TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  22/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: Marketing I – T02

DOCENTE: Maria Valeria Pereira de Araújo

DISCENTE: Thomas Santos Costa

Atividade II - Elaboração de um resumo, fichamento, esquema ou mapa conceitual. O aluno deverá elaborar um resumo, fichamento, esquema ou mapa conceitual sobre um dos dois textos (“Será que Marketing é bonzinho ou mauzinho” ou “O Marketing cria necessidades”), além de ser possível utilizar pesquisas complementares sobre o assunto.

O texto “Será que Marketing é “bonzinho” ou “mauzinho”?” aborda os impactos que o Marketing impõe às pessoas, além dos efeitos do consumismo, considerado um dos males da sociedade moderna. O texto também relata a respeito as diferenças entre a necessidade e o desejo, além de expor por meio da pirâmide de Maslow, a hierarquia da necessidade na vida das pessoas.

A abordagem do texto em relação à influência proporcionada pelo Marketing evidencia diversos exemplos em que podemos nos colocar, devido fatos e objetos que pertencem ao nosso cotidiano e pela acessibilidade que nos é imposta, como é o caso da faca elétrica e da mini máquina de costura, que serviam como excelentes presentes para as mãe e avós em períodos comemorativos. É possível citar também a maneira como O Boticário aproveita-se da comum dificuldade que os homens têm de comprar presentes para mulheres, e através disso, consegue obter destaque e com isso angaria clientes em sua vasta e distribuída rede de lojas.

Quanto à necessidade e o desejo, é possível e importante observar que uma está atrelada ao ser humano e suas exigências básicas. Já a outra, é atrelada às vontades e influências que o ser humano pode vir a ter. A partir disso, é admissível que as necessidades precisam ser colocadas à frente dos desejos, sendo assim, o texto cita as diversas categorias em que elas podem estar dispostas, através da hierarquia criada por Abraham Maslow, um psicólogo norte-americano conceituado que pôde ordenar por meio de uma pirâmide todas as classificações de nossas demandas.

A hierarquia de Maslow por meio da pirâmide apresentam as necessidades como: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e auto realização. Apesar de todas estarem em ordem e possuírem suas particularidades, é aceitável que a disposição não é compreendida como uma espécie de obrigação e pode ser estabelecida de acordo cada indivíduo e suas especificidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com