TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Por:   •  30/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Ágata Rodrigues Andrade

Mayana Silva de Sousa

Rayssa Chaves de Lima

Jaine Roberta Lima Borges

Parcial do Trabalho Integrado

-

O Chocolate e a Confeitaria

Belém/Pará

2020

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Ágata Rodrigues Andrade

Mayana Silva de Sousa

Rayssa Chaves de Lima

Jaine Roberta Lima Borges

Parcial Trabalho Integrado, sobre o mercado de Brasileiro de chocolate, a partir da análise da empresa Panifício Cabana sob a orientação do Professor Felipe Freitas.

Belém/Pará

2020

  1. Apresentação da Empresa

Neste trabalho será analisado o mercado de chocolate segundo a perspectiva da empresa Panifício Cabana. A empresa foi fundada pelo sócio Josenaldo Rodrigues em 1985 como uma Sociedade Empresária Limitada. Hoje há cinco sócios do mesmo núcleo familiar. Nela, os produtos alimentícios representam a principal categoria comercial. É uma  padaria e confeitaria. Realiza atividades de venda de produção própria com predominância em pães, massas, tortas, bolos, broas, roscas (e outros produtos típicos dessa modalidade) além de produtos de prateleira, localizada em Barcarena-PA.

O relatório será um diagnóstico sobre um dos principais insumos para os produtos da empresa, o chocolate.

1.1 Descrição do Produto

O chocolate é derivado principalmente do cacau, um produto que, quando os navios espanhóis encontraram as terras da América do Sul, era considerado mais valioso que a prata ou o ouro. Entretanto, quem desenvolveu as primeiras receitas de chocolate foram os Astecas, em torno de 1400. Eles preparavam uma bebida, uma mistura de cacau, pimenta, água, mel e outras especiarias. Essa fórmula sofreu diversas alterações durante os anos, se tornando o famoso chocolate que o mundo hoje conhece.

O doce, além de ser bastante saboroso, traz benefícios para a saúde. Em 2008, através de uma pesquisa na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, foi comprovado que o chocolate pode ajudar no tratamento contra o câncer de intestino. Para mais, pode ajudar também no fluxo arterial, bem-estar, gravidez, saúde cerebral e do coração, ataque cardíaco, beleza, dores e desgaste físico.

O seu público alvo é composto principalmente por mulheres, sendo elas 55% dos consumidores. Se tratando de público geográfico, 75% dos representantes são os baianos, moradores da capital. Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza também são fortes competidores no ranking brasileiro, representando 72% da população consumidora.

No mercado brasileiro, a compra do chocolate é de fácil acesso. Ele pode ser encontrado em um supermercado, pequenas lojas ou até mesmo em mercados artesanais. As redes sociais são outros fortes canais. No Instagram ou Facebook, por exemplo, há a venda do produto através de lojas informais.

É fácil encontrar diversos varejos no ramo, como a Kopenhagen, Brasil Cacau, Cacau Show, Nestlé etc. Empresas estas que ajudam na valorização do chocolate no país, conquistando cada vez mais diferentes regiões, não só com o chocolate em barra, mas também com outros produtos. Biscoitos, chocolate em pó e bolos, por exemplo, são diferentes produtos podendo ser originados do chocolate.

1.2 Segmento de Atuação

        A empresa é do segmento varejista, com venda da produção própria de panificação e confeitaria. Além disso, produz por encomenda para aniversários, casamentos, eventos empresariais e fornece refeição diária para escolas e empresas.

1.3. Público Alvo

O público alvo da empresa  é considerado bem abrangente pois os produtos são de grande variedade. São as famílias da cidade que desejam abastecer suas necessidades diárias de alimentação. E também quando essas pessoas fazem comemorações e demandam produtos mais especializados e finos. Outra parcela dos consumidores são empresas de grande porte, como as indústrias de alumínio e as organizações geridas pelo governo que tem contratos de fornecimento e licitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (428.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com