TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Boltanski e Chiapello: Como o novo management alcança o controle social?

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o texto de Boltanski e Chiapello, como o novo management alcança o controle social? 

A palavra "cadre", nos anos 60, tem como significado relacionar todos os termos que, usados de modo depreciativo, servem para caracterizar as antigas formas organizacionais consideradas ultrapassadas. Trata-se de termos que expressam rigidez, estabilidade, mas também cálculo e busca de domínio do futuro.

Ao longo do tempo o vocábulo "cadre", foi substituído pelo aparecimento do vocábulo "manager” (gerente). Este vem do francês, sendo um termo novo da língua, na época. Nos anos 60, designava sobretudo o executivo americano e, nos outros casos, era traduzido por cadre, diretor ou organizador, figurando raramente desse modo nos textos. Nos anos 80 o termo "manager" se espalhou e assumiu na França o sentido atual. Na sua primeira aparição era utilizado para qualificar os executivos que atuavam na direção geral das grandes empresas. Já entre as décadas de 80 e 90 começou a ser utilizado para designar todos aqueles que demonstravam excelência no gerenciamento de equipes. O "manager", diferentemente dos engenheiros que entendem mais da parte técnica e racional, é responsável pela parte do tratamento das pessoas, uma parte mais "humana".

Diferentemente dos anos 60, as empresas a partir dos anos 90 começam a ser mais horizontais, tendo menos hierarquia entre os cargos, o que por um lado é bom pois dá mais autonomia e flexibilidade ao empregado mas por outro lado é ruim, pois este acaba não possuindo muitas oportunidade de crescimento. Sendo assim, o "manager" não dá ordens e nem dirige, pois entende que esse papel não é tão necessário em um modelo mais horizontal, tornando-se animadores de equipe, catalisadores, visionários ou até mesmo inspiradores, ou seja, um líder. Além disso, a competitividade no mercado de trabalho exige que os funcionários sejam cada vez mais qualificados, tanto em inteligência intelectual como emocional. Dessa forma, o "manager" consegue ser respeitado e admirado por suas habilidades intelectuais e de relacionamento.

 Com isso, o "manager" alcança o controle social dentro das companhias por meio de suas competências, seu carisma e pela confiança que adquire com os funcionários com o tempo. Logo, é muito importante que este apresente características de ser um player confiável, ter uma boa comunicação e atenção que dá diretamente para os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com