TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Por:   •  17/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

 Tatiana da Trindade

RA

 58.611.830.05

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Essa pesquisa tem por finalidade o principal objetivo de fazer uma pequena e breve análise do que vem a ser a Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS, e mostrar como o mercado vem se adaptando as novas tecnologias, desde a globalização e sua expansão. Vamos procurar entender melhor sobre esses assuntos com base em informações sólidas e objetivas, para, portanto, fazermos um bom resumo com os temas abordados, é o melhor esclarecimento adotado.

Descrição dos principais aspectos da economia na Era Soviética

A Nova Política Econômica foi adotada na União Soviética para tirar o país da crise logo após o término da guerra civil.

A Rússia em 1997, passou por uma enorme revolução que acabou com o regime czarista, até então a Rússia era um país regido pelo absolutismo e no modo de produção Feudal, porém o processo revolucionário gerou danos para a população russa a guerra civil colocou a Rússia em condições precárias. O partido Bolchevique que passou a mandar no país tinha opositores nos quais manifestavam se a favor de mudanças no sistema. Os Kronstadt que eram marinheiros se rebelaram contra, defendendo a saída do grupo do poder e instauração da democracia proletária de administração coletiva, e esse movimento foi o estopim da iniciativa do estado de criação da nova política econômica.

Os Princípios da NEP eram de estabelecer liberdade de comércio interno liberdade de salário permissão de entrada de capitais estrangeiros, autorização para empresas particulares funcionarem, para a reconstrução da Rússia.  Com o novo sistema passou a verificar associação de medidas socialistas e os camponeses passaram a ter cotas de seus produtos comprada pelo estado a preço fixo e ter a liberdade de comercializar o restante no mercado. O que era igualdade virou concorrência.

Definição de Perestroika

A Perestroika foi uma reestruturação política da URSS foi introduzida durante o governo de Gorbachev em 1985 e tinha o objetivo de reorganizar setores da sociedade soviética, e isso afetou profundamente os rumos do país, uma das medidas que deveriam ser tomadas era a redução na quantidade de dinheiro  investido no setor de defesa, para isso Gorbachev indicou que a URSS precisava desocupar o território afegão e renegociar a redução de armamentos definida com os EUA nos acordos de Yalta, e parar a interferência na política de outras nações comunistas.

No começo de seu mandado para poder dar início a Peretroika, Gorbachev  realizou um expurgo político recomendou novo tipo de sistema econômico. Além da propriedade privada. No entanto, não se alcançou os objetivos, entre os motivos estava o fracasso na criação de entidades de economia privada.

 

O fim da URSS e a transição para o capitalismo

Gorbatchev enviava reformas, que as vezes eram aprovadas pelo congresso, porém não surtiam efeito, o que no caso gerava cada vez mais insatisfação do povo.

Perto de uma votação referente a uma nova lei sobre estrutura da federação membros conservadores do partido comunista promoveram um golpe contra Mikhail Gorbatchev, daí ele foi preso em uma casa de campo na Criméia enquanto os golpistas decretavam na tv um retorno aos princípios da URSS, e os golpistas chamavam a população e as forças armadas para apoia-los. Porém a população e o exército não tem nenhum tipo de reação, no que gera oportunidade para os grupos que haviam se destacado nos tempos de Glasnost promover um contra golpe liderados por Boris Yeltsin apoiados pelos presidentes de outras republicas. Os contra golpistas então libertaram Gorbatchev e prenderam os lideres revolucionários do PC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (342.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com