TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças e desafios aos quais as empresas de hoje são constantemente submetidas são de tal importância

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7



  1. INTRODUÇÃO

As mudanças e desafios aos quais as empresas de hoje são constantemente submetidas são de tal importância, que é possível afirmar que só se manterão no mercado aqueles que conseguirem acompanhar com a mesma velocidade e intensidade as transformações sociais, tecnológicas, políticas e econômicas que estão ocorrendo no mundo moderno. Para isso as empresas precisam estar atentas às tendências que surgem a todo o momento e, consequentemente fazer uma periódica auto-avaliação e reestruturação sempre que for necessário para que seja possível acompanhar estas mudanças e manter-se no mercado.

Por isso a importância de se manter em um plano empreendedor, cuja função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo geral, um método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor. (SCHUMPETER, 1952, p.72).

Em quase todas as definições de empreendedorismo, há um consenso de que estamos falando de uma espécie de comportamento que inclui: (1) Tomar iniciativa, (2) organizar e reorganizar mecanismos sociais e econômicos a fim de transformar recursos e situações para proveito prático, (3) aceitar o risco ou o fracasso. (SHAPERO, 1975, p. 187).

O intraempreendedorismo é a possibilidade que os empregados e envolvidos na empresa possuem de empreender dentro de suas próprias empresas onde trabalham. (Pinchott, 1985). Pode ocorrer em função do mercado em que a empresa se insere, ou decorrente de algum plano econômico, estratégico voltado à inovação. O intraempreendedor tem a necessidade de estar comprometido com o projeto, que foi idealizado por ele. (Guilhon e Rocha, 1999).

Desta maneira, de acordo a missão proposta pela situação vivenciada na indústria Esperanza Joias, sugere-se criações de estratégias e planos para o desenvolvimento, empreendedorismo e intraempreendedorismo como poderá ser discutido ao longo deste trabalho.

.


  1. DESENVOLVIMENTO

A partir do momento que os lideres da indústria acreditam realmente no desenvolvimento das suas equipes poderão obter um resultado na perpetuidade e lucratividade da sua empresa, é o momento de estruturar um plano para obter as metas que se deseja.

Visando a Situação da indústria Esperanza Joias, o planejamento do programa de treinamento e desenvolvimento para esta indústria deve conter primeiramente a função pelo qual este treinamento desse ser realizado. Pensando-se então na Situação Geradora de aprendizagem da indústria em questão, devem-se sugerir mudanças no comportamento de seu quadro funcional, por meio de um programa de incentivo de novas ideias propondo que conheçam suas habilidades, conhecimentos e atitudes em função ao qual se objetiva, no caso, a exportação de suas produções.

Buscar estratégias onde se possam transmitir informações relevantes a produção, desenvolvimento das habilidades, modificação de atitudes e o desenvolvimento dos conhecimentos, principalmente sobre o mercado ao qual se seja exportar as peças produzidas. Trata-se de um processo continuo de aprimorações da capacidade e motivação do colaborador que faz com esse quadro funcional se torne algo valioso dentro de sua indústria e possibilitando que utilizem de sua experiência de carreira, experiências adquiridas e proporcionando oportunidades para desenvolvimento. Deve-se também seguir um planejamento para levantamento das necessidades da empresa, estabelecimento de objetivos.

A pesquisa internacional de mercado é um investimento importante e necessário para a industrial, pois pode ajudar na economia e fornecer elementos essenciais para a aproximação com o mercado consumidor.

Com o estabelecimento de metas realizado pela indústria, na pesquisa de mercado temos principais objetivos:

  • Selecionar mercado que se interessem pela venda do produto;
  • Identificar tendências e expectativas do público alvo;
  • Reconhecer a concorrências e saber lidar com ela através de estratégias e marketing;
  • Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças em sua produção que possa atingir o seu mercado consumidor.

Pretendendo-se exportar essas mercadorias, deve-se então conhecer, na medida do possível, as características gerais do país-alvo poderão ser de grande utilidade na hora de optar pelos mercados e pelo tipo de produção. Estas características abrangem aspectos, tais como fatores geográficos, ao qual é considerado critério para seleção de mercado nas muitas semelhanças entre o mercado doméstico e o mercado-alvo, possibilitando a expansão com um mínimo de necessidade de adaptação; os fatores sócio-político que nas exportações para o país que se tenha acordo, pode sugerir vantagens frente à concorrência; fatores econômicos que visualiza como está a situação econômica do país-alvo e qual o poder de compra do consumidor; fatores culturais sobre o que se pede, hábitos que os diferem dos consumidores do mercado doméstico; e fatores tecnológicos atendendo o padrão tecnológico do país-alvo e desing adequado entre os pontos que deverão ser observados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com