TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTEIO PADRÃO: DA CONCEITUAÇÃO BÁSICA A ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DOS CUSTOS

Por:   •  21/11/2018  •  Resenha  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FRANCIELE BARBOSA DE SOUZA

JOSÉ ADILSON DE CARVALHO DOS SANTOS

JULIANA DE JESUS SANTANA

MARCO AURELIO POZZA

VANESSA RAYANE

CUSTEIO PADRÃO: DA CONCEITUAÇÃO BÁSICA A ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DOS CUSTOS.

UNAÍ - MG

2016

CUSTEIO PADRÃO: DA CONCEITUAÇÃO BÁSICA A ANÁLISE DAS VARIAÇÕES DOS CUSTOS.

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Análise de Custos do 4° período no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí.

Prof. Gabriel Moreira

UNAÍ - MG

2016

1. INTRODUÇÃO

 A ferramenta mais eficaz no controle de custos é o custo Padrão. Pode ser designado como suporte em condições ideais na qualidade de materiais, equipamentos, mão de obra, como volumes na produção, corrente ou fixado com fundamento em itens considerados alto, mas possíveis de alcançar. O custo padrão tem como finalidade dar suporte para o controle dos custos na entidade, promovendo um padrão de comportamento de custos, com isso o custo padrão é estabelecido para os materiais, a mão de obra e os custos indiretos. Os materiais consideram-se todos os fatores capaz de modificação, destacando-se a especificação, a quantidade, o preço, a taxa de aproveitamento, as perdas naturais etc. Para a mão de obra, leva-se em conta o tempo de execução de cada etapa, o período médio de tempo improdutivo, a taxa horária de cada componente da equipe, as alterações salariais etc. Para os custos indiretos, há dificuldade para estabelecer um padrão. (GUERREIRO E CATELLI, 1999).

FERNANDES (2011), afirma que todas as entidades buscam a minimização dos custos, visando à maximização dos seus lucros com base em processos que tragam efetividade, eficácia e eficiência na busca pelo crescimento lucrativo com base na melhor resolução dos custeios. O custo padrão tem como principal função, fornecer suporte para controle de custos da empresa, onde proporciona o padrão de comportamento para os custos, assim determinando componentes antecipadamente do produto, em valor e quantidade, existindo ainda alguns critérios a serem tomados na decisão do custo padrão. Como selecionar cuidadosamente o material a ser utilizado na produção, efetuar estudos de tempo, equipamentos e das operações fabris. Existem três tipos de Custo-Padrão: Custo-padrão estimado, ideal e corrente que a entidade avaliará qual modelo será mais apropriado para ser utilizado.

 

2. JUSTIFICATIVA

         

Este trabalho tem como objetivo evidenciar um melhor controle das operações que são aplicadas outras formas de custeamento para atingir uma finalidade e a determinação do lucro e o emprego de custos históricos ou reais. No entanto podemos destacar o custo-padrão, que é de grande relevância para o controle de custos das entidades, tem como objetivo auxiliar o controle das operações, através dele conseguimos determinar antecipadamente componentes dos produtos, em quantidade e valor. No custo-padrão os valores são predeterminados, quando são fixados com exatidão, são considerados verdadeiros custos de produção, servindo como uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção. O custo-padrão é estabelecido para materiais, mão de obra e os custos indiretos, adaptando para estes um melhor desempenho da empresa. É de suma importância que uma empresa adote esse método, pois irá fornecer a oportunidade de controlar e avaliar o desempenho. Contribuindo ainda não só para fins lucrativos, mas também nas tomadas de decisões e na diminuição de gastos desnecessários.

 Quando há variação de custo, tanto para mais ou para menos podemos dizer que está tendo uma má orientação dos negócios podendo afetar o desenvolvimento da fabricação, por isso devem ser tomadas medidas necessárias para a correção.

3. OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo principal conhecer os instrumentos de custo padrão na aplicação em processos decisórios utilizados nas empresas. Servir como base no controle de custos e como medida de eficiência da produção.

3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar as variações de custo-padrão seja Ideal ou Corrente;
  • Avaliar o desempenho e a eficácia operacional;
  • Ressaltar medidas corretivas para melhoria do desempenho.

4. PROBLEMATIZAÇÃO

As empresas têm suas particularidades, mas todas buscam ferramentas para uma melhor tomada de decisão sempre com o mesmo objetivo: aumentar à lucratividade em equivalência a redução de custos e a qualidade de seus produtos no mercado.

Daí surge uma necessidade de aplicar um método eficaz e capaz de fornecer oportunidade de controle e desempenho nos custos esperado, através de análises. Qual é o melhor método a ser tomado levando em conta esta análise?

5. CUSTO PADRÃO

“De acordo com o Aurélio, padrão é:”. Aquilo “que serve de base ou norma para avaliação de quantidade ou qualidade, sendo de uma medida de comparação aceitável”. Assim sendo, custo-padrão é uma avaliação comparativa de valor por produção, ou seja, adaptação do custo do produto ás condições de operações previstas. Temos como exemplo prestações de serviços que calculam um tempo padrão em sua mão de obra. Dentro do custo padrão, temos dois mais utilizados: Padrão Ideal e Padrão Corrente. Sendo o Ideal, o custo calculado de forma integral e eficiente, considerando os melhores materiais e mão de obra utilizando toda a capacidade produtiva da empresa sem interrupções, a não ser por manutenção de equipamentos, já o Corrente, exige menos a capacidade de maquinas e seus operadores abrindo espaço para algumas paradas necessárias e produtividade razoável.  (MARTINS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com