TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias que compõem a Teoria Geral da Administração

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2

NOME: THAINARA LAIS DE SOUZA KLEIN

1. Explique com suas palavras as principais teorias que compõem a Teoria Geral da Administração.

a) Teoria Clássica: 

   No meu entendimento, a teoria clássica foi criada pelo engenheiro Henry Fayol. Sua visão se resumia de uma forma econômica e no objetivo de conquistar uma máxima eficiência, ou seja, uma melhor produtividade.

   Henry Fayol foi um administrador que trabalhava de uma forma organizada e básica. Porém era dessa maneira que ele alcançava o equilíbrio e juntamente o sucesso. Um exemplo foi quando ele assumiu o cargo de diretor geral da Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville e à recuperou da falência.

   Simplificadamente, a teoria clássica é uma união onde todos têm os mesmo objetivos e trabalham em conjunto para a conclusão do processo. E também é um conjunto entre a autoridade e a responsabilidade.

   A teoria clássica não é apenas dar ordens, mas também ouvir o que o próximo tem a oferecer. Saber dividir as tarefas, mas também estar com a mão na massa. Saber a hora de descontração, mas também entender o momento de seriedade. Cobrar e exigir um melhor desempenho do funcionário, mas também não se esquecer de gratificá-lo. Pois para construir uma boa administração precisamos de planejamento (novas ideias e novas sugestões, até mesmo de pessoas diferentes), organização (onde todos seguirão os mesmos objetivos), direção (saber liderar e permanecer no foco) e controle (se assegurar que tudo ocorra bem e que o objetivo esta sendo traçado conforme foi planejado).

 

b) Teoria Cientifica:

   A teoria científica foi criada for Frederick W. Taylor, um engenheiro mecânico. Seu pensamento pode ser comparado com o de Henry Fayol, pois são semelhantes principalmente quando se refere ao planejamento, organização, direção e controle.

   E como o próprio tema já diz, tudo era comprovado cientificamente.

   Mas Taylor tinha um diferencial, na sua visão todas as coisas deveriam passar por uma análise ou uma pesquisa e obter uma comprovação. Para ele, não existia esse negócio de improviso, mas sim, testes e planejamentos. Afinal isso facilitaria na hora da produção dentro de uma empresa. Coisas más planejadas tendem a dar péssimos resultados.

   Taylor acreditava que novas modernidades poderiam trazer melhores resultados e maior produtividade. Mas, para isso os funcionários precisavam de treinamento e uma capacitação profissional. Ele também analisou que a distribuição de tarefas e responsabilidades deveriam ser feitas de maneira correta para cada pessoa. Para que assim o trabalho fosse o mais organizado possível. E assim, atingir boas metas.

   Resumidamente, o objetivo da teoria cientifica é garantir o melhor custo, com produtividade e também qualidade. Desde que tudo caminhe organizadamente, cada coisa no seu lugar, cada funcionário na sua função e que os planejamentos sejam sucedidos.

c) Teoria das Relações Humanas:

   A teoria das revoluções humanas foi criada por Elton Mayo, que no qual surgiu a partir da experiência de Hawthorne.

   Na minha visão, a teoria das relações humanas serviu para melhorar o ambiente de trabalho, que naquela época era muito desagradável. Digamos assim, que fosse um clima muito pesado, um local de muito conflito, estresse, fadiga, ansiedade, tédio e a mesma rotina diariamente.

   Elton Mayo elaborou varias pesquisas, de diferentes formas, algumas vantajosas e outras totalmente ao contrario. Separou os trabalhadores em dois grupos. Lembrando que os dois grupos trabalhavam com as mesmas ferramentas e os mesmos materiais. Porém, com vantagens trabalhadas de forma diferentes. Por exemplo, beneficiar o grupo com intervalos de tempos diferentes, dias de folga, lanches e etc, o fez perceber a diferença do trabalho dos funcionários e ver também que eles não deveriam ser tratados como robôs ou máquinas (algo que é sempre programado para fazer a mesma tarefa). Entre uns testes e outros, alguns sucedidos e outros com nenhum resultado, ele decidiu então fazer entrevista com funcionários e saber um pouco dos sentimentos e opiniões de cada um. E a sua conclusão foi de que, quanto mais unidos, mais integrados e mais motivados ele trabalham, o índice de produtividade tende a aumenta cada vez mais.

   Relações Humanas é isso, o conjunto da união e afetividade entre as pessoas.

 

d) Teoria Burocrática:

   Sempre que nos referimos à burocracia, a nossa mente interliga a papelada, processos, arquivos e assim por diante.

   Max Weber foi o criador de tudo isso, não dos papéis, é claro. Mas sim, das organizações burocráticas.

   Um exemplo bem simples, é quando vamos a um restaurante, desde o que comemos, bebemos, acrescentamos no prato, tudo é anotado. Para que no final seja feita a contagem e assim, a empresa terá o controle de qual foi o trabalho da cozinheira, o pedido do cliente, o controle da produção, sua margem de despesa e lucro. E tudo isso, em um simples papel.

  E a ideia de Weber era essa. Pois, para ele, uma empresa que não possui regras (como produtividade, hierarquia, relacionamento e comportamento) e organizações, não cresce, não funciona. Na visão de Weber, quando existe organização, se alcança a eficiência e a eficácia, as coisas se tornam mais simples e rápida.

  A teoria burocrática foi isso, uma nova organização, onde tudo deveria ser gravado, explicado em detalhes e ter registros nos papéis.

e) Teoria dos Sistemas:

   Criada por Ludwig Von Bertalanfy, a teoria de sistema é como se fosse um tema cientifico, porém, ela entra no tema da administração pelo fato de suas semelhanças. Para Ludwig o sistema era como partes do corpo do ser humano que se integram umas com as outras, cada uma com a sua função, mas todos com um objetivo em comum.

   Um exemplo bem simples é o sistema respiratório (desde o oxigênio que inspiramos, que passa por todo nossa interior, até o gás carbônico que expiramos), todos os membros dele trabalham a todo momento em conjunto. Se apenas um falhar (deixar de funcionar), todo o resto sofrerá consequência.

  Na área administrativa também é assim, todos os membros de uma empresa trabalham em diferentes setores, mas, por fim, todos tem um objetivo em comum. E quando um atrapalha o outro é impossível chegar ao final com um bom resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com