TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Figura Do Detetive No Conto: A AVENTURA DE UM CLIENTE ILUSTRE

Monografias: A Figura Do Detetive No Conto: A AVENTURA DE UM CLIENTE ILUSTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ FFP

Departamento de letras

Disciplina: Literatura Universal II

A figura do detetive no conto: A AVENTURA DE UM CLIENTE ILUSTRE.

O romance policial é um tipo de narrativa que expõe a superação de métodos de um enigma ou a identificação de um fato ou de uma pessoa misteriosa. Uma narrativa policial apresenta um crime, um suspeito, uma ou mais vitimas e alguém disposto a investigar e desvendar o caso (o detetive); e vários elementos: medo, mistérios, investigação, curiosidade, assombro e está relacionados ás funções da literatura de massa.

A busca de sua solução será o objetivo do agente responsável pelo esclarecimento do enigma, o detetive (Sherlock Holmes). O relato da investigação fica geralmente para o companheiro do detetive, como em “a aventura de um cliente ilustre” poder notar que o conto é narrado em primeira pessoa pelo fiel companheiro de missão Watson, que conta umas das suas impressionantes historias vivida por ele e Holmes.

Em uma nova missão, Holmes, sem saber quem era o seu cliente, tenta impedir o casamento de Violet com um pilantra assassino, que envolve e hipnotiza as mulheres com sua beleza, charme e fino trato.

Não se trata de uma tarefa fácil para Holmes, pois Violet se encontra loucamente apaixonada por Gruner que é acusado de matar sua esposa e não dá ouvidos á ninguém, Holmes sempre astuto e inteligente tenta abrir os olhos da moça, levando ao seu encontro uma antiga amante do barão Gruner, que lhe conta tudo que ele fez á ela, e se Violet se casasse com aquele homem a vida dela seria destruída, e se ela tivesse a mesma sorte sairia viva, Violet não dá ouvidos e diz que são só calunias, fofocas, que seu noivo é um homem de bem e que a ama.

Segundo Todorov o amor não tem lugar nos romances policias e quando ele aparece assume formas negativas o fácil perceber no conto, o dilema de Violet em conviver com um homem que é acusado de vários crimes.

Holmes decidido a desmascarar Gruner, arma todo um esquema com Watson para conseguir provas e acusar Gruner, só que acontece um fato que Holmes não contava, a amante de Gruner aparece e joga ácido em Gruner que fica desfigurado, contudo o plano de Holmes não falha ele consegue a prova e logo seu objetivo de investigação é alcançado e concluído e ele se torna uma espécie de herói, Holmes mostra que não pode haver crime perfeito, sem punição.

BIBLIOFRAFIA: TODOROV, Tzetan. Tipologia do romance policial. In: As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 1970.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com