TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  25/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A administração financeira é necessária para o empreendimento, com ela pode-se aumentar o lucro real, controlar as entradas e saídas do fluxo de

caixa. Podemos dizer que a administração financeira é uma das ferramentas responsável pelo sucesso ou falência das micro e pequenas empresas. É necessário ter um planejamento financeiro dos gastos, das despesas e das possíveis receitas, evitando assim problemas pela falta de organização.

2. OBJETIVOS

O principal objetivo da administração financeira é criar valores, obter lucros para chegar ao objetivo final, fazendo com que o empreendimento cresça e mostre-se competitivo no mercado.

Proporcionar aos gestores melhores condições na tomadas de decisões, investimento, financiamento e em gerir resultado, através dos fatos estatísticos e dos dados financeiro.

Existem dois tipos de objetivos fundamentais para empresas que querem chegar a sua excelência financeira, são eles: OBJETIVOS PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS.

•        OBJETIVOS PRIMÁRIOS: Nas empresas privadas é o lucro e a riqueza de seus proprietários. Nas organizações sem fins lucrativos e governo, são objetivos multidimensionais geradores de bem estar social.

•        OBJETIVOS SECUNDÁRIOS: São os meios que levam ao atingimento dos objetivos primários. Qualidade, satisfação do cliente, inovação, qualificação de funcionários, posição competitiva no mercado, produtividade, eficiência, qualidade da administração, competitividade no mundo globalizado, responsabilidade pública e social da empresa, responsabilidade ambiental, etc. Os objetivos secundários nada mais são que meios para se atingir os objetivos primários.

A qualidade das informações apresentadas nos demonstrativos financeiro pressupõe que elas têm o potencial de interferir no julgamento das tomadas de decisões direcionadas. O fluxo financeiro dos investimentos para atividades de maior lucratividade ou produtividade de interesse da organização. Todavia a formulação de política, essas informações dão suporte a todas as etapas da gestão, seja no planejamento, na execução das atividades, na análise de resultado e no desenvolvimento dos gestores pra melhor interagir com todas as outras áreas de responsabilidade da empresa. É com o pessoal da administração financeira que as atividades fundamentais e decisivas são planejadas dentro da empresa. Os gestores devem ser ágil no processo de tomadas de decisões, dependendo de sua atitude poderá determinar o fracasso ou sucesso da empresa. As decisões envolvem além de um processo quantitativo a formulação das atividades que a administração tomará dentro da empresa, visando sempre à maximização das riquezas dos proprietários. A maximização da riqueza é uma forma teórica e mais correta de se falar em rentabilidade ao longo do tempo. A atividade do administrador financeiro é a transformação de dados financeira de forma que possam ser utilizados para controlar a situação financeira da empresa, a avaliação da necessidade de aumentar ou reduzir a produtividade e financiamento solicitado. A análise, o planejamento e o controle ocorrem através do fluxo de caixa. Os dados requeridos medem o desempenho

e posição financeira da empresa em determinado período de tempo. O administrador financeiro adota o regime de fluxo de caixa pelo seu objetivo que é a projeção de entrada e saída de recurso financeiro para determinado período, visando detectar a necessidade de empréstimo ou fazer investimentos mais rentáveis para a empresa. Essas projeção tem a finalidade principal de informar a capacidade que a empresa tem para liquidar seus compromissos financeiros a curto e longo prazo e mantendo-a em estado solvência e maximizar o rendimento das aplicação das sobras de caixas.

3. IMPORTÂNCIA

Com a globalização o mercado de trabalho esta cada vez mais acirrado, bastante competitivo, e com isso os gestores buscam a qualidade na sua administração. Segundo Gitman (2004, p.4) “a administração financeira preocupa-se com as tarefas do administrador financeiro na empresa”, e é através das ferramentas concedidas ao gestor que ele ira identificar e escolher os melhores controles financeiros para as micro e pequenas empresas. Com o crescimento favorável das micro e pequenas empresas, influenciando na economia, gerando renda e oportunidade para a população brasileira, segue lado a lado a falta de um bom planejamento que é primordial em um negócio, porem nem sempre é levado a serio quando se trata de administrar, principalmente sendo uma micro ou pequena empresa.

Em um artigo da revista Italiana Next Brasil destacava-se o declínio de grandes empresas Italianas em vários seguimentos, as quais ha um

tempo a traz faziam parte do auge econômico, e mesmo assim a Itália mantia um grande poder e estava entre as sete economias do planeta. Mas por quê? Simples, a força do poder econômico da Itália reside nas pequenas e médias empresas organizadas e preparadas.

Através deste relato podemos ter noções da importância do preparamento geral de uma empresa assim que a mesma ingressa no mercado, isso aconteceu na Itália e a mesma não foi tão afetada pela crise econômica. Mais e aqui no Brasil como é que as empresas estão se comportando?

A grande contribuição dos pequenos! Este é o tema destacado da revista FAE Business onde nos mostra que das quase Seis milhões de empresas 99% são consideradas micro e pequenas . O setor industrial responde por cerca de18% o do comércio 45% e serviços 37% do total de empresas. (fonte RAIS 200). É certo que as médias e pequenas empresas não estão estruturalmente organizadas, porem sua força vai crescendo e dando lhes melhores condições de competição em alguns seguimentos, além de terem uma enorme capacidade de adaptação de necessidade do mercado.

Organizar e controlar estes são os fatores de suma importância para que uma empresa seja ela de qual for o seguimento consiga se estabelecer no mercado econômico. O plano de negocio é indispensável para o empreendedor, pois ira lhe ajudar na tomada de decisão sobre o publico alvo, concorrência, finanças, fornecedores entre outros. Com todas estas ferramentas o funcionamento do negocio será bem mais seguro e prevenidos.

Outro fator bastante positivo das micro e pequenas empresas é que não há necessidade de gastar dinheiro com sistemas poderosos e caros onde soluções baratas resolvem perfeitamente as questões. Gastando menos e tendo a mesma qualidade no seu produto/serviço a empresa ganha um destaque maior pois poderá colocar seu preço de mercado flexível para o cliente, tendo mais demandas, e até se posicionar na frente do concorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com