TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brexit – A saída do Reino Unido da União Europeia

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 5

        Brexit – A saída do Reino Unido da

                       União Europeia

Introdução:

A União Europeia

Antes de falarmos um pouco sobre a saída do Reino Unido na União Europeia, devemos discutir um pouco sobre a UE. Quando foi criada, países integrantes, seus objetivos.

Motivos para a saída do Reino Unido na União Europeia

-Imigração

-Rendimento

Consequências possíveis da saída do Reino Unido na União Europeia

Consequências para ambos.

Brexit

- O termo “brexit”;

- Como foi a votação.

Conclusão

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/reino-unido-decide-deixar-uniao-europeia-em-referendo.html

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/06/como-brexit-afetaria-economia-veja-perguntas-e-respostas.html

A União Europeia

A União Europeia é uma associação política e econômica formada por 27 países atualmente. Antes da saída do Reino Unido, eram 28. Abrangem a maioria dos países europeus.

Foi criada após a Segunda Guerra Mundial em 1957 com o objetivo de integrar politicamente e economicamente a Europa e evitar novas guerras e conflitos. As duas guerras mundiais já ocorridas no mundo, por exemplo.

Esta associação, veio ao longo dos anos realizando diversos mecanismos de integração. Em 1999, adotou uma moeda única, o euro, com exceção do Reino Unido. As vantagens de uma moeda única são infinitas, facilitação do comércio, ou seja, mais segurança e oportunidades para as empresas e mercados.

Um dos seus maiores pontos atualmente, é promover os direitos humanos

Um dos principais objetivos da UE é promover os direitos humanos, tanto a nível interno como no resto do mundo. Dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos são os valores fundamentais da UE. Desde a assinatura do Tratado de Lisboa em 2009, todos esses direitos estão consagrados num único documento, a Carta dos Direitos Fundamentais da UE. As instituições europeias, assim como os países da UE, têm a obrigação legal de respeitá-los sempre que apliquem a legislação europeia.

[pic 1]

Motivos para a saída do Reino Unido na União Europeia

O principal motivo seria a imigração, por que?

Os países que participam da União Europeia possuem um visto único, como assim? Se você conseguir o visto “da União Europeia”, você pode entrar em qualquer país que faça parte do bloco.

O Reino Unido estava recebendo muitos imigrantes, mas não podiam controlar o número de entradas. Não iriam conseguir sustentar todas essas pessoas. Os cidadãos ingleses estavam com seus empregos ameaçados e se sentiam vulneráveis após tantas crises econômicas mundiais.

Outro motivo muito importante que estava sendo muito usado pelos os que queriam sair da União Europeia, antes de irem as urnas, é que o Reino Unido beneficiava mais a União Europeia do que ganhava benefício.

A soma da contribuição britânica com a UE é maior do que os gastos do bloco com o Reino Unido. Segundo dados da própria União Europeia, em 2014 o Reino Unido contribuiu com € 11,3 milhões à UE, o que corresponde a 0,52% de seu rendimento nacional bruto. Em contrapartida, as despesas do bloco com o país foram de € 6,9 milhões, ou 0,32% do rendimento bruto. Observe o gráfico abaixo:

[pic 2]

Consequências possíveis da saída do Reino Unido na União Europeia

A saída do Reino Unido da UE está deixando o mundo preocupado, agitado. A economia do Reino Unido é uma das maiores do mundo e muitos países dependem dela. O bloco econômico e político europeu vai ser visto como “fraco”, vai se tornar menos atraente aos olhos do mundo.

A moeda inglesa, a libra, pode diminuir o valor, possíveis desempregos, redução da produção econômica e a vida dos imigrantes que moram lá, pode se tornar muito complicada e difícil. E pode prejudicar o comercio pois, quando fazia parte do bloco, havia livre circulação entre os países integrantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (215.5 Kb)   docx (127.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com