TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA OPERACIONAL

Por:   •  7/1/2019  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA OPERACIONAL

PROFESSORA: DAINE DEON BORSOI

PROGRAMAÇÃO LINEAR:

Um estudo de caso sobre os custos de transporte em uma empresa do setor de confecções de Catalão-GO

Robson de Almeida Oliveira ¹

Paulo Henrique Pereira de Oliveira ²

Rodrigo Motta Minusculi ³

FERREIRA, Fernanda Machado. BACHEGA, Stella Jacyszyn. Programação linear: um estudo de caso sobre os custos de transporte em uma empresa do setor de confecções de Catalão-GO. Belo Horizonte-MG: 04 a 07 de outubro, 2011.

        O artigo foi escrito por Fernanda M. Ferreira que possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Goiás (2010), especialização em Gestão Estratégica da Produção e está cursando mestrado Profissional em Administração Pública. Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, e Stella J. Bachega, que possui doutorado (2013) e mestrado (2006) em Engenharia da Produção na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e graduação (2005) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Dentre as áreas de atuação em ensino, pesquisa e extensão, estão: pesquisa operacional, sistemas e tecnologia da informação, gestão de operações, sustentabilidade e administração. Realiza pesquisas que proporcionem abordagens transversais envolvendo duas ou mais das seguintes áreas: administração de setores específicos, engenharia de produção, computação, ambiental, estatística e automação. Ainda, é líder do Grupo de Estudos em Modelagem e Simulação.

        O artigo em estudo propõe uma pesquisa para diminuição de custos em uma empresa em catalão – GO. Utiliza de dois métodos como base para a realização do estudo, são eles a Pesquisa operacional e a programação linear, ambos os métodos são usados como ferramentas e técnicas para tomada de decisão.

        Outro assunto citado no artigo é a logística, que faz a ponte entre a indústria e a demanda do consumidor, tem parte essencial nas empresas, sendo um dos pilares na estrutura organizacional. A logística tem grande parcela nos custos, seja positivamente quando pensado e executada de forma correta, ou negativa quando principalmente tem falta de comunicação e controle sobre custos.

        A pesquisa feita, visa a redução de custos, para isso foram feitas entrevistas na empresa em estudo e também nas empresas que realizam as entregas nas cidades, onde se encontra os revendedores. Após levantamento das informações, identificou-se que a empresa em estudo não apresentava planejamento na logística de entrega dos produtos, muito menos em relação de custos e prazos oferecidos pela prestadora do serviço de entrega. Sem o planejamento fica difícil de cortar custos e organizar o serviço de entrega, acarretando em custos desnecessários que somados interferem diretamente nos lucros da empresa.

        Com o levantamento de dados realizado a pesquisa apresentou tabelas com possíveis combinações de entregas e fornecedores que realizam as mesmas, também levantou as informações de prazos e preços, isso no período de maio a outubro de 2010. Os dados levantados proporcionaram uma visão ampla do período e possibilitaram a utilização da ferramenta Solver no Excel para análise e interpretação dos melhores resultados possíveis. O resultado mais expressivo após as análises foi a diferença de custo, entre as entregas feitas e as entregas que poderiam ser feitas, a diferença representa 9,34% dos valores, por ser ume presa de pequeno para médio porte, o percentual pode ser considerado sim de grande valor, pois somado ao faturamento anual representa uma grande quantia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com