TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos fundamentais no processo de avaliação, adaptação, ativação e qualificação de serviços no mercado

Pesquisas Acadêmicas: Aspectos fundamentais no processo de avaliação, adaptação, ativação e qualificação de serviços no mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico faz referência a uma Produção Textual de Grupo, exigência do 1º Semestre do Curso de Bacharelado em Administração, no qual serão abordados assuntos das disciplinas ministradas no decorrer deste semestre. Assuntos que fundamentaram a pesquisa e o relatório e são de suma importância para boa condução de uma empresa, tais como: as boas práticas, normas administrativas, a comunicação no meio empresarial e comercial e a observância das práticas de homem e sociedade como um todo.

Esses fundamentos puderam ser observados na realidade da empresa pesquisada, e estes são utilizados servindo de ferramentas nas técnicas de comunicação, organização, avaliação e bem estar da empresa.

Diante disto, consideramos tais fundamentos importantes no processo de avaliar, adaptar, ativar e qualificar serviços no mercado, buscando simultaneamente o destaque e o desempenho da empresa com novas tendências, visando eficiência e a eficácia dos serviços ofertados.

Para isso, é necessário ter conhecimentos abrangentes tanto da área de negócio, na qual serão desenvolvidos os serviços, quanto dos elementos acima citados, a fim de que a empresa possa manter-se no mercado sempre ofertando um serviço de qualidade. Pois, o Administrador tendo conhecimento aprofundado do negócio e dos elementos que o fundamentam, sem dúvidas, alcançará êxito.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa pesquisada BIG LAR MÓVEIS FILIAL 05, situada na Rua Independência, número 389, bairro centro, na cidade de Coari, estado do Amazonas, tem sua matriz na cidade de Cacoal, estado de Rondônia-RO. A mesma está na classificação de pequeno porte e atua no mercado desde 1º de março de 2007, com o nome fantasia Big Lar Móveis fruto de muito esforço e trabalho do Sr. José Adeilson Dutra, que começou a trabalhar jovem como vendedor em uma loja de móveis e eletrodomésticos no município de Itacoatiara, interior do Estado do Amazonas, e viu nesse ramo uma oportunidade de crescer profissionalmente como empresário.

A Big Lar Móveis comercializa móveis e eletrodomésticos, sendo uma das mais bem conceituadas da cidade, conta ainda com uma rede composta, hoje, por nove lojas, um centro de distribuição em Manaus, uma fábrica de Estofados e Colchões, e algumas filiais localizadas no município de Coari, Borba, Manicoré, Nova Olinda e Parintins, Tabatinga, Novo Aripuanã, e São Paulo de Olivença.

Foto da fachada da loja.

Figura 01- Loja Big Lar Móveis

Fonte: Acevo da Loja

O gerente da Loja Big Lar Filial 05 Coari, Gleison Medins de Menezes, refere o sucesso do grupo Big Lar a filosofia e cultura organizacional adotada pela empresa. Nas quais há os princípios de ofertar um serviço de qualidade, manter a harmonia e união do grupo, onde clientes e funcionários sintam-se parte da empresa fazendo com que todos disseminem estes valores. Para confirmar o que foi dito pelo gerente da loja, Headley e Campos (2014, p. 82) dizem que a cultura organizacional é “um conjunto de crenças, hábitos, costumes, e valores que são disseminados nas organizações e compartilhados por todos que a integram”. É relevante citar que os valores preservados pela Big Lar são: igualdade, fraternidade, respeito e união.

Neste sentido, a cultura organizacional mostrará o padrão de comportamento a ser tomado, as atitudes esperadas e os valores que serão disseminados na organização e, consequentemente, na sociedade.

Observa-se a grande importância da cultura organizacional para uma empresa, sendo que o sucesso da Big Lar é prova disto. Isso acontece por que este fator passa a influenciar todos do grupo, buscando um comportamento e um posicionamento estratégico que manterá o patamar da empresa no mercado.

Outro ponto pesquisado na empresa Big Lar foi o clima organizacional, no qual percebemos, nas falas do gerente, que há uma preocupação com o bem estar dos funcionários e com o bom relacionamento da equipe, pois isso pode interferir na produtividade individual e do grupo. Sobre este assunto Headley e Campos (2014, p. 82) afirmam, de formal geral, que:

o clima acaba sendo o reflexo da cultura organizacional e espelha o grau emocional das pessoas, simboliza os valores e crenças que servirão de norteadores individuais e coletivos. O clima exercerá influência sobre vários aspectos organizacionais, tais como: o tipo de pessoa que a organização atrai para fazer parte do quadro de colaboradores, a comunicação que está sendo adotada nas diversas situações etc.

Isso mostra que o clima é tão importante quanto à cultura organizacional, sendo que a primeira é reflexo da segunda, assim quando a empresa mantém um uma boa cultura, consequentemente, poderá ter um bom clima em sua organização.

É interessante citar que a estrutura organizacional da empresa pesquisa está dividida da seguinte forma hierárquica: Gerente, coordenador administrativo financeiro, coordenador de cobrança e caixa, comercial de vendas, vendedores, serviços gerais e montadores, totalizando 08 funcionários.

O gerente Gleison Medins relatou, ainda, que a Big Lar Coari adota uma postura de comando e chefia descentralizada, na qual na ausência do gerente o responsável do administrativo financeiro responde pela loja, em outras circunstâncias o gerente pode nomear e/ou delegar tal função a qualquer funcionário que seja apto.

Organograma da empresa.

Figura 02.

Um ponto relevante, presente na administração da loja, é a avaliação, sendo que esta ocorre em casos específicos, onde os funcionários são avaliados de 6 em 6 meses, e em caso de não atingirem os resultados esperados são alertados, mas se mesmo assim não surtir efeito positivo os mesmos são dispensados com todos os direitos que a CLT rege. Aos iniciantes e candidatos novatos, é postura da empresa, avaliá-los por um período probatório, até ser integrados como fixos na empresa.

Destacamos que a Big Lar dispõe de programas e treinamentos de forma continuados, com a finalidade de qualificar e capacitar seus funcionários, para exercerem de maneira eficaz suas funções, de acordo com o que prediz o regulamento interno da matriz.

Nota-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com