TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade FSI

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Cite e comente sobre os pressupostos e premissas da Teoria Geral dos Sistemas (TGS)?

2 - Explique como os princípios da TGS podem ser utilizados de forma análoga ao entendimento e funcionamento das organizações.

Resposta: as organizações podem ser entendidas de forma sistêmica. As estruturas organizacionais compreendem que sua estrutura é um enorme sistema que é composto por outros sistemas menores que interagem entre si e assim formam toda a estrutura organizacional.

3 - Faça um breve resumo do que se entende sobre empresa/organização.

Resposta: A empresa/organização pode ser vista como um grande sistema. A empresa/organização possui uma variedade de atividades que são desenvolvidas com um enorme grau de complexidade. Essas atividades são executadas por pessoas ou máquinas, onde existem os processos dentro das empresas e com isso o surgimento de informações. Tudo isso forma o sistema da empresa que interage internamente e externamente. Essas interações buscam o objetivo comum que trazer soluções, desenvolvimento, qualidade, competitividade e inteligência empresarial.

4 - Por quais as razões que as organizações são consideradas sistemas abertos?

Resposta: As organizações podem ser compreendidas como sistema aberto devido o fato dos sistemas sofrerem interações – receber influência e influenciar – que possibilitando dinâmicas. Essas interações são fatores internos, dentro da própria organização – setores com setores e interações externas, onde os setores e interagem com outras organizações.  Essas interações constituem algo semelhando a um ecossistema, por isso considera as organizações como sistemas abertos.

5 - Em uma loja de informática, quais os processos e entidades que compõem seu Ambiente Interno e Ambiente Externo (Ecossistema)?

Resposta: Ambiente interno: aspecto organizacional – estrutura física, hierárquica, políticas internas, corpo administrativo; pessoal – treinamento, recrutamento, avaliações; marketing – estratégia do produto e distribuição; produção – desenvolvimento, tecnologia, matéria-prima, estoque; financeiro – lucratividade, investimento.

Ambiente externo: oportunidade; ameaças; economia; tecnologia; social; político.

6 - Faça um breve resumo sobre as Funções Empresariais? Você acredita que no processo de análise de um sistema empresarial essa visão ajudará na modelagem do software? (Justifique sua resposta).

Resposta: a funções empresárias são semelhantes a uma engrenagem, elas colocam em funcionamento e interação toda a empresa. Essas funções devem ser dependentes e integradas entre si. Todos geram informações para todos e não devem parar, pois a inatividade de um setor gera problema no outro setor.

Sim. Devido o fato dos sistemas procurarem oferecer serviços semelhantes aos das funções empresariais. Os sistemas podem gerir, tomar decisões, coordenar atividades e gerar informações.

7 - Faça um resumo sobre visão sistêmica e seu valor para a gestão nas organizações.

Resposta: a função sistêmica é a facilidade de compreender o funcionamento de todo o sistema - como ocorre sua interação. Como existem setores ou unidades diferentes em um único sistemas existe interação interna e externa. Isso contribui para análise e reorganização do trabalho para melhorias no ambiente de trabalho, o no remanejamento de pessoas, produtividade, competitividade e investimentos visando lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com