TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 3 Case Empresa Cidadã

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso de pós-graduação: MBA em Gestão Ambiental

Aluno: David Avelino da Fonseca         

RA: 611.105.963

Turma: 01°A                                         

Professor: Arlindo Rodrigues

Disciplina: RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL

Atividade 3

Pesquisar um projeto cidadão de uma empresa e apresentar os pontos positivos e as oportunidades de melhoria do projeto. Aplique os conceitos presentes na apostila e pesquisas pessoais e, apresente sempre a citação da fonte da informação e a Referência Bibliográfica.

CASE

EMPRESA BAESA-ENERGÉTICA BARRA GRANDE SA

PROGRAMA DE REINTRODUÇÃO DA DYCKIA DISTACHYA

A EMPRESA

A BAESA – Energética Barra Grande S/A – foi constituída em 14 de maio de 2001, data em que obteve a concessão da Usina Hidrelétrica Barra Grande, empreendimento construído nas Serras Catarinense e Gaúcha, mais precisamente no leito do rio Pelotas, entre os municípios de Anita Garibaldi, em Santa Catarina, e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul.

É uma empresa formada pelo consórcio de cinco investidores, com a seguinte composição acionária:

  • Alcoa Alumínio S/A – 42,2%
  • Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) – 25%
  • Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) – 15%
  • Camargo Corrêa Cimentos – 9%
  • Departamento Municipal de Eletricidade (DME) – 8,8%

A construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande iniciou em 27 de junho de 2001 e as estruturas foram concluídas em 18 de junho de 2005. No dia 4 de julho de 2005, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu a Licença de Operação, autorizando o fechamento dos túneis de desvio e a consequente formação do reservatório. Assim, em 1º de novembro de 2005, a Usina entrou em funcionamento, pois foi ativada a primeira de suas três Unidades Geradoras. Três meses depois, em 31 de janeiro de 2006, foi ativada a segunda Unidade Geradora e, em 30 de abril de 2006, entrou em operação a terceira e última Unidade Geradora.

O PROGRAMA

Objetivos e Estratégias

Segundo a concessionária BAESA, o Programa de Reintrodução da Dyckia Distachya é o mais ousado projeto de recuperação de espécies vegetais desenvolvido por empreendimentos hidrelétricos no Brasil. Trata-se de superar o desafio de reintroduzir uma bromélia, ameaçada de extinção, fora de seu local de origem.

A decisão de implementar o Programa de Reintrodução da Dyckia Distachya deve se ao interesse da BAESA em assegurar a preservação de uma espécie típica de corredeiras da bacia do rio Uruguai. A formação dos reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Itá e Machadinho, cujo enchimento se deu nos anos de 1999 e 2001, causou a extinção de algumas populações naturais da espécie. Com a construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande, iniciada em 2001 e concluída em 2005, recaiu sobre a BAESA – empresa responsável pela instalação do empreendimento – a responsabilidade de provocar a extinção da Dyckia distachya nas corredeiras do rio Pelotas, já que há registro da espécie na natureza em outros locais, como na fronteira entre Brasil e Argentina, mais precisamente no Parque Provinciano Moconá, de mil hectares, e na Reserva de Biofesra Yabotí, com 223 mil hectares. Em território brasileiro, há populações da bromélia na Floresta do Parque Estadual do Turvo, de 40,6 mil hectares. O desconhecimento sobre a grave situação da Dyckia distachya contribuiu para que, posteriormente, a responsabilidade sobre a BAESA se tornasse motivo para cobranças e acusações. Ante a ausência de manifestação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), do Ministério do Meio Ambiente e de outras entidades ambientais sobre o assunto, coube ao biólogo Ademir Reis, professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, explicitar o risco que a formação do reservatório da Usina Barra Grande representava à sobrevivência da espécie.

Na época, ao tomar conhecimento do risco que a formação do reservatório representava à sobrevivência da bromélia e também da exigência em resgatar suas populações, a BAESA encampou uma grande operação de salvamento, tendo resgatado um total de 18.723 exemplares da espécie.

Concluído o trabalho de resgate, a empresa obteve, em 4 de julho de 2005, a Licença de Operação para formar o reservatório da Usina Hidrelétrica Barra Grande. Simultaneamente a empresa lançou o Programa de Reintrodução da Dyckia Distachya, contratando para coordená-lo o professor Ademir Reis, reconhecidamente uma das maiores autoridades no assunto. A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também participa do trabalho. O programa, em execução há cinco anos, estabeleceu os seguintes objetivos:

  • Financiar estudos e pesquisas de variabilidade genética, propiciando condições para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos sobre o tema.
  • Desenvolver ações voltadas a assegurar a conservação da Dyckia distachya ex-situ (fora do local de origem).
  • Construir um viveiro de mudas para produção de sementes e formação de novas colônias da Dyckia distachya.

Definidos os objetivos do Programa de Reintrodução da Dyckia distachya, a BAESA entendeu que o cumprimento das metas passava pela obediência a três estratégias fundamentais:

  • O desenvolvimento do programa deveria necessariamente contar com a participação de universidades e empresas de pesquisas na área ambiental.
  • A legitimidade do programa deveria ser atestada em trabalhos acadêmicos, de modo a motivar o debate e a esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto.
  • A BAESA deveria necessariamente dispor de um local onde fosse possível produzir sementes e mudas da bromélia Dyckia distachya.

A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA

De acordo com a Baesa, o Programa de Reintrodução da Dyckia Distachya vem sendo executado em conformidade com o plano de trabalho estabelecido logo após a descoberta de novas populações da bromélia na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Barra Grande, a coleta dos exemplares e a definição dos locais de relocação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (289.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com