TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERAL

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 1 – INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INDAIATUBA-SP

2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 1 – INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Trabalho apresentado pelos alunos do 2º e 3° se¬mestres do curso de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, para a disciplina de Contabilidade Geral, na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, sob a orientação do professor João Barduchi.

INDAIATUBA-SP

2014

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Tabela 1 - Classificação Contábil (Bens, Direitos e Obrigações) 7

Tabela 2 - Classificação Contábil (Ativo, Passivo e P.L) 7

Tabela 3 - Balancete de Verificação 8

Tabela 4 - Balanço Patrimonial 8

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 5

2-TÉCNICAS CONTÁBEIS 6

3-CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS PATRIMONIAIS 7

4-BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 8

5-BALANÇO PATRIMONIAL 8

CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1-INTRODUÇÃO

O desafio proposto neste trabalho é através de conhecimentos contábeis, apresentar aos diretores de uma empresa, denominada “Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda.”, a situação patrimonial, com a entrega do Balanço Patrimonial, da Demonstração de Resultado do Exercício, bem como qualquer outra informação que se julgar necessária.

Nesta primeira etapa, foi desenvolvido um texto contendo informações referentes às técnicas contábeis, como a escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a análise das demonstrações contábeis.

Em seguida, através de informações fornecidas pela empresa, foram classificados o patrimônio em Bens, Direitos e Obrigações; Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; bem como, foi elaborado o Balancete de Verificação seguido do Balanço Patrimonial.

2-TÉCNICAS CONTÁBEIS

A invenção da escrita, o uso dos números e o surgimento da moeda, facilitaram a propagação e a organização na forma de controlar, medir e preservar a riqueza do Homem ou das organizações, riqueza esta que podemos classificar como Patrimônio.

A contabilidade é uma ciência social que estuda, interpreta e registra os fatos que ocorrem no patrimônio (conjunto dos bens, direitos e obrigações). A contabilidade não é considerada uma ciência exata, porque não tem o objetivo de fazer cálculos para chegar a um resultado, o seu objetivo são as informações geradas sobre o patrimônio, que irão identificar como anda a sua situação e através das informações geradas auxiliar os usuários nas tomadas de decisões.

Para que o objetivo da contabilidade seja atingido, a ciência contábil utiliza de algumas técnicas, como a escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a análise das demonstrações contábeis.

A escrituração é um conjunto de lançamentos que registram os fatos contábeis no momento em que eles ocorrem e devem ser devidamente comprovados através de documentações. Estes fatos são lançados utilizando o método das partidas dobradas (para cada débito há um crédito de igual valor). Primeiramente são lançados no Livro Diário, onde são feitos em ordem cronológica, informando os dados na seguinte ordem: o local e data do fato; a conta a ser debitada; a conta a ser creditada; o seu histórico e o seu valor. Realizado o lançamento no livro diário, as informações são passadas para o Livro Razão, depois para o Balancete de Verificação para que seja verificada a igualdade entre os valores a debito e os valores a credito.

Feito a escrituração, as informações contábeis lançadas são organizadas em relatórios chamados de Demonstrações Contábeis, onde se avalia a evolução do patrimônio, bem como através de uma auditoria possa ser verificado se estão conforme os Princípios Fundamentais da Contabilidade.

3-CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS PATRIMONIAIS

As contas patrimoniais da tabela 1 foram classificadas em Bens (B), Direitos (D) e Obrigações (O).

CONTA B / D / O R$

Caixa B 1.000,00

Banco B 8.500,00

Fornecedores O 18.550,00

Energia Elétrica a Pagar O 125,00

Clientes D 13.025,00

Estoque de Mercadorias B 15.500,00

Salários a Pagar O 15.500,00

Máquinas B 25.000,00

Softwares B 95.000,00

Imóveis B 260.000,00

Empréstimos a Pagar O 1.350,00

Móveis e Utensílios B 12.500,00

Tabela 1 - Classificação Contábil (Bens,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (57.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com