TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa o Tempo de Evoluir

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Em todo tempo a sociedade procura evoluir-se.

Muito embora, de forma extremamente lenta como na era do feudalismo o processo de produção e troca passou por lanços transformativos, sendo a burguesia um consequente desta evolução. Seja o regrado do estado de servidão, no feudalismo; da manufatura do pequeno burguês, nas épocas absolutistas, do operário moderno, nas fábricas poluidoras recentemente construídas, sempre houve uma classe dominada em guerra com as necessidades de domínio de outra classe que governa.

A índole rebelionaria da burguesia foi desempenhada como progresso natural de um conjunto dominado que era, e que se tornou governante após, mantendo o andar de um ciclo periódico da revolução, agora nos utensílios de produção.

A burguesia não apenas ocasionou o progresso dos meios de produção. Simultaneamente, passaram a ser mais notadas as diferenças na sociedade e em sua forma social de existir. Então agora, os trabalhadores são personagens secundários; simples engrenagens que movem a produção, delimitadamente contínuos de rotinas cansativas, desempenhando funções mecânicas. Sua produção é atribuída por aquilo que trabalha, e se ele trabalha o mínimo, pouco também é o que receberá.

E nesta sucessão de fatos de produção desregrada (as necessidades existem, a sociedade pede por produtos!) vão surgindo concorrentes . Então, de modo a se manter viva nesta constante guerra, a burguesia, quer seja contra a aristocracia ou outras burguesias, sejam elas nacionais ou internacionais, se vê obrigada a lançar mão de sua força e influência para incitar o proletariado ao movimento político. Ela sabe que estimular o proletariado quanto à política, ensinando-o sobre aquele movimento, fará com que haja um combate '‘concorrente contra concorrente’' na qual se prevê vencedora desta batalha.

Porém, mesmo que consiga um resultado gratificante nesta tarefa, é este mesmo proletariado que se utilizará desta forma de defesa e ataque político para se voltar contra ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com