TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA & SUAS FORMAS DE APLICAÇÕES

Monografias: TEORIA & SUAS FORMAS DE APLICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.396 Palavras (10 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 10

Rio Branco - Acre

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Funções administrativas........................................................................................4

2.2 Conceitos de patrimônio.........................................................................................5

2.3 Origens de recurso.................................................................................................5

2.4 Analisem de mercado.............................................................................................6

2.5 Demandam oferta e equilíbrio de mercado............................................................6

2.6 Estruturas de mercado...........................................................................................7

2.7 Contabilidade social...............................................................................................8

3 CONCLUSAÕ......................................................................................................... 9

4 REFERENCIAS..................................................................................................... 10

1 INTRODUÇÃO

A seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial.

Teremos uma visão clara do contexto empresarial na vida de uma organização.

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez pequenas e medias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender contexto empresarial proporcionando assim uma proposta, a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis em sua realidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

É o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais. A administração é analisada, por exemplo, pela Teoria das Organizações, dedicada ao estudo sobre a forma como os seres humanos administram os seus recursos humanos, materiais e não materiais e interagem com o meio externo para alcançar os seus objetivos.

Principais mudanças ao longo do tempo e os teóricos que desenvolveu resumem em cinco fases distintas, que realçam aspectos importantes, sendo estes variáveis de acordo com as escolhas e teorias administrativas, que levaram seus estudiosos a buscarem fundamentos para suas conclusões.

Ênfase nas Tarefas - Tem seu inicio com o engenheiro Americano Frederick W. Taylor, que faz da administração uma ciência na qual os princípios são Aplicação de métodos científicos e planejamento de tarefas. Trabalhar a eficiência de cada operário, determinando através da administração o melhor método para realizar o trabalho, os operários são racionais e simplificados, Incentivos salariais e premiação, Especialização do trabalhador, cada trabalhador tem uma tarefa específica dentro de uma produção, com isso ocorre simultaneamente um aumento da eficiência, Estabelece uma uniformidade em toda a empresa, homogeneíza para a redução do desperdício.

Ênfase na Estrutura Organizacional - Fase em que o planejamento e organização de toda a estrutura da empresa permitem melhor direção e controle das atividades. Não tem foco somente na eficiência dos operários, Estão relacionados com esta fase a teoria básica a teoria da burocracia e a teoria estruturalista.

A Teoria Clássica de Henri Fayol tem Normativa e Prescritiva e uma Visão geral e universal à Administração. As funções básicas da empresa de Fayol são funções técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas. Através destes Elementos se constrói o processo administrativo, são eles: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Sempre com Princípio da divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, hierarquia, departamentalização e coordenação.

A Teoria da Burocracia de Max Weber tem a organização formal com Racionalidade e eficiência em alto grau. Que são divididas em 7( sete) dimensões principais para o tipo de burocracia São elas, formalização, divisão do trabalho, princípio da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário. Sobre ponto de vista estritamente técnico a Burocracia para atingir alto grau de eficiência tenta atingir consequências desejadas para a padronização do desempenho humano para alcance de objetivo organizacional. As disfunções da burocracia têm por sua vez a ineficiência e imperfeições que são despersonalização das diretrizes, uso da categorização como técnica do processo decisório, excesso de formalismo e de papelório, conformidade em relação às regras e regulamentos, propensão à defesa de pressões externas.

Teoria estruturalista tem um Sistema aberto com Foco na estrutura organizacional na abordagem múltipla e compreensiva, na análise das organizações, na Analise organizacional e do ambiente externo, nos Conflitos na organização visto como sinal de vitalidade, na Importância da administração do conflito, no Período de intensa transição e expansão.

Ênfase nas Pessoas -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com