TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Contabilidade

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCACÃO A DISTANCIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

2º SÉRIE

DISCIPLINAS: TEORIAS DA ONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR (EAD): JANAINA SABOIA

VALPARAISO DE GOÍAS – GO

04 DE NOVEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

1.0-Introdução--------------------------------------------------------------- 3

2.0-Desenvolvimento ------------------------------------------------------ 4

Passo 2 ----------------------------------------------------------------------- 5

Passo 3  ---------------------------------------------------------------------- 6

Passo 4 ----------------------------------------------------------------------- 8

3.0-Considerações Finais ------------------------------------------------ 9

4.0-Referências Bibliográficas ------------------------------------------ 10

1.0-INTRODUÇÃO

Nunca se ouviu tanto na atualidade falar-se em sustentabilidade. Por conta do mercado altamente competitivo e cada vez mais existente, entende-se que uma empresa que respeita questões sociais, é uma empresa merecedora de credibilidade, uma vez que o respeito ao social e sinônimo de respeito ao ser humano, à sua comunidade, ao seu lugar de moradia ao seu habitar.

Baseado nestes princípios, este trabalho tem o objetivo de ser um norteador para a empresa L&Construção, tendo em vista à necessidade da mesma na adequação à nova ordem mundial a cerca da sustentabilidade. Para isso, subsiste a necessidade do conhecimento aos impactos causados ao meio ambiente, tendo em vista as práticas altamente degradantes aplicadas pelas empresas do ramos da construção civil não obstante, prima-se o entendimento de que a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, bem como valorização da marca empresarial, aumento da margem de lucros, potencialização da competitividade, bem como ainda maior credibilidade.

2.0-Desenvolvimento

1° passo - 

Impactos da construção civil no meio ambiente

O setor da construção civil é responsável por uma grande fatia do consumo dos recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva do meio ambiente. Desta forma, visando diminuir este impacto no meio ambiente, a construção civil tem caminhando rumos ao desenvolvimento sustentável, haja vista tratar-se de um setor importante da economia, essencial ao desenvolvimento do país.

Assim, uma série de medidas está sendo colocada em prática, desde a utilização ou fontes de energia alternativa à adoção de materiais de materiais não tóxicos, recicláveis ou biodegradáveis, bem como soluções inteligentes para redução do impacto ambiental, fruto das edificações.

Dentre outras, podemos citar o reaproveitamento da água e a utilização de energia solar como importantes aliados na redução do consumo dos recursos naturais. O que descia ralo abaixo rumo aos esgotos agora é reaproveitado para utilização em jardins, garagens áreas externas, calçadas, respectivamente. Neste mesmo rumo, a utilização de energias limpas como a solar, eólica e a iluminação natural dos ambientes, tem contribuindo bastante para a diminuição dos impactos obtidos no meio ambiente, desde sua geração.

Hoje existem duas linhas de raciocínio quanto à construção sustentável: o de pesquisas em tecnologias alternativas, visando o uso de matérias prima pouco processada como pedra, palha, bambu ou terra crua, por exemplo; e o de empreendimentos verdes tanto na aparência quanto no processo constritivo, com a utilização de energias alternativas, ambientes com iluminação natural e reutilização de recursos.

Segundo o SEBRAE, 2013 sabe-se que na construção civil no brasil, atualmente apropria-se de 40% a 75% do que é extraído do meio ambiente. Além desta grande fatia de utilização dos recursos naturais extraídos, restam os impactos sofridos pelo meio ambiente, oriundo da poluição ocasionada pela escolha dos materiais de construção: material químico prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de linela (PVC), tratamento de madeira com CCA, dentre outros, por exemplo.

2º  Passo

A diminuição econômica é a capacidade de produção distribuição e utilização equitativa dos recursos.

Título da Ação:  Gestão Estratégica.

Objetivo

Ação

Resultado Esperado

  • Desenvolvimento estável econômico sustentável;
  • Implementação de políticas públicas;
  • Política setorial;
  • Produtos e sistemas de melhor desempenho ambiental;

Emissão de parecer técnico;

Análise de infraestrutura do entorno;

Verificação de necessidades dos públicos envolvidos;

Estudo de viabilidade do projeto;

Boa avaliação de sustentabilidade do projeto e da obra;

Título da Ação: Planejamento

Objetivo

Ação

Resultado Esperado

  • Boa gestão de recursos naturais;
  • Fontes renováveis;

Substituição de fontes não renováveis por energia renovável consolidação da empresa em longo prazo;

Planejamento visto de mercado;

Segmentar o mercado;

Vantagem Competitiva;

3° passo

A dimensão ambiental por sua vez está associada aos possíveis impactos que a empresa possa causar ao meio ambiente, como resíduos e poluições provocadas pela atividade empresarial e seus danos á saúde humana. A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do meio ambiente, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para outras espécies e a qualidade de vida para as pessoas, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com