TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Carreira

Monografias: Planejamento De Carreira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  4.998 Palavras (20 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

A sociedade de nossos dias passou por transformações, e vivemos hoje a Era da informação, o que teve um impacto muito grande no mundo dos negócios e dos empregos, exigindo que o indivíduo se torne um profissional versátil antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho.

Muitas pessoas acreditam que a carreira tem início quando o indivíduo se insere no mercado, e o fato é que a carreira começa a partir do momento em que esse busca através de uma atividade, contribuir para a sociedade e satisfazer suas necessidades pessoais.

O planejamento, gestão ou administração de carreira é um meio de fazer com que o profissional não se perca durante o trajeto profissional, e se frustre cada vez menos; já que podemos observar que muitos jovens que se formam não têm idéia de onde atuar. Outros profissionais que atuam no mercado, não conseguem gerir suas carreiras e nem adaptá-las para as necessidades do mercado, deixando de aproveitar inúmeras oportunidades.

Planejamento de carreira está diretamente ligado ao desenvolvimento e autoconhecimento, e dá ao ser humano uma segurança maior diante de suas escolhas, onde a busca pelo sucesso profissional e satisfação pessoal através de metas pré-estabelecidas se tornam mais fáceis.

O presente trabalho mostra a importância do planejamento de carreira, a visão do mercado de trabalho e suas exigências, fazendo com que cada um reflita sobre suas escolhas profissionais e a busca pelo sucesso.

1. CARREIRA-DEFINIÇÕES E CONCEITOS

Os estudos sobre a carreira tiveram início na década de 70 no Massachusetts Institute of Technology (MIT) composto por Lotte Bailyn, Douglas Hall, John Van

Maanen e Edgar Schein. Esse estudo mostra quatro conceitos, que são aplicados a todos os tipos de carreira.

O primeiro diz respeito à carreira como sendo o trajeto feito através do trabalho, dentro ou não do âmbito organizacional; o segundo tem por base a relação entre o indivíduo e a organização; por sua vez o terceiro faz relação entre as influencias sociais, econômicas e culturais no desenvolvimento profissional.

Já o quarto e último conceito desse estudo, mostra a dualidade na visão de carreira; de um lado o reconhecimento da sociedade ou da organização e do outro a perspectiva do próprio indivíduo em relação ao desenvolvimento de carreira. É essa visão, objetiva e subjetiva que distingue o estudo de carreira das demais ciências sociais.

Apesar do conceito amplo, diferentes conotações e significados são atribuídos à palavra carreira. Etimologicamente a palavra carreira do latim via carraria, significa estrada para carros; na língua inglesa estrada para carruagens, somente no séc. XIX passou a ser usada para descrever o caminho da vida profissional. Quando passou a ser usada para nomear atividades econômicas de alguém ao longo da vida, surgiram outras definições como, por exemplo, “seqüência indefinida de experiências relacionadas ao trabalho vivenciadas pela pessoa ao longo do tempo” e “curso de desenvolvimento profissional, restritamente ligado à progressão formal nos níveis hierárquicos”.

Definições

Carreira: feminino singular de carreiro (adjetivo)

Carreira

1. Caminho estreito; carreiro

2. Corrida com velocidade;

3. Percurso;

4. Percurso profissional;

5. Esfera de atividade profissional;

6. Decurso da existência;

7. Fileira, alinhamento;

8. Ligação estabelecida por transportes coletivos que obedece a itinerário, horários e tarifas pré-fixadas;

9. Rota de navios.

carreira

car.rei.ra

sf. (lat. vulg. carraria) 1 Corrida veloz. 2 Caminho de carro. 3Carreiro. 4 Trilha. 5 Curso, trajetória. 6 Caminho, fechado entre barreiras, para corridas de cavalos. 7 Corrida de cavalos.8 Plano inclinado pelo qual desce o navio quando é lançado ao mar. 9 Estaleiro. 10 Fileira, fiada; fila. 11 Corredeira, correnteza. 12 Profissão: Preferiu a carreira das armas. 13Esfera de atividade. 14 Meio ou modo de proceder. 15 O decurso da existência. 16 Rima poética. 17 Afastamento veloz que o peixe realiza, abocanhando a isca. 18 Folc. Rimas rigorosamente observadas no canto do cururu. Têm geralmente nome religioso: carreira de São João, rimas em "ão"; do Sagrado, em "ado"; do Divino, em "ino"; de São Roque, em "oque" etc. Há uma carreira de abertura no cururu, a de São João, e outra de encerramento, em geral a do dia, com a rima em "ia". C.-de-penca, Folc.: corrida de mais de dois até oito cavalos em cancha reta, ainda em uso no Rio Grande do Sul. C. de pó: diz-se da porção de cocaína que o viciado prepara para cheirar, também chamada de fileira ou trilha. C. de tiro: lugar onde se fazem exercícios de tiro ao alvo. Arrepiar carreira: retroceder, desandar. Atar carreira, Reg. (Rio Grande do Sul): contratá-la, ajustá-la. Fechar a carreira: acelerar a montada.

INFOPEDIA E MICHAELIS ONLINE*

2. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE CARREIRA

O mercado de trabalho atual é precursor do termo “planejamento”; seja profissional ou pessoal, tudo depende de metas minuciosamente traçadas e adaptáveis a mudanças. E é esse mesmo mercado que se deve observar ao planejar o futuro profissional.

Mas no que realmente influencia o planejamento de carreira? Se levar em consideração o fato de que o futuro profissional é como uma empresa, que precisa se manter no mercado, chegará logo à conclusão de que para isso deve haver um planejamento estratégico para mantê-la, e é aí que entra o planejamento de carreira, da mesma forma que as empresas, também é preciso se manter no mercado de trabalho e o planejamento é o primeiro passo para que isso aconteça.

Planejamento de carreira e desenvolvimento tem a ver com a busca pela satisfação naquilo que se propõe a fazer, e mais do que isso é fazer com qualidade e ser o mais útil possível. Planejar ajuda a ter uma direção pré-definida e assim não ficar perdido ao observar o mercado de trabalho e o nível de empregabilidade da área de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com