TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As organizações industriais que o homem vem desenvolvendo

Por:   •  15/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Desde o surgimento das organizações industriais que o homem vem desenvolvendo meios cada vez mais eficazes de planejar, organizar, coordenar e controlar os recursos empregados na transformação de bens, com o fim de aumentar a produtividade e a qualidade, diminuindo os custos de produção.

Em decorrência do aumento da competitividade entre empresas e a busca por melhoria nos indicadores produtivos, as empresas são obrigadas a rever constantemente as formas de relações e de parcerias estratégicas a fim de estabelecer acordos de colaboração entre as diferentes organizações. Nesse sentido tem havido grande movimentação na direção de relações mais próximas entre empresas e fornecedores.

O ambiente globalizado combinado com a aceleração do desenvolvimento e aparecimento de novas tecnologias, de novos equipamentos, materiais, conceitos, arranjos e técnicas de organização da produção, vem forçando as empresas continuamente a adotarem novas posturas e a implementarem melhores práticas na gestão e organização da produção e do trabalho.

Nesse contexto o consórcio modular implementado pela Volkswagen do Brasil, em parceria com os fornecedores é um exemplo clássico de integração entre participantes de uma cadeia de suprimentos voltado para a melhoria dos resultados, seja no atendimento ao consumidor final, pela redução de custos ou valorização do produto final.

Diante do exposto foi analisado o case de sucesso do consórcio modular da Volkswagen que tronou-se um modelo de sucesso dentro do processo produtivo das indústrias.

Analise as possibilidades para o futuro da divisão e do próprio modelo de consórcio modular da gestão de cadeia de suprimento, considerando três questões fundamentais: o que mudar (identificação dos problemas); para que mudar (construção da solução); e como causar a mudança (montagem do plano de implementação).

Nesta nova forma de gestão da cadeia produtiva, o sentido de parceria significa um forte elo de associação entre as montadoras e seus fornecedores. Todos são responsáveis pelos investimentos e riscos do empreendimento em busca de um resultado comum. Isso faz todos os envolvidos a serem comprometidos com os resultados.

Neste tipo de organização ocorre uma mudança no foco estratégico da empresa. Anteriormente a montadora focalizava sua estratégia na gestão da produção. Com esse modelo, o foco passa a ser em outras atividades como Projeto do Produto, Qualidade, Distribuição e Marketing. E o foco na produção passa a ser de responsabilidade dos fornecedores que anteriormente se preocupavam somente em entregar os sistemas para a montadora. Consequentemente, as empresas do setor de autopeças tiveram que absorver novas funções tornando-se, agora, fornecedoras de módulos, com atribuição de novas funções ao seu escopo.

O modelo se tornou bastante promissor a ponto de outras empresas aderirem ao modelo. Porém podemos encontrar alguns possíveis entraves no modelo da Volkswagen.

Como a montagem é feita por funcionários dos fornecedores, a comunicação deve ser bastante eficaz, uma vez que pode haver problemas de subordinação e problemas trabalhistas. Cabe lembrar que a logística é um fator fundamental para o sucesso do projeto. A complexidade é grande, pois este sistema foi desenhado para não permitir a existência de estoques e, se houver qualquer falha, a produção pára.

A grande vantagem da Volkswagen foi dividir as responsabilidades da empresa em um momento de dificuldade, usando para isso parceiros. No entanto ela não tem total autonomia sobre seus atos já que existem contratos assinados. As empresas que são parceiras da Volkswagen têm uma certa estabilidade em relação a seus negócios, porém demandam muito do seu tempo para atender os ideais deste modo de produção, perdendo a chance de vender para outras empresas. O princípio da fábrica de Resende é a inteiração entre as partes do processo e a conscientização de que se um deles falhar todos perderão com o erro.

Os principais desafios do relacionamento da VW com os parceiros do Consórcio Modular:

A preparação dos fornecedores para operar atividades de montagem exigiu a transferência de tecnologia por parte da Volkswagen, na forma de um programa de treinamento cuidadoso. O ponto chave em toda a cadeia foi definir os fornecedores e prepará-los adequadamente para o novo conceito de produção, capacitando cada um deles dentro de uma única plataforma de comunicação e mantê-los alinhados em seu objetivo, garantindo a qualidade necessária, sem atrasos no processo, pois por se tratar de processo em linha, um fornecedor atrasando impacta nas demais etapas.

Outro fator é combinar todas as soluções descobertas, evolução tecnológica, os processos logísticos, com intenção de baixar custos.

A Volkswagen deve compartilhar informações estratégicas com os parceiros? Quais são os riscos?

O modelo da VW permitiu a empresa penetrar rapidamente em novo mercado, dividir custos e riscos, gerenciar os elos da cadeia produtiva de uma visão global e ter acesso a soluções inovadoras. Porém esse modelo exige que a empresa compartilhe sua estratégia e informações com os parceiros, sendo que alguns deles são também fornecedores ao mesmo tempo de concorrentes. O risco é as informações vazarem para além das partes necessárias e participantes do processo, projetos em estudo podem acabar chegando aos concorrentes antes do planejado. Mas para evitar isso é necessário que os parceiros estejam cientes da política de confidencialidade (que a empresa deve possuir e fazê-la que seus fornecedores estejam de acordo) para não deixar escapar dados estratégicos.

É fundamental e estratégico estabelecer regras quanto ao compartilhamento de informações: quais informações podem ser acessadas, ou mesmo processadas, por esses parceiros. Qual o nível de segurança dessas informações, e verificar se os parceiros ou fornecedores atendem as diretrizes estratégicas da Organização.

É possível que a VW eleve o nível de parceria com seus fornecedores? Como?

A Volkswagen ainda elevar o nível de parceria com os fornecedores passando aos parceiros da cadeia condições para que façam parte da formulação de soluções e sugestões de idéias para o projeto e produção dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (119.3 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com