TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREXIT - REINO UNIDO - NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Por:   •  3/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS – ATIVIDADE 01

ESTUDANTES: Arthur Araújo, Letícia Pazzini, Nathalia Dias e Rodolfo Soares.

  1. Avalie o impacto do Brexit nas relações comerciais do Reino Unido com os demais países da União Europeia. O que muda? Quais os principais riscos para o Reino Unido?

Com o Brexit, o Reino Unido tem suas taxas alteradas no comércio exterior com os países europeus, podendo até haver a troca de parceiros. De acordo com o site da BBC, a consultoria britânica Global Counsel afirmou que a União Europeia se tornaria um parceiro comercial menos atraente em nível mundial e perderia poder globalmente. Por outro lado, observou-se, também, que estes fatores poderiam ser compensados com maior coesão dos países restantes, pelo fato de que o Reino Unido ser um dos membros do bloco que mais se opõem ao aprofundamento da integração. Segundo Nogami, com a saída, a Inglaterra pode ter condições comerciais mais favoráveis que com seus parceiros europeus. Porém, para a União Europeia, esse fato representa um ônus. Para Paulo Figueiredo, a saída do Reino Unido do bloco pode prejudicar o comércio britânico, pelo fato de que ele deixará de contar com a livre circulação do bloco. O FMI prevê que o PIB do Reino Unido fique entre 1,5% e 9,5% menor.

        

  1. Nos demais aspectos que envolvem uma União Econômica, como o Brexit afeta a relação entre os países?

A eventual saída do Reino Unido significa a extinção de uma das bases do tripé no qual está apoiada a União Europeia. A estrutura está baseada na Alemanha, França e Reino Unido. A saída do Reino Unido ocasionaria em refazer todos os tratados comerciais antes existentes. Na medida em que se tira um deles, a estrutura fica comprometida. São as três economias mais fortes e representativas, e tirar uma delas pode desestabilizar a economia da União Europeia. Todo o peso acaba recaindo sobre a Alemanha, porque hoje a França está totalmente desestabilizada. O que não se sabe é até que ponto a Alemanha teria condições de carregar todo o continente nas costas, economicamente falando. Isso poderia acabar com a força econômica do bloco e a perda de credibilidade no mercado externo.

  1. Especificamente, em relação à movimentação de pessoas, qual poderia ser a consequência para os cidadãos europeus vivendo no Reino Unido e os britânicos vivendo em outros países?

Para os 3,2 milhões de europeus que já vivem ou trabalham lá, o governo prometeu a possibilidade de candidatura a um visto permanente, mas não fornece mais detalhes. Uma política muito severa prejudicaria drasticamente a economia do Reino Unido. Não haverá livre circulação de europeus em território britânico, conforme declaração do chefe do governo. As condições de entrada para os turistas europeus viajando a negócios serão negociadas com a EU, entretanto Theresa May afirma que negocia no Brexit a questão de reciprocidade diplomática e espera que os britânicos não precisem preencher formulários requerendo vistos para ir à Europa, como é usual em viagens aos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com