TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA NATURA

Por:   •  27/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.170 Palavras (21 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade anhembi morumbi

CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA NATURA

São Paulo

2017

CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DA NATURA

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Projeto Integrado IV, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Paulo Autman.

São Paulo

2017

RESUMO

        

A análise ambiental da empresa natura passou por diversas etapas para chegar no que é hoje com reconhecimento no mercado e respeito. Tudo se inicia no surgimento da ideia que no futuro irá utilizar 100% de produtos biodegradáveis tornando-se número um. Logo vamos entender como se deu seu surgimento, sua convergência para o Brasil, seus benefícios e os impactos que ela causou.

O objetivo é entender mais sobre a contabilidade ambiental e ajudar o leitor a ficar por dentro do mundo da contabilidade ambiental.

Apreciem a leitura.

Os autores

Palavra – Chave: Socioambiental, Ambiente, Contabilidade, Sustentabilidade

        

Sumário

CAPITULO 1: INTRODUÇÃO......................................................................................8

CAPÍTULO 2: A HISTÓRIA.........................................................................................9

           2.1 ANÁLISE DE SWOT......................................................................................11

CAPITULO 3: PROJETOS SOCIAIS E AMBIENTAIS..............................................14

CAPITULO 4: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL................................................20

CAPITULO 5: CONTABILIDADE AMBIENTAL........................................................22

CAPITULO 6: CONCLUSÃO.....................................................................................27

Referências biograficas................................................................................28


CAPITULO 1: INTRODUÇÃO

A Natura é a maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, com um resultado de R$ 1.910 milhões em termos de receita bruta em 2015. A companhia desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos no país.

As vendas diretas representam o principal canal de distribuição dos produtos Natura, composta por uma rede de 355.000 revendedoras 35 autônomas no Brasil em 2013 sem relação empregatícia com a empresa, atingindo mais de 5.000 municípios.

A empresa está presente na Argentina, Peru e Chile, alcançando a marca de aproximadamente 26.000 revendedores no exterior no final de 2014. Na Bolívia, a empresa vende seus produtos através de um distribuidor independente.

A estratégia definida pela Natura envolve o crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através do canal de vendas diretas. Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras.

A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional (que resulta no aumento da escala de produção) são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.

A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bemestar/estar-bem que não afetem o meio ambiente e sejam sustentáveis tornando a Natura uma empresa como um exemplo a ser seguido nesta nova etapa das empresas em se tornarem melhores para o meio ambiente.

CAPITULO 2: A HISTÓRIA

A empresa foi criada em 1969, quando Antônio Luiz da Cunha Seabra, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo. No ano de 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. No período de 1990 a 1992 a empresa ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria.

A expansão na América Latina se iniciou em 1994 através do Chile, Peru e Argentina. Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.

A empresa passou a década de noventa reorientando a carteira de produtos para linhas com base nos conceitos de biodiversidade. Em 2001, inaugurou o complexo industrial de Cajamar no estado de São Paulo para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações. A conclusão da fábrica permitiu a fabricação de produtos de alta qualidade, proporcionou flexibilidade e eficiência produtiva, além de baixas necessidades de investimento para futuras expansões.

O ano de 2005 marca o início das operações no México, apesar de há dois anos já vender seus produtos nos free shops do país e ter há pouco iniciado as vendas em free shops de Cancun e Aruba. Seguindo a estratégia de internacionalização, abre sua primeira loja na Europa, em Paris, com investimentos previstos de US$ 21 milhões. Para mercados fora da América Latina, a empresa tem em andamento o projeto chamado Ekos International, com a estratégia de vender apenas produtos desta linha, explorando a imagem da biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais. Em 2006, ingressou nos demais mercados latino-americanos, como Colômbia, Venezuela, Equador, Costa Rica e Uruguai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.7 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (380.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com