TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

LOGÍSTICA

 

 

MATHEUS HENRIQUE FERREIRA DA SILVA GAMA

 

 

 

QUESTÕES CAPÍTULOS 4 E 5

NATAL - RN

2021

Capítulo 4

1- A razão da terceirização logística se deu em função das empresas reduzirem custos ou buscarem melhoria em seus processos?

Redução de custos, pois mesmo a mão de obra sendo especializada, acaba por não necessitar dos mesmos procedimentos trabalhistas que o público interno da organização, fazendo assim com que os gastos sejam diminuídos, dentre outros processos que por estarem nas mãos de empresas especializadas demandam menos custos e geram maiores efeitos.

2- Como se caracteriza o processo evolutivo dos PSL e em que momento este segmento se encontra?

Caracteriza-se pela divisão por fases, sendo a primeira em 1980, com a prestação de serviços básicos de entrega e armazenagem, a segunda em 1990, com a iniciação de empresas especializadas com os serviços focados em  Excel/DHL, TNT e UPS com suas atividades baseadas em redes de distribuição e entregas internas e externas, a terceira no final de 1990 a partir do maior número de empresas de PSL surgindo e cada vez mais investimento sendo feitos nesse setor, a quarta foi nos anos 2000 a PSL passou a ganhar mais espaço no mercado e se ramificar dentro das organizações, gerindo cada vez mais setores e evoluindo seu modo de trabalhar, atualmente o segmento se encontra na quarta fase.

3- O que seriam novas oportunidades de negócio para o PSL?

A extrema necessidade de processos logísticos nas organizações para dar suporte a cadeia de suprimento e algumas características atuais de disputas organizacionais como competição baseada em tempo, integração dos processos entre agentes, necessidade de TIC, ambiente incerto, globalização e etc, que levam uma necessidade ainda maior da logística e por sua vez serve como oportunidades para os PSL crescer e se desenvolver tornando-se assim um serviço vital para as organizações.

4- Como se caracteriza um PSL e quais as vantagens e riscos na sua contratação?

O PSL é um especialista quer seja ao nível individual quer ao nível de empresa, cuja função é acrescentar valor ao produto ou serviço durante as várias fases da cadeia de abastecimento, controle de estoques, armazenagem, transporte e serviço pós-venda.

Vantagens: 

Oferece  possibilidade da organização manter o seu foco no seu negócio, já que as atividades passam a ser divididas com a terceirizada;

Obtenção de flexibilidade tecnológica, uma vez que as ferramentas logísticas evoluem cada vez mais rápido, com a adoção da PSL a tecnologia adotada pela organização prestadora acaba por fazer parte da organização contratante;

Dispor de opções geográficas, sistemas de montagem, pontos de apoio e outras ferramentas adotadas pela empresa terceirizada.

 

Desvantagem:

A sua maior desvantagem é a perda de controle de uma função específica por parte do contratante.

5- A gestão colaborativa deve ser uma preocupação para o PSL? Por que?

Sim, pois para melhorar o seu negócio a PSL precisa encontrar formas de acelerar o seu fluxo de material e informação ao longo da cadeia de suprimento e para isso é necessário que hajam administradores com foco organizacional e operacional, mostrando-se assim que é de extrema importancia que o PSL esteja alinhado com a empresa contratante.

Capítulo 5

1- Por que entender o fluxo logístico na cadeia de suprimento é importante para o PSL?

Faz-se necessário o entendimento do fluxo logístico por parte dos PSL´s, uma vez que esta é a forma de fortalecer o processo de integração, também é interessante estabelecer indicadores ligados diretamente à operação para mensurar a performance do sistema. Pelos indicadores o PSL e a organização terão um linguagem comum, de fácil entendimento entre todos os agentes, saberão com clareza os objetivos do negócio e quem são seus respectivos responsáveis.

2- Para contratar um PSL, é fundamental que a empresa entenda as atividades que estão inseridas no seu fluxo logístico, bem como a importância delas para seu negócio. O que explica isso?

O conhecimento de toda a sua cadeia e fluxos produtivos permite à empresa identificar quais são as atividades diferenciadoras, a qual deve se concentrar por ser o melhor na execução de tais atividades, e quais são as atividades que podem ser delegadas a PSL’s que passarão a compor seu fluxo, por conseguirem melhorar o processo produtivo da mesma, visto que estes são capazes ou de realizar as atividades de forma melhor, ou possibilitam uma maior concentração nas atividades centrais, possibilitando um menor desvio de foco e atenção, por parte da empresa central, e com isso se concentrar em sua atividade fim, gerando cada vez mais diferenciais competitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (87.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com