TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade avaliativa

Por:   •  16/8/2015  •  Dissertação  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 2

(2 pontos) É muito importante conhecer a história e o contexto em que a Gestão de Pessoas se situa. A Unidade I apresentou a história da gestão de pessoas nas organizações.  Após a leitura dos conceitos/ experimento:

- Administração Científica;

- Patrimonialista liberal clássico;

- Experiência de Hawthorne;

 

Pesquise estes conceitos/ experimento em outros materiais e faça um

resumo de suas características com suas próprias palavras.

 

2) (2 pontos) Na década de 1930, mais especificamente a partir de 1937, tem início o primeiro grande esforço de inovação do sistema público do País. De acordo com Ferreira et al. (2005) nesse período tem início o Estado intervencionista e que, após a Constituição de 1934, predominou o modelo clássico baseado em uma burocracia que Marcelino (2003) chama de modelo weberiano, em alusão a Weber.

Nesse período foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), que foi fundamental para o processo de modernização da Gestão de Pessoas no setor pública Brasileiro.

Após pesquisa, apresente de forma resumida e sistematizada quais eram os principais objetivos do DASP e a transformação que ele iniciou na administração pública brasileira.

 

3) (1 ponto) A partir da segunda metade da década de 1950, começou a configurar-se um projeto nacional de desenvolvimento, o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek. Iniciou-se então a multiplicação de órgãos de Administração Pública Indireta (fundações, autarquias etc).

Quais eram as vantagens que estas fundações e autarquias trouxeram para a Administração Pública?

 

4) (2 pontos) As diversas denominações que  a área de Gestão de Pessoas recebeu no decorrer dos anos trazem em si o significado das concepções, dos poderes e das lutas por direitos, dos conflitos entre organizações, sindicatos, governos, em momentos distintos da história. A partir da leitura do livro faço um resumo, com suas próprias palavras, do significado destes termos:

- Administração de Pessoal;

- Administração de Recursos Humanos;

- Gestão de Pessoas.

 

5) (1 ponto) Dentro da Gestão estratégica de pessoas é importante que haja a integração das estratégias de recursos humanos às competências requeridas pelo “negócio” da organização, com vistas ao atingimento de resultados eficazes e mensuráveis. Neste contexto, defina o que são Competências.

 

6) (2 pontos) Uma das etapas de um planejamento estratégico de pessoas para o setor público é definir os principais aspectos que uma política de recursos humanos deve contemplar.  Apresente de forma resumida os seis aspectos apresentados no livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com