TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvendo Uma Politica Ambiental

Trabalho Universitário: Desenvolvendo Uma Politica Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho procura descrever os conceitos de ácidos e bases segundo o químico sueco Svante August Arrhenius que realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água e ficou mais famoso por sua teoria da dissociação iônica. Este trabalho vem descrevendo também a explanação em relação ao PH e indicadores e tem como um dos principais objetivos mostrar a importância dessas substâncias químicas em nosso cotidiano e o significado entre as substanciais.

Ácidos e Bases segundo preceitos de Arrhenius

Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na química inorgânica as quatro funções são ácidos, bases, sais, óxidos. A Teoria de Arrhenius foi apresentada, em 1887, pelo químico sueco Svante Arrhenius como parte de sua teoria da dissociação eletrolítica. Segundo essa teoria, ácido é toda substância que, em água, produz íons H+, e base é aquela que produz OH–. A neutralização seria a reação entre essas duas espécies iônicas, produzindo água: H+(aq) + OH–(aq) H2O(l).

Indicadores Ácidos - Base

Os ácidos alteram a cor de certas substâncias chamadas indicadores. Os indicadores têm a propriedade de mudar a cor conforme o caráter ácido ou básico das soluções. O tornassol e a fenolftaleína são indicadores de ácidos e bases. A solução de fenolftaleína vermelha fica incolor em presença de um ácido. Já o papel de tornassol azul fica vermelho. Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização.

Segue alguns exemplos de ácidos orgânicos que fazem parte de nossa alimentação e onde podem ser encontrados:

Ácido acético = vinagre.

Ácido tartárico = uva.

Ácido málico = maçã.

Ácido cítrico = laranja, acerola e limão.

Ácido fosfórico = usado na fabricação de refrigerantes à base de cola.

Ácido carbônico = sob a forma de gás carbônico, é um dos constituintes das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes.

Potencial hidrogênico (PH)

O potencial hidrogênio (PH) consiste num índice que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As Substancias em geral pode ser caracterizado pelo seu valor de PH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de hidrogênio. Quanto menor o PH de uma substancia, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de PH variam de 0 a 14 e podem ser medidos a partir de aparelhos chamados de PH metro, mas podemos medir o PH (com menos precisão com o uso de indicadores).

Indicadores de PH

Os indicadores de PH são substâncias orgânicas que possuem a propriedade de mudar de coloração com a variação de PH do meio. A mudança de coloração se processa de uma maneira gradual entre valores definidos da escala de PH. O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulam-te adicionada é quimicamente igual á quantidade de substância a ser titulada. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto final da titulação. A análise será tanto mais precisa quanto mais próximo o ponto final do ponto de equivalência.

Escala de PH

O caráter ácido de uma solução está relacionado com a concentração de íons H+ presente nessa solução (quanto mais forte é um ácido, maior é a concentração desses íons na solução). A escala de pH é uma maneira de indicar a concentração de H+ numa solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com