TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Orçamento Público

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

As três leis que regulam a atividade orçamentaria dos entes públicos federal, estadual e municipal são, O Plano Plurial (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) e a Lei Orçamentaria Anual (LOA).

O Plano Plurial (PPA) é a lei que define as estratégias, diretrizes e metas do governo para o médio prazo. Bem como, regula os projetos governamentais de longa duração, ou seja, aqueles programas de existência temporal maior ao exercício financeiro.

A Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), é a lei orçamentaria responsável por ligar o PPA e a LOA. Ela compreende prioridades e metas da administração publica, onde há uma inclusão da despesa de capital no exercício financeiro subsequente. Cabe a LDO, orientar a elaboração da Lei Orçamentaria Anual, definir as alterações na legislação tributaria e estabelece a politica na aplicação das agencias financeiras oficiais de fomento.

A Lei Orçamentaria Anual (LOA), tem como finalidade estimar as receitas que o governo espera dispor no ano seguinte e fixar as despesas que serão realizadas com tais recursos. Ou seja, ela reúne a previsão de receitas e despesas governamentais para o ano subsequente, bem como orienta ações estatais que permite a criação de parâmetros que possibilitam a fiscalização.

O relacionamento entre ambas se da devido a integração e planejamento estrutural das ações governamentais com repercurção no plano econômico, de maneira que o PPA estabelece as metas da programação durante quatro anos, por exemplo o mandato presidencial. A LDO orienta o orçamento anual para cumprir metas no ano e a LOA trata do orçamento no cumprimento anual do trabalho estimado na receita e prevendo despesas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (20.2 Kb)   docx (6.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com