TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assuma a Direção de sua Carreira

Por:   •  11/9/2015  •  Resenha  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

           Rafael Rodrigues

MOGGI, Jair; BURKHARD, Daniel. Assuma a Direção de sua Carreira. 1ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2003.

     Que forças o impulsionam em direção à sua missão de vida? Como elaborar um plano de vida e carreira consistente com o seu destino? Assuma a direção de sua carreira de Jair Moggi oferece de forma inteligente e única à respostas como estas, permitindo nos mesmos associarmo-nos à situações expressas no livro.

     Economista, Advogado e mestre em Administração, Jair Moggi escreveu o livro baseando-se em um texto básico de Daniel Burkhard em que era usado como material de apoio de uma empresa de consultoria, resumindo o conhecimento e a experiência de Daniel na época.

     Realizando novas pesquisas de muitas novas biografias Moggi traz de forma simples, direta e inteligente questões espirituais, físicas e emocionais do ser humano. Conseguindo  intender e simplificar os fenômenos comuns que regem a vida humana do nascimento até a morte, permitindo-nos uma analise sistemática e consciente da nossa própria biografia e carreira.

     O livro é basicamente dividido em três fases; 0 – 21 amadurecimento do corpo, 21 - 42 fase do amadurecimento da alma, mais de 42 amadurecimento do espirito. Sendo que cada fase foi subdividida em três subfases ou setênios , conseguindo exemplificar em cada setênio o que é comum a todos, nos mostrando como achar a chave para muitas questões com as quais nos defrontamos ao longo da vida, mostrando de que nossa biografia só depende de nós mesmos e que só vive plenamente quem se desenvolve como ser humano.

Fase 1 Amadurecimento biológico

     Nessa fase o autor relata o que passamos do nosso nascimento até a idade adulta, afirmando que nosso desenvolvimento já começa ainda criança, junto à família, em que alegria, prazer, amor, calor fé e confiança são ingredientes que formam um ambiente favorável para o desenvolvimento.

     Nessa fase também ele “ensina” de forma acertada como os pais devem agir com seus filhos, mostrando que se os pais forem autoritários demais a criança vai se sentir presa, sufocada e irá se tornar uma pessoa introspectiva fechada e de difícil relacionamento, mas se a criança for excessivamente livre, sem limites, forma-se uma pessoa extrovertida e superficial que tem dificuldades em falta de perseverança para alcançar objetivos.

     Partindo mais para o lado da pessoa ele afirma que é entre os 13 à 16 anos que o ser humano começa a deixar de ver “o mundo perfeito”, como expressa Moggi, que aqui o pensar, agir e querer discordam entre si, podendo o jovem se perder em algum pensamento filosófico, sentimentalismo saudoso ou querer excessivo. Mas também, ao fim dessa fase o jovem começa a ter pensamentos próprios e independentes começando ai sua preocupação com a carreira e personalidade como líder.

Fase 2 Amadurecimento psicológico

     De maneira criativa, Moggi usa imagens arquetípicas para nos mostrar com clareza o que passamos por cada setênio dessa fase. Denominando ela como a fase emotiva, racional e consciente.

     As variações emocionais, entre 21 e 28 anos, causadas pela entrada e atuação no mundo dos adultos,  pensando de forma racional a questão do ter ou ser e por fim de maneira consciente, no final dessa fase começamos a nos perguntar questões da vida e de nós mesmos.

Fase 3 Amadurecimento espiritual

     Segundo o autor, nessa fase as pessoas começam a se preocupar mais com sua questão espiritual, seu eu interior. Meio que em contrapartida do seu corpo físico que esta enfraquecendo, a sua alma se eleva, tendo capacidade maior de escutar e intender os outros, estimulando o que cada um tem de melhor e com “visões” mais claras tem alto nível de auto percepção julgamento maduro nas dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com