TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS COM ARMAZENAGEM

Por:   •  25/9/2016  •  Dissertação  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 5

CUSTOS COM ARMAZENAGEM

Este tipo de Custo começou a ganhar importância nas empresasa partir do início desta década com a reavaliação da estratégia de distribuição e em função de diversos outros fatores que aumentaram a complexidade em termo de importância, fases crescente exigências por serviço dos clientes. No momento em que o mercado exige variabilidade, disponibilidade, rapidez na entrega, menor tolerância de erros na entrega, necessário o gerenciamento eficiente das atividades de armazenamento.

Armazenar significa disponibilizar espaço físico, recursos e procedimentos necessários para que os materiais sejam acondicionados corretamente, evitando perdas e demora no fluxo logístico.

Custos com Armazenagem,diz respeito à manutenção de armazéns
É importante deixar clara a diferença entre custos de estoque e armazenagem. Serão considerados custos de armazenagem os que se referem ao acondicionamento dos bens e a sua movimentação, como por exemplo: aluguel do armazém, mão-de-obra, depreciação das empilhadeiras etc., enquanto, o custo referente aos bens, produzidos ou comercializados, como o custo financeiro de estoque e o custo de perdas – devido a roubo, obsolescência e avarias podemser classificados de estoque.

Para custear as operações de movimentação e armazenagem de materiais, inicialmente, classifique os custos e as despesas em QUATRO grandes contas: Mão de obra, Espaço Físico, Equipamentos de Movimentação e Armazenagem de Materiais MAM e Despesas Diversas.

Comecemos pela conta mais representativa, que pode alcançar até 60 por cento dos custos de um Centro de Distribuição, a Mão de Obra. Ela engloba os gastos com salários, encargos sociais e benefícios com a mão de obra direta equipe operacional e administrativa equipe de apoio à operação.

Conta Espaço Físico no caso prédio próprio, incidirá depreciação e custo de oportunidade. No caso da depreciação, você poderá utilizar dados contábeis ou informações gerenciais; por exemplo: contabilmente você deverá depreciar o imóvel em 25 anos com 20 por cento de valor residual. Também fazem parte dessa conta espaço, o IPTU e as despesas com manutenção predial.

Conta equipamentos de MAM essa conta envolve todos os gastos relacionados a equipamento de movimentação como empilhadeiras, paleteiras, e também os gastos com estruturas de estocagem gastos com materiais para embalamento e unitização de cargas.

A Conta Diversosessa conta reúne gastos com comunicação, material de papelaria, correios, despesas com saúde, segurança, equipamentos de proteção individual,depreciação e custo de oportunidade de mobiliários armários, mesas,  equipamentos de informática computadores, equipamentos  de segurança câmeras,  segurança interna  podemos incluir despesas com água e energia elétricas.

Para a empresa, trabalhar com a capacidade mínima ou máxima, o armazém exigirá uma série de requisitos mínimos para operar como energia, aluguel, empilhadeiras, etc.
Quando a empresa compra ou aluga um novo armazém, seus custos com armazenagem aumentam significativamente, visto que há a necessidade de implantar a mesma estrutura neste novo local
Os Custos vão aumentando na medida em que se abre novos armazéns, obedecendo à quantidade movimentada é interessante para a empresa que se trabalhe sempre próximo à capacidade máxima, pois os custos serão diluídos melhor nos produtos.

Etapas para o custeio da Armazenagem
O Custo com Armazenagem tem que estabelecer os critérios para levantamento de tais dados, esses critérios são:

1.
Identificar os Itens de Custo: Nessa etapa, devem-se selecionar os itens de custos que serão considerados. Por exemplo: operadores de empilhadeira, supervisores, depreciação das empilhadeiras, custo de oportunidade das empilhadeiras, aluguel do armazém.

2. Cálculo dos itens de custo: Alguns itens, como salários, benefícios, manutenção, aluguel e outros, são obtidos com facilidade através da contabilidade outros itens como a depreciação e o custo de oportunidade, precisam ser calculados.


Depreciação – segundo a visão gerencial, o tempo utilizado para depreciação não deve ser o tempo contábil legal, mas sim o de operação do ativo – quanto tempo a empresa utiliza um determinado ativo antes de substituí-lo.

Custo de oportunidade - Uma empresa que temum armazém próprio não tem uma conta de aluguel. No entanto, deve ter um item de custo associado ao custo de oportunidade do imóvel, que representa o quanto a empresa ganharia se o vendesse e investisse o capital em outros projetos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com