TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes Aventuras da Meczada

Por:   •  15/11/2018  •  Tese  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Por se tratar de um tema complexo, fica de certa maneira complicado estabelecer apenas uma influência isolada quando falamos em teorias da administração aplicadas a empresas, pois mesmo que nas formulações teóricas os pensamentos se encaixem e muita das vezes façam sentido de maneira independente, na realidade a situação muda, pois as pessoas tendem a pegar o que acreditam ser as melhores ideias de cada autor.
A estrutura das empresas é construída e moldada conforme a mentalidade de seus criadores, que por sua vez está passível de fusão de ideias, rejeição de determinados princípios, etc.
Assim como é apresentado no início do capitulo 6, gostaríamos de começar o trabalho apresentando um pouco da história da 1° empresa escolhida antes de explanar suas inspirações no campo da administração.

Tudo começa em 1937, eram apenas 2 irmãos vendendo cachorro quente numa calçada da Califórnia. Com o tempo eles foram evoluindo seus negócios cada vez mais, até que depois de 2 locações diferentes para suas barracas eles conseguiram abrir seu primeiro restaurante Mc Donald’s no dia 15 de maio de 1940.
O negócio promissor dos irmãos Mc Donald’s vendia uma variedade de lanches, mas logo eles perceberam que o que trazia os clientes para dentro era seu delicioso sanduiche, e foi essa a causa da mudança drástica no restaurante em 1948 para vender somente sanduiches e batata com o milk shake que era moda na época.
O resto é história... Mas antes de seguirmos para análise do atual Mc Donald’s, vale citar um fato interessante, o que talvez tenha sido o passo decisivo para que esse pequeno restaurante virasse o gigante Mc Donald’s. Foi a visita do vendedor e empresário responsável pelas maquinas de milk shake Ray Kroc.

Até então o restaurante que possuía apenas 4 franquias era uma simples empresa familiar com poucos funcionários por loja com foco total na eficiência e no produto, chegou a ser famoso por conseguir entregar um pedido, sempre corretamente, em impressionantes 30 segundos . Pode se dizer que o Mc Donald’s possuía uma grande influência da Escola Cientifica da administração em alguns aspectos, os processos eram repetidos e os funcionários eram orientados pelos gerentes a fritar as carnes e as batatas a uma temperatura exata de maneira metódica e sempre buscando o mínimo de esforço, cada balcão era responsável por um processo aproveitando assim a máxima eficiência dos funcionários. Kroc então comprou em 1961 a parte dos irmãos Mc Donald’s e foi o principal catalisador para transformar o que até então era um pequeno restaurante de sucesso na mais famosa rede alimentícia da história.

Embora a mentalidade dos irmãos diferisse da de Kroc, pode-se dizer que a nova estrutura estabelecida herdou alguns aspectos do antigo Mc Donalds. Ainda hoje, o Mc Donald’s tem o pé na escola cientifica com um sistema de pagamento por eficiência (um exemplo disso é a política de funcionário do mês, que garante uma bonificação extra) e um plano de cargos que assegura ao trabalhador uma evolução na empresa, que remete também as ideias estruturalistas.  

Mesmo possuindo características de algumas escolas estudadas no início do curso de TGA, no que diz respeito a teoria dos Sistemas é perceptível que o Mc Donald’s adotou conscientemente uma filosofia de empresa aberta e flexível como prescreveram alguns autores, tais como: Lawrence e Lorsch, criadores da teoria contingencial que afirma que devido ao intrínseco estado de incerteza que vivemos, uma organização não alcançaria o sucesso com aplicação de apenas um modelo. E Katz e kahn que pressupunham a organização como um sistema aberto e dessa forma traçaram algumas características (como a equifinalidade que se assemelha muito a ideia de Lawrence e Lorsch). É fácil testar a validade da nossa tese, basta apenas pesquisar um pouco sobre os restaurantes do Mc Donald’s em diferentes países, cada um possui sua particularidade no cardápio, no atendimento, nos ingredientes, etc. Nesse sentido as franquias tem um nível razoável de independência com uma administração descentralizada, estimuladas pela alta concorrência do setor e críticas recebidas.

Outro aspecto do Teoria dos Sistemas adotado pela empresa é a abertura para visões internas e externas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com