TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLONOS E ÍNDIOS NO MUNICÍPIO DE RIO FORTUNA, SANTA CATARINA: ENCONTROS MARCADOS POR DESENCONTROS

Casos: COLONOS E ÍNDIOS NO MUNICÍPIO DE RIO FORTUNA, SANTA CATARINA: ENCONTROS MARCADOS POR DESENCONTROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  511 Visualizações

3 CONCLUSÃO

Hoje se sabe que o embate entre colonos e índios foi inevitável. Cada grupo procurando defender, á sua forma, o seu território. Índios tentando preservar o que, segundo suas percepções, eram donos. Colonos defendendo o que haviam comprado das Companhias de Colonização.

A procura dos colonos por defender essas terras se fez maior quando acharam necessário contratar os bugreiros para “limpar” a área, matando os índios que por várias vezes, segundo os relatos, atacavam os colonos em suas propriedades.

A frieza das mortes indígenas, das histórias contadas de forma em que os bugreiros aparecem como heróis são vistas até os dias de hoje. Segundo essa pesquisa, que nos mostra de que forma ocorrerem os encontros e embates entre índios e colonos em Rio Fortuna, informa que os motivos da época, em seu contexto, mesmo não tirando responsabilidade dos atos de cada lado, tem suas motivações. Muitas vezes de forma injusta, pois enquanto os índios morriam, os bugreiros foram isentados de qualquer culpa.

Por este estudo percebemos a importância do conhecimento da região onde se mora. Conhecimento este que nos faz pensar de que forma chegamos até aqui, tornando possível compreender que o presente é fruto de um processo que se justifica de acordo com sua formação, os movimentos da época de sua colonização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com