TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMÉRCIAMENTO DE SALÁRIO

Projeto de pesquisa: COMÉRCIAMENTO DE SALÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.733 Palavras (15 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutor a distância: Dulcinéia de Godoi

Ellen Christine Martins da Silva RA 6376210642

Ingrid Mariana Alves R. Freitas RA 7130517354

Juliano Ducatti Alves RA 3389585029

Marcos Rocia Gonçalves RA 6505274600

Maria Helena Romero Bersi RA 6976495200

BAURU / SP

2013

NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Atualmente quando se fala em negociações salariais devemos ter em mente que precisamos nos munir de informações para que possamos ter condições de provar através de informações concretas porque merecemos tal privilégio.

Alguns pontos são destacados dentro de uma negociação, e falaremos sobre eles mais detalhadamente a seguir:

1. Planejamento – nessa fase é necessário que se faça um levantamento minucioso dos cargos existentes dentro da empresa, em cada um se encaixa o seu perfil, e o que você faria para melhorar o setor em questão. De posse de todas essas informações já dá pra ter uma idéia de qual cargo você conseguiria mostrar seus conhecimentos, produzir mais e convencer seus superiores a lhe darem tal aumento.

2. Tempo – saber esperar o tempo certo. Através de uma análise do contexto organizacional podemos ter uma idéia de como e quando fazer o pedido. Esperar o tempo certo é tão importante quanto qualquer outra etapa desse processo.

3. Abertura – após aguardar o tempo é certo vem a necessidade de se conseguir uma abertura com seus superiores para conseguir mostrar a sua proposta.

4. Exploração - nesse ponto devemos explorar o assunto e mostrar as vantagens do seu pedido aumento salarial. Para isso é necessário provar com dados concretos o porquê do pedido. Para isso é necessário que você mostre o seu empenho dentro do seu cargo e de como faz para ajudar a empresa a cumprir suas metas.

5. Preparação – além de se estar preparado para mostrar a sua proposta, principalmente temos que estar preparados para o não. Já dizia Ury um conhecido escritor, que o não a gente já tem e por esse motivo temos que buscar argumentos para se chegar ao sim. Devemos entrar na negociação com argumentação para caso aja esse problema.

6. Ética – a ética é uma das características principais do negociador. Quem é ético sempre sai na frente, ao passo que se você tentar esse aumento lesando algum companheiro de sua equipe com certeza estará fadado ao fracasso.

7. Persistência – esse é uma qualidade do bom negociador, que não deve desistir diante das dificuldades e nunca perder o foco dos seus objetivos.

No caso da negociação que foi negada com certeza algumas dessas etapas foi ignorada. Muitas vezes nós como funcionários achamos que merecemos um aumento salarial e não nos preparamos para abordar tal assunto com nossos gestores ou superiores. Um dos pontos primordiais para que possamos chegar ao sim é fazer de você uma pessoa essencial para a empresa de forma que os gestores possam de certa forma brigar por você junto aos diretores.

Aprimorar-se é sempre um dos caminhos que encurtam uma negociação salarial, e nesse caso com certeza deve ter pesado para a proposta, mas toda empresa visa lucro e se não provar pra ela que com o seu empenho a empresa só tem a ganhar e que através de seus esforços dentro desse ano o aumento do lucro foi muito bom, o que deve ser apresentado em porcentagem porque números reais são mais fáceis de ser entendido.

Dentro do planejamento devemos fazer uma pesquisa dos concorrentes da empresa, posição de mercado, salário, crescimento, etc. além de tudo o que colocamos nesse trabalho que com certeza nos ajudará a reverter esse não de forma positiva. Para isso é necessário a persistência e paciência do funcionário e também mostrar através de ações que você é imprescindível para o negócio.

Depois do que estudamos nesse trabalho com certeza teremos muito mais poder de argumentação para fechar grandes negociações e também reverter qualquer barreira que for imposta durante o processo. Todo o tipo de informação que nos for passada mesmo que achemos que não servirá para num dado momento, pode servir a qualquer momento do processo.

Tudo o que fazemos para o nosso aprimoramento profissional certamente será levado em consideração para a empresa que fazemos parte. Hoje existe uma dificuldade muito grande de achar profissionais em alguns setores justamente por falta de pessoas qualificadas para preencher essas vagas o que leva o profissional de Rh ter muito mais trabalho.

ANEXO 1 :

DEFINIÇÃO DE NEGOCIAÇÃO

Nos dias atuais a negociação está inserida em tudo o que fazemos em nosso dia-a-dia, dentro de casa, usamos esse poder para obter resultados junto com a nossa família como por exemplo numa discussão de quem ficará com a incumbência de pegar os filhos na escola. Negociamos também sem nos darmos contas em todas as circunstâncias criadas dentro atividades do dia. No trabalho, mesmo que não tendo um cargo de vendedor, ainda assim na execução das tarefas diárias podemos perceber que a todo momento estamos num processo de negociação.

Se fizermos uma análise das nossas atitudes em algum momento estaremos negociando com alguém ou alguma coisa.

Então de uma forma simples podemos concluir que negociação nada mais é que um processo no qual se busca a aceitação de idéias e interesses buscando o melhor resultado possível a fim de satisfazer as necessidades de todas as partes envolvidas.

Por esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com