem preparados e possuem capital para investir em esporte.

T: Os outros times muitas vezes pagam melhor seus jogadores durante as partidas da Copa do mundo o que o Brasil paga, ficando os jogadores mais motivados.

T: O conhecimento sobre o futebol hoje não está apenas em brasileiros, o mundo todo conhece muito bem táticas para se ter sucesso, e treinou jogadas.

Balanced Scorecard e a seleção brasileira de futebol

No meu entendimento, Balanced Score Card, é uma matriz para ajudar no Gerenciamento de uma organização, onde são destacados principais objetivos frente às perspectivas Financeira, de Clientes, de Operação, e de Recursos Humanos. Ela está linkada com a estratégia macro da Organização, que pode ter enfoque em baixo custo, produto ou Soluções completas para os Clientes.

Seguem alguns objetivos levantados para a seleção brasileira de futebol masculino:

[pic 1]

Estratégias da seleção brasileira de futebol

Escrever as estratégias e táticas de jogo da seleção, as jogadas ensaiadas, os esquemas e organização do time e as apostas do técnico... O que deu certo e o que deu errado.

Escrever como foram as avaliações, se tinha acompanhamento a cada jogo, o que era avaliado e se faziam mudanças rapidamente ou não...

(Isto é diagnóstico, como foi)

Visão 2022 seleção brasileira de futebol masculino

Segue minha sugestão de visão para a seleção brasileira de futebol: Ser o time de esporte mais reconhecido mundialmente, vencedor das copas de futebol masculino de 2022 e 2026.

Referências Bibliográficas utilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com