TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benchmarking - Tipos

Por:   •  27/10/2016  •  Dissertação  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

BENCHMARKING

Benchmarking é o processo, utilizado por muitas empresas atualmente, que consiste em estudar e analisar os métodos de produção de uma empresa que é considerada modelo em determinada função específica com o intuito de incorporar as boas práticas no seu dia a dia, trazendo uma maior competitividade, crescimento interno e de mercado e qualidade para os seus processos. Vale ressaltar que não é necessário que a empresa analisada seja do mesmo setor ou área de atuação da empresa interessada, abrangendo assim todo um universo de possíveis ambientes a serem analisados.

Benchmarking é descobrir como se tornar o melhor em um determinado processo. Ele por si só não melhora o desempenho. É preciso que as informações coletadas sejam analisadas e transformadas em ações estratégicas para se obter uma vantagem competitiva. (AMARAL JUNIOR, 1993, p. 9).

TIPOS DE BENCHMARKING

Os autores Camp (1998), Dias (2008) e Amaral Júnior (1993) concordam com a existência de quatro tipos de Benchmarking, funcional, interno, genérico e competitivo, enquanto outros como Spendolini (1993), Araújo Junior (2001) e Araújo (2000) acreditam existir apenas três tipos de Benchmarking: o competitivo, o interno e o funcional.

A divergência dos autores está na semelhança entre o Benchmarking genérico e o funcional, enquanto aqueles separam os dois, estes o consideram como uma única coisa. Porém como as semelhanças são muitas, neste trabalho, só serão considerados os três tipos acordados por Camp (1998), Dias (2008) e Amaral Júnior (1993).

BENCHMARKING COMPETITIVO

Benchmarking competitivo ou Benchmarking “externo” tem como alvo específico as práticas dos concorrentes, ou seja, na realidade é o menos acessível visto que é quase impossível que outras empresas permitam a utilização de informações, que estão ligadas diretamente com as suas atividades, pela concorrência. Por isso muitas vezes é necessário contratar uma consultoria externa para obter informações sobre o Benchmarking Competitivo. No entanto, ao conhecer os métodos de produção de outra empresa, e entender como e porque ela se destaca em sua área de atuação é essencial para permitir a competitividade.

BENCHMARKING INTERNO

O nome é auto explicativo, além de ser também a prática mais utilizada; Refere-se ao Benchmarking que ocorre através da procura pelas melhores práticas dentro da própria organização, em unidades de negócio diferentes. Tem como vantagens a facilidade de implantação, os baixos custos, a valorização do pessoal interno e, inclusive, permite que a empresa se conheça melhor. A grande desvantagem é que as práticas estarão sempre acompanhadas dos mesmos paradigmas que estão incorporados a empresa.

BENCHMARKING FUNCIONAL OU GENÉRICO

Neste tipo de benchmarking a ideia de concorrência deixa de existir. O foco está em identificar técnicas interessantes adotadas por empresas tidas como excelentes, porém não necessariamente concorrentes. Nesta perspectiva qualquer processo realizado por uma empresa poderá servir de parâmetro para possíveis melhorias, procurando as melhores soluções para a empresa.

 Alguns autores vinculam o conceito de benchmarking funcional ao benchmarking genérico, pela possibilidade dos mesmos serem utilizados sem se levar em consideração a concorrência direta da organização que aprende ou patrocina o estudo e a organização "investigada".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com