TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoal

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.891 Palavras (16 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 16

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

MARLINE ENNES - 215748

18/11/2012

Uruguaiana

2012

Sumário

1. Introdução .......................................................................................................................3

2. Desenvolvimento.............................................................................................................4

3.Conclusão .......................................................................................................................18

Referências........................................................................................................................19

1. INTODUÇÃO:

Neste Trabalho falaremos sobre recursos humanos, na qual esta área de Recursos Humanos em uma empresa tem semelhança na razão de existir com todas as outras áreas.

Dentro de um sistema capitalista, onde o objetivo da empresa é gerar lucro para o acionista através do atendimento das necessidades da sociedade, todas as áreas de uma empresa têm o objetivo de melhorar o resultado da empresa, através de algum tipo de recurso. O RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.

Desenvolvimento:

A Gestão de Pessoas tem como objetivo promover um ambiente capaz de fazer emergir, através do desenvolvimento dos atributos das pessoas, as relações ao poder de reflexão, argumento, capacitando o profissional para a gestão que converge para o atendimento dos objetivos estratégicos e pessoais.

Destacam se alguns aspectos fundamentais na Moderna Gestão de Pessoas os quais são:

Pessoas como seres humanos – de personalidade própria; com muitas diferenças entre as pessoas; cada qual com suas particularidades; com conhecimentos, habilidades e capacidades individuais.

Pessoas articuladoras inteligentes com recursos organizacionais – pessoas com inteligência e talento; elementos impulsionadores da organização capaz de adquirir conhecimentos indispensáveis à sua renovação e competitividade; como fonte de impulso que dinamiza a organização.

Pessoas parceiros da organização - capazes de chegar a excelência e ao sucesso; investindo na organização, tendo comprometimento e responsabilidade; conferindo um caráter de flexibilidade entre o funcionário e a organização.

Descrevendo uma crítica avaliação das propostas no modelo da moderna gestão de Pessoas

Em uma abordagem geral, englobarei dois pontos para reflexão, citando os prós e os contras – onde depende da competência implementada nas mudanças e a real necessidade dessas inovações que são propostas no modelo da Moderna Gestão de Pessoas, onde permite a valorização do ser humano na sua verdadeira essência.

As organizações possuem características diferentes, na qual tem culturas próprias sendo estabelecidos missão e valores, objetivos e metas. Nas organizações mais modernas já se sabe que, é preciso se preparar para adequarem-se aos processos de transformação para sobreviver no mercado globalizado, para se preparar á competitividade em relação à concorrência e atratividade constante em relação aos clientes.

Existe á necessidade da adaptação entre as pessoas para a transformação com os desafios que serão lançados diariamente nesta nova situação. Assim em consequência as pessoas começaram a perguntar sobre certos valores e as relações da empresa independente de ser pública ou privada. Alguns Gestores de Recursos Humanos que sejam antiquadra, e que não se prepara a uma modificação na Moderna Gestão de Pessoas, encontraram resistências por parte de seus colaboradores, criando, assim, um clima organizacional indesejável, tanto para o desenvolvimento de pessoas como para o crescimento da empresa.

Os modelos antiquadros de gestão de pessoas baseados apenas na obediência, fidelidade e garantia de emprego se serão insatisfatórios.

Parte do princípio de que os interesses entre as organizações e colaboradores são diferentes, mas não antagônicos na Moderna Gestão de Pessoas. Existe a necessidade de gerar uma relação mais consciente e produtiva entre empresa e pessoas.

Chamamos de troca entre a pessoa e a empresa, não se esquecendo das oportunidades que a empresa lhes oferece. Nesse modelo de gestão, o comprometimento das pessoas está intimamente ligado ao grau de entendimento dos resultados desejados para a empresa. A empresa precisa responder questões fundamentais aos seus colaboradores:

• Quais os objetivos estratégicos da Organização?

• Que capacitações deverão ser adquiridas e como?

• Quais as competências necessárias para a pessoa desempenhar a sua atividade com efetividade?

• Qual é a visão de futuro da empresa?

• Que recompensas a pessoa terá, se o objetivo for atingido?

• O que a empresa espera dela (pessoa)?

• Como verificar se o desempenho combinado está sendo cumprido?

Questões básicas que têm que estar claramente firmadas e aceitas pelas pessoas responsáveis pelas ações. Quanto mais claras forem as respostas, mais chances o contrato firmado terá de mostrar-se viável. Uma preocupação constante com o reconhecimento explícito e diferenciado para cada pessoa, em função do que elas “entregam” de valor para a organização, torna-se fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com