TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Por:   •  3/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Monitor

Aluno (a): Isabela Dantas Mota

N° de matrícula: 199253

001G – COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA (T1)

  • Abordagem exemplificativa sobre funções de linguagem e em que situações são utilizadas.

Empregamos a linguagem com diferentes objetivos. Podemos querer comunicar algo sobre a realidade, podemos querer saber se há canal ou conexão psicológica para que a transmissão de informações possa acontecer. Ou seja, usamos a linguagem com diferentes funções. A multiplicidade da linguagem pode ser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas, que será exposto a seguir:

Função Referencial ou Denotativa: Quando a intenção do emissor é apenas transmitir a mensagem, de modo claro e objetivo, sem admitir mais de uma interpretação, com a finalidade de espelhar a realidade. Esta função tem o predomínio do contexto, ou seja, a intenção de informar o conteúdo, o assunto, as ideias, os argumentos de uma mensagem.

“ O algodão doce

Em 1897, os doceiros William Morrison e John C. Wharton criaram uma máquina capaz de derreter açúcar enquanto gira e tece os fios de caramelo do algodão-doce. Ela se tornou popular ao ser apresentada na Exposição Mundial de Paris (1900) e na Feira Mundial de Saint Louis (1904) ”.

(Revista Superinteressante, out. 2006, pág. 48)

Metalinguística: ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.

(Para dar a definição de frase, usamos uma frase.) ”

Poética: a mensagem é posta em destaque. O emissor se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer, realçando sons que sugerem significados diversos e empregando imagens sugestivas, a fim de expressar ou enfatizar a sua mensagem.

“... a lua era um desparrame de prata”.
(Jorge Amado)

Expressiva ou emotiva: os textos apresentam emissores voltados para si mesmos, para os próprios sentimentos, revelando o estado emocional de cada um. Nota-se, por isso, a presença reiterada de verbos e pronomes em primeira pessoa e de pontos de exclamação, enfatizando os aspectos emocionais da linguagem dos emissores.

“Porém meus olhos não perguntam nada. / O homem atrás do bigode é sério, simples e forte. /Quase não conversa. /Tem poucos, raros amigos/o homem atrás dos óculos e do bigode. ”

(Poema de sete faces, Carlos Drummond de Andrade)

Apelativa ou Conativa: Trata-se de uma função usada quando se pretende atrair a atenção do receptor e influenciá-lo a receber a mensagem. Os verbos costumam estar no imperativo ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa.

“Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos. ”

Fática: Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. Esta função põe o canal de comunicação em destaque, verificando se o contato entre o emissor e o receptor continua sendo mantido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (278.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com