TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ats contabilidade geral

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.707 Palavras (19 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

[pic 1]

1        INTRODUÇÃO        

2        ETAPA 01 – INTODUÇÃO Á CONTABILIDADE         

Passo 1- Métodos de Escrituração        4 até 7

Passo 2- Tabela 1 – Classificação Contábil (Bens, Direitos e Obrigações)        7 e 8

Passo 3- Balancete de Verificação        8 e 9

Passo 4- Balanço Patrimonial        9

3 _        ETAPA 2 – ATOS E FATOS CONTÁBEIS E A TÉCNICA DA CONTABILIDADE POR BALANÇOS SUCESSIVOS.        10  

Passo 1- Classificação das Contas        12

Passo 2- Tabela 3 – Planilha de Lançamentos        12

Passo 3- Razonetes e Apuração do ARE        13 e 14

4 _        ETAPA 3 – BALANÇO PATRIMONIAL        14

Passo 1- Balancete de Verificação        14

Passo 2- Balanço Patrimonial        15 e 16

Passo 3- Notas Explicativas (NE)        16

Passo 4- Relatório da Situação Financeira        16 e 17

5        ETAPA 4 – DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO .        17

Passo 1- Conciliação Contábil e Conferencia dos Resultados Apurados no ARE        17

Passo 2- DRE        17 e 18

Passo 3- Notas Explicativas (NE)        18

Passo 4- Relatório da Situação Ecônomica e da Rentabilidade        18

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS        19 e 20

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho foi desenvolvido com base nas necessidades da empresa de obter informações sobre seus fatos contábeis do ano de 2013 e 2014. Foi elaborado balancete de verificação, balanço patrimonial, DRE e ainda estruturado todas as contas na empresa.

  1. ETAPA 01 – INTRODUÇÃO Á CONTABILIDADE.

Passo 1:         

A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, análise e auditoria. Sua finalidade é a de fornecer as pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado. Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa. O método utilizado para a escrituração contábil é o método das partidas dobradas, desenvolvido pelo frade Luca Pacioli em 1494, neste método todo lançamento deverá conter a origem e o destino do mesmo, ou seja, para todo débito haverá um crédito de mesmo valor, ou vice-versa.

Na escrituração dos livros contábeis algumas formalidades devem ser observadas, estas formalidades se subdividem em dois tipos:

  • Formalidades Extrínsecas: São as formalidades relacionadas à apresentação ou aparência dos livros, esta formalidade exige, por exemplo, que os livros, sejam encadernados, que tenham suas folhas numeradas tipograficamente, possua termo de abertura e de encerramento em que conste entre outras informações a assinatura do responsável, a identificação da empresa e do livro, espécie de livro, número de páginas e número de ordem, etc.
  • Formalidades intrínsecas: São as formalidades relacionadas à escrituração propriamente dita, segundo as formalidades intrínsecas os livros de escrituração devem obedecer a um método de escrituração mercantil uniforme, em língua e moeda nacionais, com individualização e clareza, ser escriturado em rigorosa ordem cronológica, não conter, rasuras, emendas, entrelinhas, borrões ou raspaduras, espaços em branco, observações ou escritas à margem.

Livros contábeis:

Livro razão

Após lançamento no Diário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão.

A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e o seu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas.

O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temos o controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresarias.

Livro diário

O livro diário assim como o razão são os principais livros da contabilidade,  o diário registra todas as operações que envolvam o patrimônio da empresa no decorrer de um período. O livro diário, ao contrario do razão deve ser autenticado e é de uso obrigatório. É um livro que se registra todas as operações contábeis da Entidade, em ordem cronológica e com a observância de regras, como as suas folhas numeradas sequencialmente e serão lançados os atos ou operações da atividade que altere ou possam vir alterar a situação patrimonial da empresa.

O livro Diário deverá conter o termo de abertura e encerramento, a ser submetido ao órgão competente do Registro do Comércio dentro do prazo previsto na legislação, sob pena de multa prevista no Imposto de Renda. Estes quesitos a ser observados, são obrigatórios, porque eles padronizam a escrituração nos livros, trazendo estética e segurança no trabalho profissional. 

As demonstrações contábeis são relatórios elaborados com base nos livros, registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade, assim, a forma de estruturação das demonstrações contábeis é de grande importância para que a informação contábil seja transmitida adequadamente. Segundo o IBRACON (NPC 27), as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis constituem-se em elemento fundamental para o conhecimento da real estrutura econômico-financeira das empresas. As demonstrações contábeis previstas no art. 176 da lei nº 6.404/76 são:  balanço patrimonial, a demonstração de resultado do exercício, a demonstração das origens e aplicação dos recursos, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração de fluxo de caixa e a demonstração de valor adicionado (DVA). Podendo também ser considerado, entretanto, no processo de avaliação, as notas explicativas que acompanham os balanços, assim como os pareceres de auditoria e outros relatórios emitidos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (315.6 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com