TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CADERNO – NOÇÕES EM EAD RELATÓRIOS DE ENCONTROS

Por:   •  10/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

CADERNO – NOÇÕES EM EAD

RELATÓRIOS DE ENCONTROS

17/02/2018

A professora Éboni iniciou dando boas vindas e realizou uma dinâmica chamada “Todos Somos Vitorioso” e logo após um vídeo do autor Leandro Karnal entitulado “Esforço x Sucesso”.

A professora Tatiane comentou sobre os combinados e regras, tais como horário, uso do celular, faltas, alimentos em sala, cuidados com o espaço. Explicou também sobre dúvidas, visitas do tutor no local de trabalho, agendamento dessas visitas, será nessas visitas que deveremos tirar todas as duvidas, portando devemos estar com o material em mão e com as atividades em dia.

Caso haja necessidade de atendimento domiciliar devemos prontamente informar a secretária do curso para as devidas providências.

Sobre a avaliação, a professora explicou que será em formato de trababalho de conclusão de curso (TCC), que deverá ser feito gradativamente.

Ela disponibilizou os telefones para contato que são: 0800 647 6040 e 3357-9012.

Em seguida a professora Silviana começou a explicar detalhadamente como será realidado o TCC, sendo que cada disciplina estudada deverá constar na seguinte ordem: relatório do encontro, relatório da visita, pratiques, atividades de sala, atividades do moodle, prática profissional e reflexão do caderno. O ideal é que a cada diciplina já irmos montando o TCC e deixando tudo em ordem em uma pasta.

Sobre a atividade de prática profissional não deveremos esquecer que a direção deve ser informada e assinar a autorização.

A professora Éboni realizou mais uma dinâmica chadama “O que eu tenho”. Logo após nos apresentou a diretora, a coordenadora e a diretora adjunta do curso. E prontamente distribuiram as fichas que preenchemos para cadastro das visitas.

O professor Nelson explicou que no sistema moodle deveremos trocar a senha logo no primeiro login, e após isso deveremos trocar a foto.

A professora Neide iniciou as explicações sobre EAD, suas práticas e tecnologoias, seguida pela professora Noemia que nos explicou sobre as evoluções tecnológicas, bem como suas classificações, realizamos a primeira atividade em sala e uma reflexão sobre livros e celulares.

O professor José Paulo explicou sobre as tecnolgias da informação e apresentou um vídeo com título “Evolução da Cominicação”.

O professor Nelson voltou explicando sobre os avanços tecnologicos, em específico o mundo em rede e também apresentou um vídeo chamado “Tecnologia x Metodologia”.

A professora Silviana realizou a segunda atividade em sala e em seguida a professora Eliane falou sobre módulos e sistemas de EAD, bem como sus diferenças emte a educação aberta.

Aprofessora Gracyela explicou sobre as divisões da educação e subsistemas em EAD. A professora encerrou a aula e avisouq eu o próximo encontro presencial será dia 10/03/2018.


CADERNO – NOÇÕES EM EAD

RELATÓRIOS DE VISITA

Não houve.


CADERNO – NOÇÕES EM EAD

MODULO I – PRATIQUES

  1. Pesquise as três etapas do surgimento das primeiras ferramentas. Escolha a que você acredita ser a primeira forma de desenvolvimento e explique por que você escolheu essa etapa?

Há pelo menos dois milhões de anos atrás no período Paleolítico (Idade da pedra) o homem iniciou a sua evolução. Com um tipo de picareta criada com chifre de veados, o homem pré-histórico extraia o Sílex, um tipo de pedra que era retirado de grandes bancos rochosos. Os blocos de pedras retirados eram talhados através da percussão até a formação de um núcleo, a base da futura ferramenta.

No período Neolítico (Pedra nova) que é conhecida como pedra polida, a confecção dos instrumentos conheceu uma maior elaboração manual. Este novo instrumento surgiu em decorrência da habilidade e da capacidade de reconhecimento que as experiências de trabalho proporcionaram para a criação dos objetos. Nesse período surgiu a Agricultura, a domesticação de animais e a cerâmica.

Na história das ferramentas, o fato mais importante acontece há mil e duzentos anos atrás, com o domínio da técnica de fusão e tratamento do ferro.

Apesar de o metal já ser muito conhecido para a criação de facas, pontas de flechas e instrumentos para perfurar, ele era tratado como a pedra, através da percussão e do polimento. O forno, o fole, bigorna, o martelo, revolucionaram o uso dos metais, possibilitando o surgimento de uma indústria metalúrgica.

O poder do ferro, e consequentemente, do fole, do martelo e da bigorna, é tão grande que estas ferramentas passam a serem vistas como mágicas, atuando por conta própria.

Em minha opinião a descoberta mais importante é a descoberta do fogo, pois com ela o homem evoluiu e aprendeu a manusear outros elementos da natureza.

  1. Deparamo-nos com um conjunto de tecnologias no nosso cotidiano classifique-as e escolha uma delas. Em seguida, descreva como ela faz parte de sua vida e enfatize as facilidades que a mesma lhe trouxe.

Usamos diariamente o aplicativo “Whatsapp” como ferramenta de comunicação rápida e segura. Esse aplicativo favorece a interação bem como a agilidade de trocas de informações através de grupos criados no mesmo. No ambiente profissional é muito utilizado para recados e informativos, envio de arquivos entre outros. No que diz respeito ao uso pessoal do aplicativo o mesmo oferece uma gama de opções para interação com outras pessoas que também o possuam, tais como troca de mensagens, de fotos, arquivos, áudios, vídeos.

  1. A escrita garantiu o registro das ações e pensamentos humanos, possibilitou ao ser humano transmitir mensagens das mais variadas formas: placas de argila da escrita cuneiforme (Mesopotâmia), passando pelos pergaminhos (Egito Antigo), o uso do papel (China), o livro impresso, até chegar ao computador. Com base em seus conhecimentos sobre o tema, descreva qual a relação da escrita e os meios eletrônicos de comunicação hoje utilizados pelo homem.

Com o advento da internet, as redes sociais, os fóruns, o e-mail, blogs, chats, aplicativos de celulares, dentre outros, sugiram como recursos que facilitam e otimizam as relações de comunicação, pois através destes é possível tirar dúvidas, conhecer pessoas, comunicar, enviar mensagens, discutir temas, buscar conhecimentos e realizar a troca de ideias com pessoas não só do seu meio como de todo o mundo.

  1. Com base no que foi estudado na disciplina “Introdução em EAD”, conceitue com suas palavras o termo EAD. Cite algumas características importantes deste tipo de processo educacional.

Educação a Distância é compreendida como um ensino aberto, flexivo e formativo em que mesmo a falta de sincronização de tempo e espaço é superada pelas tecnologias humanas; Visa à integração e a interação dos processos de ensino-aprendizagem por meios de processos metodológicos, didáticos específicos; por meio de alunos históricos, sociais e datados, que buscam o conhecimento a partir da própria leitura da realidade, tomando para si conhecer os processos que lhes convém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (553 Kb)   docx (428.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com