TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa 1

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Administração Pública

Matrícula

De acordo com Rubem Alves (1981), a ciência nada mais é que a hipertrofia do senso comum, sendo assim, fica claro que a ciência não é um novo órgão de pensamento, é apenas a capacidade de conhecimento excessivo que todos possuem. Deve-se estar ciente de que tanto a ciência quanto o senso comum necessitam de criatividade para criar soluções que buscam a adaptação do ser humano nas divergências do dia-a-dia.

O senso comum se caracteriza como o modo de pensar da maioria das pessoas, é o conhecimento que se recebe pela cultura, pelos pais, etc. Daí surgiu a necessidade de se obter um conhecimento científico. Senso comum, não se distingue do conhecimento nem pela veracidade, nem pela natureza do objeto conhecido. O que diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos para chegar a uma conclusão.

A ciência parte da necessidade de solução para um determinado problema que o senso comum não é capaz de resolver. No entanto, um objeto ou um fenômeno podem ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum, o que leva um ao conhecimento científico e outro ao popular é a forma de observação.

O senso comum aceita quase tudo o que falam, com muita facilidade e não procuram respostas cientificas. Como por exemplo: “tomar manga com leite causa a morte”. Muitos fazem essa afirmação e quando são questionados sobre o porquê de tomar manga com leite causa a morte, não tem uma explicação comprovada, por isso há a necessidade de se obter o conhecimento excessivo, para poder responder aos questionamentos.

Contudo, conclui-se que senso comum e ciência estão interligados.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com