TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias a respeito da origem da filosofia

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Federal Fluminense (UFF)

  1. NOME: Ednilson de Oliveira Pedro

  2. CURSO: Administração Pública

  3. POLO: Bom Jesus do Itabapoana

  4. MATRICULA: 18213110187

DISCIPLINA: Filosofia e Ética

Questões da Atividade a Distancia

1. Sobre as Teorias a respeito da origem da filosofia, explique por que ela não é nem oriental nem um milagre grego.

R: Com base nos estudos realizados no livro, convite à Filosofia da autora Marilena Chauí, segundo historiadores, o nascimento da filosofia se deu a partir do século VII e início do século VI antes de Cristo, sendo seu primeiro filósofo Tales de Mileto. A origem da filosofia defendida pelos filósofos Platão e Aristóteles, que a filosofia surgiu no oriente através das viagens realizadas pelos gregos para comerciar, e trouxeram consigo várias formas de conhecimentos  das diversas culturas dos povos e que foram aperfeiçoados pelos gregos. Os padres da igreja defendiam a tese “orientalista” fazendo uma analogia aos pensamentos de Jesus com os filósofos gregos, aproximando a filosofia ao cristianismo. Os Judeus na intenção de valorizar o seu pensamento desejavam que a filosofia fosse de origem oriental fazendo uma ligação entre o filósofo Platão a religiosos como Moisés, explicando assim a ligação entre a filosofia e a Bíblia. No final do século XIX e durante o século XX, concluiu-se que a filosofia tem vínculos orientais, em razão das viagens realizadas pelos gregos que influenciaram os dois maiores formadores da cultura grega que são os poetas Homero e Hesíodo que utilizaram dos mitos e das religiões orientais para elaborar a mitologia grega que depois seria transformada pelos filósofos. E a teoria do milagre grego também é aceitável pelo fato que os gregos imprimiram mudanças de qualidade tão profundas no que receberam do Oriente e das culturas anteriores, que até pareceria terem criado sua própria cultura a partir de si mesmos. As  mudanças da ideia da originalidade grega está relacionada com os mitos, aos conhecimentos racional, a organização social e politica e ao pensamento.

2. Quais eram as questões dos filósofos pré-socráticos?

R: No período pré-socrático, os filósofos deste período, tentaram explicar através de seus argumentos, observações e raciocínio lógico, a origem do universo deixando de lado as explicações da forma abstrata da formação do mundo descrito pela mitologia grega. Neste período originou a cosmologia (estudo do universo) onde os filósofos pré-socrático tentaram atribuir a formação do universo a elementos materiais e naturais defendendo a tese de que a evolução e a composição do universo a partir de um princípio natural e racional em que a natureza cria seres mortais a partir de sua imortalidade substituindo a explicação da transformação da natureza através dos mitos e divindades.

3. Explique o que é e como funciona a maiêutica socrática.

R: A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C e é um método dialético que consiste numa prática filosófica utilizado por Sócrates para esclarecer sobre determinado assunto quando as respostas obtidas geram novos conhecimentos. A Maiêutica significa; a arte de partejar, que é associada a técnica de “parir conhecimento”, o filósofo acreditava que ninguém possuía respostas concretas sobre determinado assunto e estimulavam as pessoas a fazerem perguntas para que as pessoas pudessem aprimorar nas suas respostas estimulando uma discussão onde surgia uma nova ideia sobre o assunto. A ideia da Maiêutica entende-se de uma forma que o conhecimento se constrói de maneira colaborativa em que o método utilizado pelo filósofo incentiva a pessoa a desenvolver o conhecimento através da discussão e reflexão das ideias levando surgimento e a produção de suas próprias noções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (150.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com