TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Empresa Oleosa

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.202 Palavras (13 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL

                                           

Tutora presencial:

        São Bernardo Do Campo, 17/11/2015

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO[pic 1]

2015

DESAFIO PROFISSIONAL

4ª SÉRIE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MATEMATICA FINANCEIRA,

DIREITO EMPRESARIAL E

DIREITOS HUMANOS


FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

2015

RESUMO

A empresa Oleosa da Soja iniciou suas atividades em um bairro na cidade de São Paulo em 1983, produzindo óleo e farelo de soja. Por se tratar de um produto com alto índice de periculosidade em que o odor pode causar problemas de saúde a localidades próximas, moradores do bairro vizinho elaboraram um movimento de protesto juntamente a prefeitura solicitando a saída da empresa deste local. A empresa já possui uma fábrica no Rio de Janeiro onde realiza o esmagamento da matéria prima do óleo.

A empresa recebeu da prefeitura uma declaração e também um laudo do Ministério da Saúde, onde foi intimada a deixar o local, tendo como prazo de lacramento dois anos, e terá que instalar filtros temporários nas estufas com o objetivo de reduzir o odor, e os ruídos também deverão ser amenizados. As alterações referentes às melhorias temporárias serão avaliadas pela prefeitura, e a partir daí, será concedida ou não, a autorização para mais uma gestão de dois anos, porém após esta gestão a empresa deverá deixar o local. O prédio onde se localiza a empresa é alugado por R$ 200.000,00.

A diretoria da Oleosa da Soja reuniu-se com seus gerentes financeiros para estudar o caso e tratar das providências para a efetivação das mudanças. O principal objetivo seria comprar um terreno ao lado de sua fábrica no Rio de Janeiro, para as devidas ações de estruturação. Mensalmente a Cia. Oleosa da Soja extrai 4.500 toneladas do óleo bruto em Volta Redonda – RJ, acarretando um custo mensal de frete do Rio de Janeiro à São Paulo de R$ 100.000,00. Com isso, a alta direção da empresa está estudando a hipótese de construir uma nova refinaria, no terreno ao lado que a empresa possui em Volta Redonda - RJ, próximo à unidade de esmagamento, e desativar a planta industrial que possui em São Paulo. Com esta operação, ela ficará livre dos aborrecimentos causados pelos problemas ambientais. A empresa também contaria com outro grande benefício, constituído pelo não pagamento do aluguel da fábrica em São Paulo, no valor de $200.000/mês e também os altos valores de fretes de Volta Redonda/RJ a São Paulo. A diretoria solicitou aos seus gestores financeiros cálculos que possam apoiá-los em sua análise pela viabilidade da mudança para o Rio de Janeiro ou simplesmente para outro lugar, em um bairro industrial em São Paulo.  

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05

2. RELATÓRIO DA REUNIÃO DA EMPRESA COM A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO.......................................................................................06

3. PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTOS..............................................................07

4. RETORNO FINANCEIRO......................................................................................09

5. RETORNO DE ISENÇÃO DE IMPOSTOS............................................................16

6. RELATÓRIO..........................................................................................................17

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................19


  1. INTRODUÇÃO[pic 2]

Com base nas informações, o grupo elaborou o relatório da reunião entre a empresa, associação dos moradores do bairro e a prefeitura onde foram destacadas as providências que a empresa deverá tomar até a sua saída definitiva do local.

A empresa elaborou um planejamento de investimento visando a saída do local no prazo de 2 anos.

Paralelamente ao investimento anterior a empresa irá adquirir um barracão próximo a sua fábrica em Volta Redonda/RJ e alugá-lo por um período de dois anos também, tempo este que estará se mudando para Volta Redonda/RJ. O valor do aluguel gerará um retorno financeiro da empresa (TIR – Taxa Interna de Retorno).

Com a mudança da empresa para Volta Redonda/RJ, a mesma terá um incentivo fiscal com a isenção de pagamento de impostos por 1 ano.

Foi elaborado um relatório para a diretoria, demonstrando a viabilidade ou não da referida mudança da empresa de São Paulo para o Rio de Janeiro. O relatório terá uma diretriz, ou seja, se é vantajosa à mudança ou não, conta também com um o calculo do valor do investimento final deste período de dois anos.


  1. RELATÓRIO DA REUNIÃO DA EMPRESA COM A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO

Os direitos sociais pressupõem a necessidade da cooperação e apoio mútuo entre todos os indivíduos que formam uma sociedade. Atualmente, as empresas relatam em seu Balanço Social no final do ano, toda a iniciativa de praticar um bem estar para a sociedade, inclusive no que se refere ao meio ambiente, vedando a comunidade de toda situação que propicie um mal estar social e participativo.

Considerando os fatos ocorridos recentemente com a população vizinha solicitando a saída da empresa do bairro, a Oleosa da Soja realizou uma reunião com a associação dos moradores do bairro e representantes da prefeitura.

A Reunião foi uma fala de compromisso da empresa com os moradores e a prefeitura.

Aos vinte dias do mês de outubro de dois e quinze, às 09 horas, no auditório da Prefeitura, foi realizada uma reunião entre a Associação dos Moradores do Bairro, representantes da Empresa e representantes da Prefeitura. A pauta da reunião foi a saída da empresa do bairro, visto que a mesma tem um alto índice de periculosidade em que o odor pode causar problemas de saúde as localidades próximas, além dos fortes ruídos devido ao seu funcionamento, isto baseado no laudo emitido pelo Ministério da Saúde. No sentido de mediar às discussões a Prefeitura sugere que a Oleosa da Soja instale filtros temporários nas estufas com o objetivo de reduzir o odor, e os ruídos também deverão ser amenizados com um sistema de bloqueio acústico, com revestidos dos galpões com materiais especiais que mantém o som somente no ambiente interno. O representante da empresa afirmou que está estudando o caso e tratando das providências para a mudança da empresa para Volta Redonda/RJ, onde poderá construir uma nova refinaria ou outra opção seria a mudança da empresa para um bairro industrial em São Paulo, mas que tudo isto depende do planejamento financeiro e tributário da empresa. A empresa assumiu o compromisso de arcar com sua responsabilidade tanto social como ambiental, reduzindo os impactos de suas atividades nos arredores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (417.7 Kb)   docx (158.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com