TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições das Teorias da Administração para a Formação das Competências dos Administrador

Por:   •  19/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

As Contribuições das Teorias da Administração para a Formação  das Competências dos Administrador

INTRODUÇÃO

A vida das pessoas depende das organizações e estas dependem do trabalho das pessoas, todas organizações são formadas por pessoas e recursos não humanos como materiais e financeiros. Na sociedade moderna existem varios tipos de organizações, de varios tamanhos, objetivos e caracteristicas diferentes, tem as lucrativas (empresas) e não lucrativas (exercito, igreja).

Toda organização que atinge um certo porte precisa de administração e requer de pessoas qualificadas em diversos niveis hierarquicos, um administrador é responsavel pelo planejamento, gestão e controle da organização e suas funções são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações, sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer.

A teoria geral da administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não importa onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas ou se nas organizações não lucrativas, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.

Corpo do Trabalho

A evolução na administração começou depois da revolução industrial, aonde gerentes de todos tipos de organizações estavam procurando uma maneira de satisfazer as necessidades dos clientes. Muitas mudanças econômicas, técnicas e culturais importantes estavam acontecendo nessa época, Os proprietários e gerentes das novas fábricas estavam despreparados para os desafios que acompanhavam a mudança da produção artesanal em pequena escala para a produção mecanizada em grande escala.

Muitos gerentes e supervisores nessa época eram apenas engenheiros com apenas a orientação técnica e estavam despreparados para a organização de pessoas em grandes grupos em uma fabrica ou sistema e então começaram a focar em  técnicas de gerenciar os recursos de suas organizações com a finalidade de aumentar a eficiência.

Adam Smith em um estudo numa empresa de alfinetes e pregos identificou dois métodos diferentes de manufatura, o primeiro era que todo trabalhador era responsável pelas 18 tarefas envolvidas na produção. No outro, cada trabalhador desempenhava apenas uma ou algumas das 18 tarefas que faziam parte da fabricação.

O resultado dessa comparação das diferentes formas de organizar a produção foi que o desempenho das fábricas em que os trabalhadores se especializavam em uma ou algumas tarefas era muito maior que o desempenho das fábricas onde cada trabalhador desempenhava todas as 18 tarefas para fabricar um alfinete. Smith raciocinou que essa diferença no desempenho devia-se ao fato de que os trabalhadores que se especializavam tornavam-se muitos mais hábeis em suas tarefas específicas e, assim, como grupo, eram capazes de produzir um produto com mais rapidez que o grupo de trabalhadores que desempenhava, cada um, várias tarefas.

A partir das ideias de Smith, Taylor fundamentou seus estudos e criou a administração cientifica, Taylor acreditava que se a quantidade de tempo e o esforço que cada trabalhador gastava para produzir uma unidade de produção pudesse ser reduzida com o aumento da especialização e da divisão do trabalho, o processo de produção se tornaria  mais eficiente.  Ele desenvolveu quatro princípios para aumentar a eficiência no local de trabalho: estudar a maneira como os trabalhadores desempenham suas tarefas, reunir todo o conhecimento informal de trabalho que os trabalhadores possuem e experimentar maneiras de aprimorar o modo como as tarefas são desempenhadas; codificar os novos métodos de desempenhar tarefas em regras escritas e procedimentos operacionais padrão; selecionar cuidadosamente os trabalhadores com habilidades e capacidades que correspondem às necessidades da tarefa e treiná-los para desempenharem a tarefa de acordo com as regras e procedimentos estabelecidos e; estabelecer um nível justo ou aceitável de desempenho para uma tarefa, e então desenvolver um sistema de pagamento que forneça uma recompensa pelo desempenho acima do nível aceitável.

Ford com sua equipe de gerentes de produção desenvolveram a correia deslizante que mudaria para sempre as práticas de produção. A teoria clássica da administração emerge a partir dos estudos de ‘’como criar uma estrutura organizacional que conduzisse à alta eficiência e efetividade’’ a estrutura organizacional é o sistema de relações de tarefa e autoridade que controla como os funcionários usam os recursos para atingir os objetivos da organização. A teoria foi fundamentada por Weber (Teoria da Burocracia) e Fayol, que identificou 14 princípios que ele acreditava serem essenciais para aumentar a eficiência do processo gerencial. São eles:

1. Divisão do Trabalho: As pessoas mais especializados, mais eficiente executar seu trabalho. Este princípio é muito claro na linha de montagem moderna.

2. Autoridade: Os gestores precisam de dar ordens para fazer as coisas. Enquanto a autoridade formal dá-lhes o direito de governar, os gestores nem sempre consegue a obediência, a menos que tenham autoridade pessoal (liderança).

3. Disciplina: Os membros de uma organização deve seguir as regras e convenções que governam a sociedade. Este será o resultado de uma boa liderança em todos os níveis, modalidades de equidade (tais acordos para premiar o desempenho superior) e as sanções por infrações, aplicadas de forma justa.

4. Unidade de Gestão: As operações que têm o mesmo objetivo deve ser abordada por um único gestor de usar um único plano.

5. Unidade de Controlo: Cada funcionário deve ser instruído sobre uma determinada operação, apenas uma pessoa.

6. Subordinação dos interesses individuais ao bem comum: No interesse de todos os funcionários da empresa não deve prevalecer sobre os interesses da organização como um todo.

7. Remuneração: Remuneração de trabalho deve ser justa para ambos os empregados e empregadores.

8. Centralidade: Fayol acreditava que os gerentes devem manter a responsabilidade final, mas eles também precisam de dar autoridade a seus subordinados que eles possam realizar seu trabalho adequadamente. O problema é encontrar o melhor grau de centralização em cada caso.

9. Hierarquia: O online e autoridade em uma organização hoje geralmente representadas por caixas e linhas e linhas de uma organização está acontecendo na ordem de classificação da gestão de topo para os níveis inferiores da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com