TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava desenvolvimento economico

Por:   •  26/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação na atividade de autodesenvolvimento.

Anhanguera Educacional

2015

Apresentação

No ano de 1922 foi criada a União das Repúblicas Soviéticas pelos bolcheviques comandadas por Lenin, como uma das consequências da Revolução da Russa em 1917, se permaneceu em ate 1991quando foi desfeito no contexto da crise do socialismo com as reformas politicas econômicas colocadas por Mikhail Gorbachev.

Logo após o acontecimento da segunda guerra mundial a União Soviética se tornou a segunda maior da potência econômica e militar do mundo. A União Soviética sempre utilizou o sistema politico econômico socialista, havendo um sistema e sem abrir espaço para seu oponente.

Sendo todos os meios de economia e salário eram controladas pelo governo, evitando assim a formação da desigualdade social. Mas na década de 1970 apresentou um excelente desenvolvimento econômico, mas seguindo em 1980 com a crise começou a ameaçar a grande potência socialista, com isso ocorrendo consequências como as indústrias mais antigas não conseguiram se adequar o desenvolvimento tecnológico não conseguindo abastecer uma imensa população. Além disso teve a falta de produtos, principalmente como alimentos e bens de consumo, que passou a ser constante e causando muita insatisfação entre a população.

Como o crescimento de movimentos separatista principalmente nas repúblicas bálticas, crescia colocando em risco a politica da URSS, buscando resolver solucionar os problemas graves políticos e econômicos. O presidente Mikhaill Gorbachev estabeleceu uma série de reformas na URSS, porém estas reformas não apresentaram grandes efeitos positivos, diante disso a crise continuava. Em 1991 foi assinado o acordo de Minsk que dissolveu a União Soviética e criou a comunidade dos estados independentes, sendo o fim da União Soviética.

Os principais aspectos econômicos da era soviética na Rússia

A Rússia no século XX, era um país muito atrasado e devagar em comparação aos demais, seu modo de produção era feudal, sendo absolutista e governado por um czar. No final do século XIX, foi criada uma estrada permitiu uma rápida industrialização dando acesso como regiões de Moscou e São Petersburgo, sendo que país não tinha estrutura suficiente para suportar uma mudança.

O czar havia prometido reformas que estabeleceria um governo constitucional e convocaria eleições para o paralemento, mas mencheviques e outros partidos deram por satisfeito e os bolcheviques socialistas exigiram fim da monarquia.

A Rússia era um país com melhores desigualdades econômicas e sociais para o padrão de vida da sua população, sua economia era extremamente dependente da agricultura mas da sua metade produzida possui uma equipe de trabalhadores rurais recém-liberada da servidão vivendo sob uma pobreza. Sendo manipulados pelos nobres proprietários de terra que dava sustentação ao czar Nicolau II e a sua monarquia.

Vlademir Lenin líder dos bolcheviques socialistas retornou do exílio e reorganizou os bolcheviques que em 25 de outubro cercavam Petrogrado onde se localizava o governo provisório para tomar o poder.

O czar Nicolau II foi condenado á morte e acompanhada da família imperial foi fuzilado em 1918, onde o partido os bolcheviques passou a ser chamar partido comunista.

A União Soviética foi um estado socialista que existiu entre os anos de 1922 e 1991,uma união de várias repúblicas soviéticas subnacionais. Sendo governada por um regime altamente centralizado liderado pelo partido comunista que tinha como sua capital a cidade de Moscou.

A União Soviética teve sua história a partir na Revolução Russa de 1917 que depôs a autocracia imperial, sendo depois da revolta os bolcheviques liderados por Vlademir Lenin tinha como objetivo acabar com o governo provisório que tinha sido estabelecido. A república socialista federativa soviética Russa foi criada e a Guerra Civil Russa havia começado, sendo que seu exército vermelho invadiu em vários lugares do antigo império russo e ajudou os comunistas locais a tomarem o poder.

Em 1922 com a vitória dos bolcheviques formaram a União Soviética, com participação das repúblicas soviéticas da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia. No ano de 1924 depois da morte de Vlademir Lenin houve uma liderança coletiva da troika e uma breve luta politica, quando então Josef Stalin chegou ao poder a partir dos anos 1920,se associando a ideologia estatal ao marxismo-leninismo e começou um regime de economia planificada

Como significado disso foi um país que passou por um período de rápida industrialização e coletivização, que lançou as bases de apoio para o esforço de guerra posterior e para o domínio soviético após a segunda guerra mundial.

No início da segunda guerra mundial, a União Soviética assinou um pacto de não agressão com a Alemanha nazista, para evitar um possível confronto, mas foi sendo desconsiderado esse pacto em 1941formalizando uma guerra.

Ocorrendo esse conflito perdas soviéticas devido ao custo para adquirir vantagem sobre as forças das potências do eixo em batalhas intensas como a de Stalingrado, que levaram os soviéticos pela Europa Ocidental até a captura de Berlim em 1945.

Os territórios que a União Soviética foi conquistado as forças do Eixo na Europa Central e Oriental futuramente se tornando estados satélites do bloco Oriental.

A Perestroika na Era Gorbatchev

Em 1985 a 1991 a União Soviética teve uma dissolução que levou a quebrar os 15 estados independentes, após décadas de desenvolvimento militar soviético conseguindo por meio do desenvolvimento econômico nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com