TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Orquestras Sinfônicas: Uma metáfora Revisitada

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.577 Palavras (11 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 11

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS - CAMPUS BARBACENA
[pic 1]

Rodrigo de Oliveira SILVA

Professora

Nicássia Feliciana NOVÔA

Trabalho de Liderança


BARBACENA
2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

DESENVOLVIMENTO        03

1.1        Liderança        03

1.2        Liderança Narcisista        06

1.3        Orquestras Sinfônicas: Uma metáfora Revisitada        07

1.4        A profissão de maestro        08

1.5        Origens da Evolução das Orquestras Sinfônicas Atuais        08

1.6        Mudanças nas orquestras e nas empresas        09

CONCLUSÃO        10


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre os tipos de Lideranças e quais as suas consequências aos liderados, assim como o impacto que podem causar nas organizações. O trabalho tem como objetivo expor os principais tipos de Lideranças e suas características em particular e o que elas têm em comum e como podem proporcionar o desenvolvimento dos liderados dentro da organização, a fim de que, os mesmos possam seguir os seus liderados e gerarem o máximo de resultados possíveis. O trabalho foi baseado em pesquisas em três artigos.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Liderança

Atualmente no contexto empresarial e nas áreas de Recursos Humanos a palavra Liderança vem ocupando um espaço significativo, pois consegue tratar simultaneamente pessoas e objetivos organizacionais. Mas aí nos surge a questão, o que é Liderar?

Liderar, de uma maneira geral é conciliar esforços individuais com a finalidade de realizar propósitos coletivos, sendo essencial para os projetos e empreendimentos a serem desenvolvidos dentro da organização.

O termo liderar tem origem inglesa, vem de "leader" que forma "leadership" cujo significado é liderança. É um conceito que caracteriza a competência que tem um indivíduo de influenciar e reunir pessoas em prol de um objetivo único valorizado principalmente no meio empresarial. Uma boa liderança mobiliza os indivíduos sem pressioná-los, desta forma estimula o desenvolvimento, comprometimento e a participação de todos os envolvidos na organização.

Torna-se evidente que o sucesso das organizações está ligado diretamente ás responsabilidades e competências de seus gerentes, portanto a visão, dedicação e integridade dos mesmos são determinantes no contexto empresarial. O gerente deve saber como conduzir as pessoas, isto é, como liderar e administrar a diferença entre elas, excluir a imagem de "chefe" e vestir a camisa de "líder. Um chefe tem autoridade para mandar e exigir obediência porque se considera superior aos outros. Já um bom líder aponta a direção para o sucesso fazendo com que seus subordinados o respeitem. O líder dirige e coordenada o grupo se tornando responsável pelos resultados positivos ou negativos advindos de sua orientação e influência sobre esse grupo.

A liderança não pode ser confundida com direção ou com gerência, pois um bom gerente ou diretor deve ser obrigatoriamente um bom líder, porém um líder nem sempre é um bom gerente ou diretor. Os líderes devem se fazer presentes em todos os níveis hierárquicos da organização, desde a direção ás áreas de atuação. As organizações precisam de líderes realmente capazes de implantar todas as modificações necessárias, sabendo lidar com as mudanças e fazendo com que seus liderados a encarem positivamente, para oferecer o melhor possível para seus clientes, ou seja, é influenciar de forma positiva a mente e o comportamento de seus funcionários.

Podemos identificar três estilos clássicos de liderança:

1 – Liderança Autocrática: onde o líder é o centro de tudo, ou seja, concentra em si toda a autoridade não dando aos membros da sua equipe oportunidade de expressar suas opiniões;

2 – Liderança Liberal ou Laissez-faire: Nesse tipo de liderança, o líder dá autonomia total à equipe, bem como completo poder de decisões. O grupo é o foco de tudo e o líder só se manifesta quando solicitado, desta maneira os membros dessa equipe sentem dificuldades em desempenhar suas atividades pois falta firmeza e poder de decisão do líder;

3 – Liderança Democrática: Nesse caso, o líder é um facilitador de tarefas, ou seja, fornece sugestões para a realização das tarefas e coordena as atividades. O líder democrático direciona os membros da equipe auxiliando a resolução dos problemas e definindo estratégias para solucioná-los.

Um gestor precisa saber quando aplicar cada estilo de liderança, com quem e em qual circunstância. Para auxiliá-lo o gestor pode escolher um estilo de liderança de acordo com as pessoas, com a situação bem como de acordo com a tarefa a ser executada.

No artigo escrito por Wagner Fabiano de Melo – "A Influência da liderança Transformacional no Estresse de Subordinados", surge um conceito novo sobre liderança, porém muito presente no atual ambiente empresarial. Ele traz o significado de Liderança Transformacional que é um estilo de liderança que se aproxima muito da liderança democrática. Na liderança transformacional o líder colabora com os liderados para identificar as mudanças necessárias à organização, o líder enfatiza um senso de missão em busca dos ideais favoráveis a ambas as partes (organização e individuo). Este estilo de liderança é mais adequado a organizações dinâmicas e competitivas, bem como quando o trabalho em equipe é essencial e a qualidade mais importante que a velocidade do mercado ou da produtividade. A liderança transformacional possui como uma das principais consequências o desenvolvimento dos liderados que são motivados a fazer mais do que foi inicialmente esperado, eles mostram confiança, admiração, lealdade e respeito pelo líder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com