TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autoclave Tratamento de Madeira

Por:   •  12/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa permite um aprofundamento de estudos sobre uma ampla variedade de tópicos. Ela oferece uma liberdade ao pesquisador na seleção de temas do interesse do mesmo. Por isso ela se tornou aceitável, senão dominante das diferentes áreas acadêmicas a profissionais.

 Yin (2016) destaca cinco características da pesquisa qualitativa:

  1. Estudar o significado da vida das pessoas, nas condições da vida real: assim a pesquisa qualitativa estuda o significado da vida das pessoas, na vida real em que ela vive. Elas estarão se expressando por meio de diário, periódicos e textos, de maneira independente de qualquer investigação, acontecerá sem interferência artificial e as pessoas dirão oque quiserem sem limitações.
  2. Representar as opiniões e perspectivas das pessoas de um estudo: Esta pesquisa se diferencia das outras pesquisas pela capacidade de mostrar visões e perspectivas dos participantes de um estudo. Ter perspectiva é um proposito importante da pesquisa qualitativa. Assim, os significados poderão representar dados e significados da vida real pelas pessoas que o vivenciam.
  3. Abranger as condições contextuais em que as pessoas vivem: ela abrange condições contextuais, condições sociais, institucionais e ambientais, no que se refere no desenrolar da vida das pessoas.
  4. Contribuir com revelações sobre conceitos existentes ou emergentes: a pesquisa qualitativa não é apenas um conto de vida real das pessoas ou narrativa da vida humana. Ela é guiada pelo desejo de explicar esses acontecimentos, por meio de conceitos existentes ou emergentes.
  5. Esforçar-se por usar múltiplas fontes de evidencia em vez de se basear em uma única fonte: ela procura coletar, integrar e apresentar dados de diferentes fontes e evidencia de um estudo. A variedade provável será o estudo de um ambiente da vida real e seus participantes. A complexidade do ambiente de campo e a diversificação de cada participante, provavelmente justifica o uso de entrevistas e observações e com ajuda de documentos e artefatos.

Portanto se basearem diferentes fontes, dando assim confiabilidade e credibilidade ao estudo.

As ideias da pesquisa qualitativa se diferenciam da quantitativa. Pois os aspectos essenciais estão na escolha adequada de métodos e teorias certas e convenientes; reconhecer e analisar diferentes perspectivas; nas reflexões de pesquisadores quando se trata de sua pesquisa e a variação de abordagens e métodos (FLICK, 2009).

A pesquisa qualitativa seus critérios centrais, consistem em determinar se as descobertas estão embasadas em materiais empíricos, ou se os métodos foram selecionados e aplicados adequadamente, e também a sua relevância de descobertas e a forma flexível de procedimentos (FLICK, 2009).

Ela levará em consideração os pontos de vista e as práticas no campo, que serão diferentes umas das outras, devidos as diversas perspectivas e contextos sociais.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do inicio ao fim [recurso eletrônico] Robert K. Yin ; tradução : Daniel Bueno ; revisão técnica : Dirceu da Silva. – Porto Alegre : Penso, 2016. e-PUB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com