TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

Por:   •  14/5/2018  •  Monografia  •  12.684 Palavras (51 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 51

[pic 1]        

Ministério da Educação

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Departamento de Administração

WILSON DE CARVALHO GOMES

AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO:

Análise de Resultados da Turma de Cotistas Estudantes Pretos Pardos ou Indígenas de Escola Pública no Curso De Administração Da Universidade Federal De Mato Grosso

Cuiabá - MT

Agosto/2017


WILSON DE CARVALHO GOMES

AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO:

Análise de Resultados da Turma de Cotistas Estudantes Pretos Pardos ou Indígenas de Escola Pública no Curso De Administração Da Universidade Federal De Mato Grosso

Artigo apresentado ao Departamento de Administração, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador: Professora Dr(ª) Rosa Almeida Freitas Albuquerque

Cuiabá - MT

Setembro/2017

TERMO DE APROVAÇÃO

AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO:

Análise de Resultados da Turma de Cotistas Estudantes Pretos Pardos ou Indígenas de Escola Pública no Curso De Administração Da Universidade Federal De Mato Grosso

WILSON DE CARVALHO GOMES

Artigo aprovado como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração, apresentado à Banca Examinadora, composta pelos seguintes docentes:

Professora Drª. Rosa Almeida Freitas Albuquerque

Orientador/Presidente

Professor Ms. Kelly Pellizari

Membro

Professora Drª. Cecilia Arlene de Moraes

Membro

Nota Final: 8,50

Cuiabá, ______/_______/_________

Cuiabá - MT

Setembro/2017

AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: ANÁLISE DE RESULTADOS DA TURMA DE COTISTAS ESTUDANTES PRETOS PARDOS OU INDÍGENAS DE ESCOLA PÚBLICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Wilson de Carvalho Gomes (wilsonc.gomes@hotmail.com)[1]

Rosa de Almeida Freitas Albuquerque (prof.rosaalmeida@hotmail.com)[2]

Resumo

Este trabalho tem o objetivo analisar a eficácia do programa de cotas em um grupo de estudantes do curso de administração da UFMT, que ingressaram após a públicação da Lei nº 12.711/2012 criada para ser uma das principais ferramentas de ampliação das oportunidades sociais e educacionais no Brasil. Foi realizado um estudo em uma universidade federal brasileira. Por meio de entrevistas com diferentes participantes deste programa abarcando o período de 2013 a 2016. Os resultados mostram como a política de ações afirmativas na educação foi importante para aumentar o numero de estudantes oriundos de escolas públicas. Pode-se perceber que os estudantes cotistas, no que diz respeito aos impactos que a formação superior gerou em sua vida laboral ou pessoal, tiveram mudanças significativas, além do conhecimento adquirido através das matérias lecionadas. Tendo maior capacidade de aproveitar as oportunidades que o mercado lhes oferece.

Palavras-chave: Ações afirmativas, Cotas, Ensino superior, Instituição pública.

AFFIRMATIVE ACTIONS IN PUBLIC HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF THE RESULTS OF THE STUDENT OR INDIVIDUAL PRIVATE STUDENTS OF PUBLIC SCHOOL IN THE COURSE OF ADMINISTRATION OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF MATO GROSSO

Abstract

This study aims to analyze the effectiveness of the quota program in a group of students of the UFMT administration course, who joined after the públication of Law 12,711 / 2012 created to be one of the main tools to expand social and educational opportunities in the Brazil. A study was conducted at a Brazilian federal university. Through interviews with different participants of this program covering the period from 2013 to 2016. The results show how affirmative action policy in education was important to increase the number of students from public schools. It can be noticed that the quota students, with respect to the impacts that higher education generated in their work or personal life, had significant changes, besides the knowledge acquired through the subjects taught. Having greater capacity to take advantage of the opportunities that the market offers them.

Keywords: Affirmative actions, Quotas, Higher education, Public institution.

INTRODUÇÃO

        É notório o esforço do brasileiro para que tenha acesso ao ambiente escolar, mesmo sabendo que tem-se assegurado na Constituição Federal o direito a educação. Muitas vezes esse direito é roubado por causa da condição familiar que o cidadão tem, por onde mora, pela sua cultura e até pela escola que frequenta.

Com o objetivo de minimizar essa disparidade que se apresentam, a ação afirmativa ou também conhecida como “ações compensatórias”, “políticas de cotas” ou “reserva de vagas”, estão presentes no mercado de trabalho e na educação. Sendo mais discutidas e também mais conhecidas as cotas no ensino superior.

Torna-se importante salientar que ações afirmativas e políticas de cotas não são sinônimos (PEREIRA; RODRIGUES; GUILHERME, 2010). Cotas é um mecanismo para operacionalização da ação afirmativa, pois por intermédio das cotas é reservada vagas, em determinada instituição. A política de cotas normalmente será por intermédio do estabelecimento de ação afirmativa, todavia nem toda ação afirmativa dá-se por intermédio de cotas (QUEIROGA, 2011)

Apesar da importância e de seus objetivos, a adoção de sistemas de cotas em universidades públicas brasileiras passaram pelo um longo caminho de reprovações e aprovações, principalmente as cotas direcionadas para a população negra. Dos Santos (2012) esclarece que as polêmicas não recaem sobre à adoção de ações afirmativas para os diversos grupos vulneráveis, mas principalmente, quando as ações afirmativas se direcionam aos negros, essencialmente no que refere ao sistema de cotas. Segundo dos Santos (2012), as políticas de ação afirmativa são conquistas de movimentos e organizações sociais populares que vêm pressionando o Estado a assumir compromissos com as classes sociais excluídas. As políticas de ações afirmativas por sua natureza reparatória “discriminam positivamente”, devido a isso, os críticos insurgem-se e questionam não apenas a legalidade como também a legitimidade delas. Diante deste impasse o estudo tem como objetivo analisar os resultados do programa de cotas nos cursos de administração de uma universidade pública. Especificamente tem como propósito analisar os históricos escolares dos estudantes contemplados pelas cotas abrangendo o período de 2013 a 2016; analisar os índices de aprovação, reprovação no curso; e verificar o coeficiente de rendimento dos estudantes. A questão que o estudo se propõe a responder é quais são os resultados do programa de cotas na vida escolar do estudante preto parto ou indígena da escola pública do curso de administração da Universidade Federal de Mato Grosso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (86.2 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com