TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO PROFUNCIONARIO ORIENTAÇÕES GERAIS MEMORIAL DESCRITIVO

Por:   •  30/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CURSO TÉCNICO PROFUNCIONARIO
ORIENTAÇÕES GERAIS

MEMORIAL DESCRITIVO

Lourenço Queiroz de Lima
PROFESSOR MEDIADOR:
 PROF. ESP. ELDE RODRIGUES SALGADO



Cuiabá/MT
2017

MEMORIAL DISCRITIVO

Fundamentos e Práticas em EAD

UNIDADE 1

A tecnologia é um processo que acompanha o homem desde do momento em que ele começou a se diferenciar dos demais animais. Esse processo foi longo, mas aos poucos o homem começou entender que poderia usar as mãos para outras atividades, além de se apoiar o corpo quando caminhasse. Descobriu que poderia usar as mãos, com a função de preênsil, o processo de desenvolvimento passou por três estágios. Primeiro estagio o homem começou a selecionar paus e pedras, que poderiam ser usados na caça e defesa, no segundo estagio  algumas dessas peças que o homem descobriu prestarem-se ao uso específico foram recolhidas e guardadas para serem utilizadas posteriormente e o terceiro estagio a própria fabricação dos instrumentos, a princípio como meras cópias dos instrumentos originais e, mais tarde, segundo modelos padronizados, o que permitiu uma gradual diferenciação das ferramentas. Um dos eventos mais importante para evolução do homem foi o fogo, pois, a partir da sua descoberta o homem mudou fundamentalmente sua forma de se relacionar com o meio. Como pode ser estudado nesta unidade o conceito de tecnologia evoluiu e mudou conforme o referencial de cada sociedade, em

Observando o cotidiano da cidade onde moro é possível identificar uma variedade de tecnologias desde as: Materiais, Sociais, Conceituais.

UNIDADE 2

As tecnologias da Informação e da Comunicação no nosso cotidiano mediante os estudos feitos nessa unidade, a fala articulada e a escrita foram fundamentais para a evolução da consciência do pensamento. Pois, quando o homem definiu padrões de organização da fala, criando os dialetos e mais tarde os idiomas, e criou o alfabeto, organizando daí a escrita.

UNIDADE 3

A modalidade de educação à distância no qual o pro funcionário se enquadra, é uma opção de curso viável, para quem não tem condições, por causa da família ou do próprio horário de trabalho da fazer um curso presencial normal. Como a maior parte dos estudos é feita em casa, o aluno pode montar seu horário de estudo de acordo com as suas necessidades. E sim, é possível se profissionalizar através do pro funcionário, achei essa apostila muito interessante. Muita coisa que li é realmente o que acontece.

UNIDADE 4

Nesta unidade, eu percebi a diferença entre Educação a Distância e Educação Aberta, além de como são os cursos de Educação a Distância, nos diferentes níveis, sistemas e subsistemas de organização. Também  podemos ver alguns  modelo do EaD na unidade.

UNIDADE 5

Na unidade 5 estudamos sobre as mídias e materiais didáticos na EaD. Vimos como o uso das mídias na EaD evoluiu e como elas está atualmente. Elas estão no processos de ensino e aprendizagem a distância. Também estudamos sobre os componentes dos sistema de Educação a Distância, que é fundamental para o nosso processo de interação entre nos alunos e professores. O material didático impresso, audiovisual ou multimídia, ele é determinante para o nosso processo de ensino e aprendizagem a distância. Eu como estudante de um curso a distância, Necessito  ter consciência da importância que o material didático tem  na minha aprendizagem.

Orientação da Prática Profissional

Eu pude reconhecer e identificar nos  conteúdos abordados nesta disciplina no meu dia-a-dia profissional. Nas escolas a realidade  nem sempre o que é proposto, é colocado em pratica ou às vezes se pensa na hora da construção a ideia será ótima mas que colocada em pratica é outra coisa. Entendo que  estamos tentando adequar e conscientizar os alunos de forma correta sobre o sistema que é imposto pela escola. É importante a participação de todos, independente de sua função, será enriquecedor para todos, para obter um resultado positivo. Por isso é importante trazer realmente um consenso entre o conselho escolar e a comunidade fazendo uma gestão que possa atender os interesses dos pais, professores e alunos.

Orientações Gerais

A proposta do Pro funcionário é inovadora do ponto de vista do ensino-aprendizagem, é uma experiência que, sendo de primeira vista, deve ser tomada como desafiadora e motivadora. digo isso porque devo entender que o processo de ensino-aprendizagem, como a qual estamos acostumado desde criança, necessita ser repensado. Porque a educação a distância ,  nesse sentido, se  torna mais acessível a educação formal e ajuda a repensar a tradição pedagógica que estamos acostumado, deixando como inovação na oferta do Pro funcionário. Basta estar aberto a essa nova experiência que, sem dúvida, se verá o grande salto que pode ser dado em termos de formação.

O nosso empenho do estudante no processo de formação a distância é  essencial  para que nossos objetivos sejam alcançados. É necessário que  nos se conscientize e compreenda que existe uma grande diferença entre estar na sala de aula presencial e estudar em casa, ou no trabalho, distante de seu professor. É preciso que ele esteja, em todo o seu percurso, relacionando as teorias e os conceitos apresentados nos módulos às situações de sua vida pessoal ou profissional.

Para o curso seja bem feito, nos os estudante teremos que desenvolver ou aprimorar determinadas habilidades e características, além de estabelecer rotinas para aprender com autonomia os módulos apresentados.

Unidade 1 Orientações Contextuais

                                           platique 01                                                                                                                                              

Qual é seu regime de trabalho : efetivado por concurso; efetivado por tempo de serviço; contratado temporário; terceirizado? Se você fez concurso,qual foi a titulação exigida? Quantos anos você tem de trabalho como funcionário(a)?

Meu regime de trabalho e 30 horas semanais sou efetivado por com curso  realizado em 2009  para o cargo que concorri, que foi exigido o ensino fundamental  estou a seis anos  mas três de probatório e 3 efetivado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (121.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com