TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO HISTORIA CULTURA AFRO BRASILEIRA

Por:   •  5/7/2016  •  Artigo  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 18

TRABALHANDO A CULTURA AFRO ATRAVÉS DOS LIVROS DIDÁTICOS E ATIVIDADES LÚDICAS

Márcia Fernandes de Souza[1], thamithires@hotmail.com

Michelle de Oliveira Mafra Souza[2], mafra.souza@bol.com.br

RESUMO: Objetiva-se com este artigo analisar o uso do livro didático nas instituições públicas de ensino como mediador entre conteúdos curriculares de História e a recepção do saber pelos alunos, buscando contribuir para a formação de uma sociedade pensante. Baseado nesse pressuposto, busca-se através do trabalho lúdico, apresentar uma forma diferente aos alunos, e assim verificar nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas se contém informações e conceitos com a capacidade de conduzirem à aprendizagem significativa, levando em consideração a realidade onde o aluno está inserido e seu conhecimento prévio ao ingressar numa escola. Visa destacar também a importância do papel mediador do Livro Didático no processo de ensino/aprendizagem sua relação com o professor e os conteúdos curriculares e da consciência de que o Livro Didático, por si só, não transferi saberes, mas sim possibilita a construção do mesmo de forma crítica e ativa. O lúdico por si só, ajudará no processo sócio educativo dos discentes levando em consideração o seu processo de ensino aprendizagem, fazendo com que os mesmos aprendam e conheçam sua verdadeira história. Assim, procuramos entender o processo de rupturas e permanências dos manuais que tratam de conteúdos relacionados à Afro-brasileiros e Africanos. Analisando as mudanças após a aprovação da Lei 10.639/2003 que outorga obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica, demandando um repensar das ações pedagógicas no espaço escolar e no currículo.

Palavras-Chave: Livro Didático; Lúdico, Afrodescendentes e Africanos; Sala de aula.

Abstrac: Objective with this article analyze the use of textbooks in public education as a mediator between curricula of History and the reception of knowledge by the students, seeking to contribute to the formation of a thinking society. Based on this assumption, we seek through playful work, present a different way to students, and thus verify in the textbooks adopted by public schools contains information and concepts with the ability to lead to meaningful learning, taking into account the reality where the student is inserted and their prior knowledge when entering a school. It also aims to highlight the importance of Textbook mediating role in the teaching / learning process their relationship with the teacher and the curriculum content and the awareness that the Textbook, by itself, does not transfer knowledge, but allows for the construction of the same critical and active. The playful alone will help in the educational process of students socio taking into account the process of teaching and learning, so that they learn and know their true history. So we try to understand the process of ruptures and continuities of manuals dealing with Afro-Brazilian and African-related content. Analyzing the changes after the adoption of Law 10.639 / 2003 which gives mandatory teaching of history and african-Brazilian culture and African in Basic Education, demanding a rethinking of pedagogical actions at school and in the curriculum.

Keywords: Textbook; Playful, Afro-descendants and Africans; Classroom.

  1. INTRODUÇÃO

A história do Brasil é marcada pela permissividade jurídica em relação à discriminação e ao racismo em relação às populações de afrodescendentes e de indígenas. No entanto, com a promulgação das leis n° 10.639/03 e n°11.645/08 tenta-se desenvolver e implementar um conjunto de medidas e ações cujo objetivo é acabar com a discriminação e promover a inclusão social e a cidadania para uma parte dos cidadãos brasileiros (PESSÔA, 2010, p. 415). Essas leis são frutos de um processo histórico de lutas que os movimentos sociais desenvolveram com o objetivo de rever os terrores, mitos, teorias, visões históricas e mentalidades a respeito dos povos afro-indígenas e implantadas, de forma impositiva, nos diferentes espaços-tempos de produção de saberes e subjetividades. (SILVÉRIO, 2010, p.91).

O estudo da história e da cultura desses povos passou a ocupar um lugar de obrigatoriedade no ensino. É nesse contexto que a presente pesquisa é desenvolvida a partir do reconhecimento da importância de se promover a valorização de todas as etnias no contexto escolar e em nossa comunidade. O que levou a execução de tal proposta, contudo, não é apenas a obrigatoriedade das referidas Leis, mas também o desejo que temos de minimizar a discriminação e o preconceito a essas duas etnias (índio e afro).

  1. A TRILHA DA PESQUISA

Esta pesquisa, cujos objetivos, métodos e resultados são apresentados neste artigo, foi desenvolvida com a comunidade interna e externa da escola Estadual Leopoldo Neves. Participaram 69 alunos da 7ª série e 86 do Avançar.

Seu objetivo principal é fazer com que o educando tome conhecimento das diferenças étnicas existentes no Brasil através da integração de diferentes materiais didáticos em uma abordagem sistemática e com atividades complementares: artes plásticas, oficinas teatrais, oficinas de histórias em quadrinhos (gibiteca), música e dança, ao longo do ano letivo. Concomitantemente, buscou-se construir a autoestima dos afro-brasileiros e dos indígenas por meio de relações mais humanitárias, conscientizando-os de que cada etnia, por meio de sua cultura, contribui para a formação de um povo único. Assim, é importante valorizar a cultura e os costumes trazidos da África e incorporados à cultura brasileira, bem como os costumes dos indígenas brasileiros; e preservar, incentivar e valorizar as manifestações culturais dos descendentes da imigração Africana e das populações indígenas.

A pesquisa pretende alcançar resultados práticos e teóricos, assim os conteúdos disciplinares foram trabalhados concomitantemente à análise bibliográfica. Ao mesmo tempo em que se buscou aprender, conhecer e assimilar a diversidade cultural que envolve a unificação dos povos poderemos levar nossos alunos, do ensino fundamental e médio, a gerenciar novos conhecimentos e a transformá-los em conceitos inovadores. Dessa forma, acreditamos que os mesmos possam tornar-se agentes transformadores do meio em que vivemos; também procurou-se ajudar na integração dos alunos do ensino fundamental com a comunidade em geral através de um processo de construção de conhecimentos envolvendo os alunos, para que se alcance uma maior sensibilidade em relação aos problemas discriminatórios enfrentados pelos negros e indígenas. O que se quer é que nossos alunos passem a repudiar práticas discriminatórias e se conscientizem sobre a necessidade da igualdade de direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (345.2 Kb)   docx (85.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com