TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANCO PATRIMONIAL (BP), DEMONTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE) E DEMONSTRATIVO DE FLUXOS DE CAIXA (DFCx)

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

ADMINISTRAÇÃO

INGRID CAROLINI SILVESTRINI DE FARIA – 824274

ROSA MARIA DE SOUZA LEMES - 824449

ANA PAULA VENÂNCIO SILVA – 824857

DANIELA DE CÁSSIA SABINO RODRIGUES DE RAMOS - 825015

ISADORA STEPHANIE DA COSTA CASTRO – 825391

ETAPA 1

BALANCO PATRIMONIAL (BP), DEMONTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE) E DEMONSTRATIVO DE FLUXOS DE CAIXA (DFCx)

RIBEIRÃO PRETO

2016

INGRID CAROLINI SILVESTRINI DE FARIA

ROSA MARIA DE SOUZA LEMES

ANA PAULA VENÂNCIO SILVA

DANIELA DE CÁSSIA SABINO RODRIGUES DE RAMOS

ISADORA STEPHANIE DA COSTA CASTRO

BALANCO PATRIMONIAL (BP), DEMONTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (DRE) E DEMONSTRATIVO DE FLUXOS DE CAIXA (DFCx)

Trabalho apresentado à Unaerp, como       requisito parcial de avaliação na Disciplina de Gestão Contabil.

                                                                Prof. Dra Luciana C. Siqueira Ambrozini

RIBEIRAO PRETO

2016

Balanço Patrimonial

Balanço patrimonial é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas, fornece um gerenciamento financeiro mais aplicado, facilitando e mostrando o real estado a qual se encontram. A mesma é subdividida em três elementos, são eles: 
Ativo: são descritos, os componentes que podem gerar lucro de maneira mais ágil, divididos por meio de bens, como por exemplo, maquinas, terrenos, veículos etc. E também  por direitos, duplicatas, títulos a receber entre outros.

Passivo: são descritos às obrigações, como contas a serem pagas pela empresa, por exemplo, fornecedores, salários, empréstimos, pagamentos a prazo.

Patrimônio Líquido: encontra-se a origem do capital realizado pelos os sócios, como por exemplo; investimento. 

É imprescindível para toda empresa, seja de grande, médio ou pequeno porte tenha o Balanço Patrimonial como instrumento, por meio da mesma é identificado de que maneira está sendo realizada a gestão financeira da empresa em determinado período, resultando em um relatório, onde todas as transações efetuadas passam por ele, sendo assim é exposto o quanto terá de lucro e a quantia extraída do capital investido para cada elemento. Portanto tudo dependera do modo de gerenciamento, planejamento e analise para obter controle das atividades operacionais desenvolvidas, pois a partir dele é designado o modo adequado de compartilhar os recursos financeiros recebidos para os demais setores.

Há não utilização do Balanço Patrimonial dificulta imensamente, administração financeira da empresa.

Se faz necessário, o conhecimento, deste processo de informações e dados financeiros da empresa, para obtenção do Balanço Patrimonial. Contudo é evidenciada a importância que este possui em analisar e apresentar resultados.

Demonstração do Resultado do Exercício

A Demonstração do Resultado do Exercício (D.R.E), descreve as operações realizadas nas empresas em um determinado período, baseando-se no balanço patrimonial. O procedimento da D.R.E consiste em grupos de receitas, despesas, lucros e impostos. Abaixo o conceito de cada um:

Receitas: Constitui-se a todo valor obtido através das atividades realizadas pela empresa, geralmente relacionados á venda de mercadorias ou produtos, ou pela prestação de serviços.

Despesas: Abrange todo tipo de gasto ao qual a organização tem diante da produção do seu produto final e realização de suas atividades, incluindo salários, aluguéis, entre outros.
Impostos: toda quantia paga para o Estado ou Munícipios, que serve para custear parte das despesas de administração e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura e serviços pela população.

Lucros: Rendimento obtido através de uma transação econômica, na D.R.E o lucro se subdivide em: Lucro bruto, lucro operacional, lucro antes do imposto de renda, lucro depois do imposto de renda e lucro líquido.

O principal objetivo deste documento contábil é demonstrar através do confronto entre receitas, despesas e resultados apurados a composição de um resultado líquido, sendo este lucro ou prejuízo. Tendo assim importância no desempenho da organização, onde os administradores / gestores tem a consciência de quando estão obtendo um resultado satisfatório. Por fim, a finalidade da D.R.E é  para avaliar a saúde financeira e consequentemente ajudando na hora das tomadas de decisões dentro das empresas.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Demonstrativo de Fluxo de Caixa é um relatório que indica quais foram as entradas e saídas de dinheiro no caixa durante um determinado período e o resultado o seu fluxo dentro de uma Empresa.

É um demonstrativo dinâmico e deve ser incluso no Balanço Patrimonial.
A DFCx passou a ser uma apresentação obrigatória para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio liquido superior a R$2.000.000,00 ( 2 milhões de reais). É mais um importante relatório na tomada de decisões gerenciais.

Para as pequenas e médias empresas a DFCx é de elaboração obrigatório, ao menos anualmente, por ocasião da elaboração dos demonstrativos financeiros ( Balanços).

Relatório:
O relatório de DFCx deve ser segmentado em 3 áreas:

Atividades Operacionais: São explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização , comercialização ou prestação de serviço da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante liquidas da empresa.

Atividades de Investimentos: São os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, imobilizado ou no intangível, bem como as entradas no por vendas dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (148.2 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com