TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria do controle geral

Artigo: Teoria do controle geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Artigo  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

ORGANOGRAMA

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização.Credita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum,administrador de ferrovias, no ano de 1856.Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relaçõesde comunicação existentes entre estes.Os órgãos ou departamentos são unidades administrativas com funções bem definidas. Exemplosde órgãos: Tesouraria, Departamento de Compras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção,Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável,cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador,presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existenteentre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e aabrangência da atividade.

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

é o conjunto orgânico e integrado de teorias, hipóteses, conceitos e idéias a respeito daAdministração como ciência, técnica ou arte.

TEORIA CLÁSSICA

é a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação eestruturação das organizações.

TEORIA ESTRUTURALISTA

é a corrente baseada na sociologia organizacional que procura consolidar e expandir oshorizontes da Administração.

TEORIA DA BUROCRACIA

é a corrente baseada nos trabalhos de Max Weber que descreve as características do modeloburocrático de organização.

TEORIA NEOCLÁSSICA

é a corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da TeoriaClássica e na ênfase colocada nos objetivos.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

é a corrente iniciada com a Experiência de Hawthorne e que combatia os pressupostos clássicosatravés da ênfase nas pessoas e nas relações humanas.

TEORIA COMPORTAMENTAL

é a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos daTeoria das Relações Humanas.

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

é a corrente mais recente que parte do princípio de que a Administração é relativa e situacional,isto é, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização.

TEORIA DE SISTEMAS

é a corrente que trata as organizações como sistemas abertos em constante interação eintercâmbio com o meio ambiente.

Vocabulários de RHEfeito de Halo

- Quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma únicacaracterística - como sua inteligência, sociabilidade ou aparência -, acontece o efeito de halo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com